quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O fim de mais uma fase



Esta data está sendo marcada pelo fim de mais uma fase da minha vida. Dois anos morando em Heimaterde na minha casinha querida, meu porto seguro, tendo a certeza que eu nunca estava sozinha e qualquer coisa que precisasse sabia que poderia contar com os Topel, a minha família postiça. Dois anos de dedicação ao mestrado, onde encontrei muitas pedras no meu caminho, mas também onde tive muitas alegrias. Aprendi muita coisa e devo muito agradecimento e respeito àqueles que tiveram a paciência de me ensinar. Conheci Meng, Irina e Gary, pessoas super especiais pra mim hoje em dia.
Não consigo desapegar tão rápido e ando meio triste nos útimos dias. Eu sei que é bobagem e já estou melhorando até porque é impossível não ficar feliz por saber que a dissertação está pronta e eu finalmente estou com o diploma em baixo do braço e com um emprego dos sonhos me esperando.

A partir de agora é vida nova. Casa nova, rotina nova, amigos novos, emprego novo, e o mais importante... baterias novas pra aguentar tanta novidade!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A casa do "O amor não tira férias" na Alemanha

Conhecia Tanja na Uni durante o tempo que fiz minha dissertação. Ela é da Uni de Bochum, mas foi escrever a dissertação dela em Essen e quando nos conhecemos ela já estava grávida. Acompanhei a gravidez dela e vi a sua barriga crescer pouco a pouco. Quando apresentei a minha dissertação pra banca ela não pode ir assistir porque não estava se sentindo muito bem. A Lotta nasceu no dia 26.09.2012, (um dia antes do meu aniversário!) e fui visitá-la no seu aniversário de 1 mês. Uma querida! Mal chora quando está com fome.. aí come e dorme de novo, hehehe.

Quando conheci a Tanja ela me contou que eles e seus animais de estimação (2 jabutis, 2 chinchilas, 2 cachorros e dois gatos!) moravam  em Mülheim num lugar bem afastado, do lado de uma floresta, num lugar bem bonito. Quando cheguei lá a casa era exatamente como eu imaginava! Pequena, aconchegante, com um "forno" (tipo uma lareira fechada) aquecendo a sala, móveis com cara de antigos... uma fofura! Até cheiro de Alemanha ela tem! Ela era como a casa em que a Cameron Diaz se hospeda no filme "O amor não tira férias". Vou sonhar com ela a vida toda... mas acho que não teria a menor graça se ela fosse construída no Brasil.

Quem sabe não está aí mais um motivo pra eu voltar pra Mülheim e visitar os amigos :) A Tanja é realmente uma pessoa especial... como aquelas pouquíssimas que a gente conhece na vida! Uma pena que só fomos  nos conhecer no meu último semestre por aqui. Vai deixar saudades.

CNH alemã - a aula prática

Acabei de voltar a minha primeira aula prática de direção na Alemanha!

Resolvi não arriscar e fazer algumas aulas antes da prova prática. Não acreditava que conseguiria aplicar as lições que aprendi na teoria direto na prova. Dito e feito! Segundo o professor, se tivesse feito a prova direto teria reprovado.

Infelizmente não vai dar tempo de fazer a prova prática aqui em Mülheim e vou transferir o processo pra cidade nova. Acho que vai ser melhor assim... lá a cidade é menor, tem menos placas e menos coisas pra prestar atenção do que aqui no Ruhrgebiet.

Só o fato de ter alguém do teu lado que também pode controlar os pedais do carro já é angustiante. Aí ainda tem as mil e uma coisas que o cara explica enquanto você está dirigindo e as mil e outras coisas que você pergunta quando não entendeu a explicação. Mais trânsito, placas, novas regras,... ahhh! Mas enfim, sobrevivi!


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CNH alemã - a prova teórica



Depois de meses em segundo plano, voltei a me dedicar a esse assunto pendente em minha vida - a CNH alemã.

Na última semana me obriguei a fazer um "intensivão" no computador pra prova teórica da carteira. Usei um programa no computador (Führerschein Trainer) que continha 919 perguntas diferentes dividas em 66 questionários (30 perguntas cada). As perguntas se repetiam e com o tempo acabei fixando bem as respostas. Quando tinha dúvida, ia sinalizado as perguntas e treinava elas separadamente. O programa também dá a opção de estudar somente as perguntas de um determinado assunto. Quando precisava de alguma explicação pra uma determinada pergunta eu usava um livro de auto-escola (comprei no ebay kleinanzeige) pra pesquisar sobre as respostas. Quando estava no trem ou fora de casa estudava pelo app com o mesmo programa do computador, mas pra celular.


As questões não são lá tão fáceis já que tem tooodo um vocabulário pra se aprender, além das regras que nem sempre são iguais as do Brasil. Falei com alguns alemães e metade deles não passou na prova de primeira quando fez a carteira e ficavam com cara de ué sem entender quando eu perguntava alguma coisa sobre o assunto.

Enfim, hoje fui no TÜV e fiz a tal da prova. As questões eram quase iguais as do programa. Acho que meu programa não estava bem atualizado já que tinha feito o download a meio ano atrás.

Mesmo assim o esforço valeu a pena. Eu passei na prova sem errar nadica de nada! Aprovada com 3 estrelinhas! :D

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Amolecendo os corações alemães

Eu acho que os alemães são coração de pedra de manha, mas no final eles não aguentam e se entregam... e me surpreendem!

Durante os dois anos de mestrado a Frau Trá lá lá organizou nossos provas e notas. Sempre achei ela meio grossa e antipática, mas eis que chega o final do curso e, depois de toooodo o estresse por causa do certificado do curso (como somos a primeira turma de EnviTox ela teve que formular tudo novo e em inglês), a Frau Trá lá lá resolve abrir seu coração. Ela mandou um email em inglês de duas linhas pra nós 4, estudantes de Envitox, agradecendo o tempo que passamos juntos. Respondi agradecendo e ela mandou um email pra mim em alemão falando que estava feliz em ter nos conhecido, bla bla bla... Trocamos alguns emails nos últimos dias e ela comentou que estava doente e não poderia estar na nossa formatura. O detalhe foi que ela escreveu du/euch (você/vocês) ao invés de Sie (senhor/senhora)! Eu já escrevi um monte aqui sobre isso e sempre fico super feliz quando as pessoas me chamam por "Du". Nenhum alemão faz isso se ele não se sente próximo o suficiente de alguém, muito diferente do brasileiro que só chama por "senhor" quem é mais velho ou quem é chefe.
Um ou dois emails mais tarde ela já estava perguntando como poderia manter contato comigo! Hehehe..

Frau Tré lé lé é outra peça, mas essa eu conheci na semana passada quando fui atrás do meu novo plano de saúde. Desde o começo das nossas conversas ela foi super atenciosa e simpática. Claro que liguei pra ela 300 vezes porque sempre tinha alguma dúvida com relação ao contrato... enfim, quando eu finalmente havia entendido tudinho ela falou, "Avise quando estiver por aqui (em Ludwigshafen) pra gente se conhecer pessoalmente"!

Olha.. ainda existem pessoas compreensíveis, legais e simpáticas nesse país! Espero que no meu novo ambiente de trabalho também seja assim!

sábado, 13 de outubro de 2012

Graduation Ceremony - EnviTox2012!

Ontem aconteceu a nossa formatura de EnviTox junto com 3 outras turmas da faculdade de Biologia. Tinham umas 50 pessoas se formando (4 turmas), mais pai, mae, vô, papagaio... uma platéia de umas 150 pessoas! Eu convidei os Topel pra irem lá me ver, bem legal!

Na primeira parte da cerimônia aconteceram duas apresentações de trabalho final, a de uma menina do Bacharelado de Biologia medicinal e a minha de EnviTox. A pessoa que apresentou antes de mim foi SUPER bem. Falou com tranquilidade, colocou desenhos e figurinhas na apresentação, parecia que tava contando uma historinha sentada no sofá de casa. Aí lá fui eu MUUUUUUUUITO nervosa apresentar o meu trabalho. Eu tinha estudado, mas não tenho facilidade de  falar assim na frente de pessoas e nunca tinha apresentado nada pra um público desse tamanho. Uma amiga fez um vídeo da minha apresentação.. gente, que vergonha! Mas valeu muito a experiência! Sabe lá o que vai acontecer nos próximos meses na BASF. Assim eu já vou treinando :)



Em seguida teve a entrega dos diplomas que foram colocados em uma pastinha com os documentos e não o canudo, mimimi.
Na hora de pegar o diploma a gente gritou e deu risada sozinhos. Com certeza a nossa turma de 4 pessoas de EnviTox foi a mais animada! Hahahah...



Aí ainda teve um coquetel e espumante pro povo no saguão do auditório. Claro que nós 4 fomos os últimos a irmos embora e fomos num barzinho pra comemorar mais um pouco. O Gary e a Meng (os dois chineses) estão indo embora e esse foi o nosso último encontro :( Mas já combinamos o próximo: no meu casamento no Brasil! Não sei quando vai ser, mas que um dia eu vou acabar casando, hehehe! Eles adoraram a ideia e já avisei pra eles irem guardando dinheiro. No final da conversa a Meng já estava até pensando na roupa que ela vai usar! Segundo o Gary ela já estava mais empolgada do que eu! Hahahha... A Irina e o namorado também já avisaram que vão! Quero só ver essa "gringaiada" no Brasil! Hehehe...