Hoje foi meu último dia de estágio, a partir de amanhã, férias!
Aqui o dia de carnaval mais importante é a segunda-feira (Rosenmontag), a empresa liberou os funcionários do período da tarde e quem quisessem poderia pegar baco de horas e folgar a segunda-feira toda. Isso fez com que muita gente não fosse e a despedida foi adiantada para a sexta passada. Na verdade não me despedi de ninguém além dos colegas da minha sala, porque os outros nem sabiam que eu não estaria lá essa semana.
Apesar de morar aqui há tanto tempo, ainda me surpreendo com a frieza dos alemães. Passei 16 semanas convivendo com eles todos os dias, discutindo, conversando, conhecendo uns aos outros, rindo, e eu achei que isso já fosse o suficiente para eu pelo menos receber um aperto de mão (que pros nossos padrões já é de extrema frieza) ao me despedir... mas não, a minha chefe querida, que tanto gosto e adimiro, não demonstrou nenhuma ação e eu também fiquei quieta no meu canto. Nos despedimos a distância, eu sentada na minha cadeira e ela em pé a 2 metros de mim. E é por isso que eu digo que por mais que viva há tanto tempo aqui e ache que conheço bem os alemães, sempre há situações em que eles me surpreendem.
Bati o ponto, deixei o cartão em cima da mesa e me despedi dos meus 3 colegas que estavam trabalhando hoje. Foi um período bom, mas não superou as expectativas que tinha antes de começar o estágio. Saí de lá aliviada, as 16 semanas passaram e agora é tempo de voltar a Universidade e escrever minha dissertação de mestrado. Como eu esperei por este semestre... agora estou morrendo de medo e insegurança, mas ao mesmo tempo feliz e tranquila.
Que venha a reta final!
Que venha a reta final!
Nenhum comentário:
Postar um comentário