terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

ISTAMBUL - Parte 3

Continuando...
Pro sábado, reservei um tour pra visitar os lugares mais longe da cidade.
O guia me pegou no Hostel era logo cedo.
A primeira parada foi no Bazar Egípcio. Já tinha ido lá mas foi bom ir de novo. Acabei comprando um Narguile lá. Com certeza não fiz um bom negócio porque esses caras são realmente espertos. Paguei 37 TL (18 euros) no Narguile e mais uma caixinha de tabaco de maçã. Ahh, e ainda ganhei um punhado de pistache :) Quando já estava a caminho do ônibus, parei numa barraquinha (já do lado de fora do Bazar) e tive que comprar damascos secos (os frescos só no verão mesmo). Paguei 6 TL por 1 kg enquanto o mesmo damasco na barraca onde comprei o Narguile custava 20 TL! Aí está a dica, ande bastante e tente não comprar nada lá dentro. Em volta no prédio tem várias outras barracas e os preços são muito mais baratos. E ainda vale pechinchar :D Só pra vocês terem uma noção, souvenires básicos como um chaveiro do olho místico numa lojinha na rua pode custar mais da metade do preço de um no Grand Bazar.

Depois do Bazar, fomos fazer um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo. Foi um passeio de +/- 1:30 onde o barco passava pelas duas margens do Estreito enquanto o guia ia explicando sobre os palácios, fortalezas e outros dados interessantes do Estreito.

O Bósforo é um estreito que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia. Tem um comprimento de aproximadamente trinta quilômetros e uma largura de 550 a 3 mil metros. Sua profundidade varia de 36 a 124 metros no meio do estreito. Há duas pontes sobre esse estreito. A Ponte do Bósforo de 1074 m de comprimento foi completada em 1973. A segunda ponte, Ponte Fatih Sultão Mehmet possui 1014 m de comprimento, foi completada em 1988 e se encontra a cinco quilômetros ao norte da primeira ponte.
Fomos almoçar e depois do almoço fomos visitar Dolmabahçe Palace. Foi o primeiro palácio de estilo europeu em Istambul e foi construído por ordem do sultão Abdülmecid I entre 1842 e 1853, com um custo de cinco milhões de libras de ouro otomanas, equivalentes a 35 toneladas de ouro. Catorze toneladas de ouro foram usadas para ornamentar os tetos do palácio. Possui 285 quartos, 68 banheiros e 6 Hamams (banhos turcos). O maior lustre de cristal da Boêmia, presenteado pela rainha Vitória do Reino Unido, decora o salão central. O candeeiro tem 750 lâmpadas e pesa 4,5 toneladas. O Dolmabahçe tem a maior coleção de lustres feitos de cristal da Boêmia e Baccarat do mundo. O palácio foi o principal centro administrativo do Império Otomano de 1853 a 1922. De extrema riqueza e bom gosto! Vale cada centavo do ingresso (Ingresso: 20 TL; Foto: 6TL ; Vídeo: 15TL). São permitidas apenas visitas em grupo.




Pra finalizar o passeio, seguimos rumo ao lado asiático pra tirarmos algumas fotos do lado de lá. É isso aí, eu já fui pra Ásia, hehehe... agora só falta a Oceania :D


Voltando pro Hostel e já na chegada encontrei o Rodrigo. Fomo jantar e fui mais uma vez no Grand Bazaar, mas dessa vez com ele. Na volta paramos numa confeitaria e comemos Baklava de Fistikli e Cevizli (doces árabes de pistache e nozes) e pra completar uma xícara de Sahlep, um caldo grosso e branco (como se fosse só o caldo do arroz doce) com muuita canela por cima... uma delícia!
De volta no hostel, descansei, arrumei minha mala e deixei tudo meio pronto pro próximo dia.
Nessa noite saímos com o pessoal do hostel, até porque não poderia ficar dormindo no sábado de carnaval né, hehehe. Muito massa.. tocou muita música árabe na balada e agitamos um monte com os gringos!.. Huahuahua... E o mais legal foi negociar a volta pro Hostel com o taxista. Pagamos 15TL de Taksim até a Mesquita Azul... acho que é por aí mesmo.

No meu último dia em Istambul, havia combinado com o Rodrigo de ir no Museu Arqueológico (Parque de Gülhane) da cidade. Dizem que é muito legal mas nos demorei pra conseguir reservar shuttle pro aeroporto (10 euros até o SAW) e ia ficar meio corrido pra ir no museu.

Pode ser que alguém sentiu falta do comentário sobre o banho turco. Não comentei porque não fiz. Pelo que havia lido antes de ir pra Istambul, achei o negócio meio violento, hehehe.
E assim acabam minhas aventuras na Turquia! Esses 4 dias foram perfeitos e me surpreendi muito com a infra-estrutura da cidade. Não vi ninguém pedindo dinheiro ou pessoas aparentemente suspeitas. Acho que os seres mais suspeitos que vi por lá foram os muitos gatos que habitam a cidade! Hehehhe... Mas lembrem, Istambul não é um lugar perigoso, mas como todo bom brasileiro, ande sempre atento ;)
Depois de tudo o que vivi em Istambul, pra mim como alemã, os turcos são muito bem vindos na Alemanha. Confesso que tinha um pouco de preconceito, já que eles “invadiram” o país. Mas eles são pessoas incríveis e muito parecidos com nós, brasileiros. Mal te conhecem já te oferecem um chá ou puxam papo como se fosse teu amigo de infância (no Brasil te convidam praquele churrasco com pão! hehehe)... e não estou falando dos vendedores não! Só sei que fiquei muito feliz de ter ido pra Turquia:)
Mais informações:


P.s.: É por isso que só viajo de low fare!.. medo!

"Avião da empresa aérea Turkish Airlines se parte após sofrer um acidente durante o pouso no Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã": http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/aviao-cai-amsterda-134-pessoas-bordo-423402.shtml

2 comentários:

  1. Não acredito que tu comprou um narguilé! AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH! Du tentou achar um daqueles pequenininhos pra mim para me dar de Natal, mas não achou aqui. Ai que inveja! :(

    Sua metida: "...agora só falta a Oceania." Nhéééé... e eu que nunca sai do país, malemal de SC! Porque Ctba não conta, né? :P

    Quanta história tu tem, hein? Adorei tudo! :D

    :***

    ResponderExcluir
  2. Hehehe.. fazer o que né.. hehe.

    Mas com certeza Istambul é um lugar que todo mundo deveria ir... pelos menos todo mundo que vive fora daquela cultura. Incrivelmente incrível!

    ResponderExcluir