quarta-feira, 1 de abril de 2009

POLÔNIA - Wrocław

POLÔNIA

Área total: 312.679 km²
População: 38.518.241 hab.
Moeda: Złoty (PLN)

O primeiro estado polonês foi criado em 966, com um território muito semelhante ao da moderna Polônia. Tornou-se um reino em 1025 e, em 1569, fortaleceu uma longa associação com o Grão-Ducado da Lituânia para criar a Comunidade Polonesa-Lituana. Esta associação desmoronou em 1795. A Polônia recuperou sua independência em 1918, após a Primeira Guerra Mundial, mas tornou a perdê-la durante a Segunda Guerra Mundial ao ser ocupada por tropas nazistas e soviéticas. Com o fim do conflito, emergiu como um país comunista, integrante do bloco sob controle da antiga União Soviética. Em 1989, o governo comunista foi derrubado e a Polônia inaugurou a fase informalmente conhecida como "Terceira República Polonesa". Atualmente, a Polônia é uma democracia liberal, membro da União Europeia, da OTAN, da OCDE e da OMC.


Após essa breve introdução sobre a Polônia, começo os meus relatos dos meus maravilhosos dias por lá!
Bom, como vocês já sabem, esta foi uma viagem longa já que usei como meio de transporte o nosso velho e querido ônibus:) Quando comprei as passagens imaginei que seriam um ônibus leito, com poltronas confortáveis e tal... mas depois de ler alguns depoimentos na internet, percebi que o negócio não seria bem assim.
Saí de Breiteborn às 16hrs do dia 25.03.09 e peguei o trem em Gelnhausen sentindo Frankfurt. Fiz um lanche e fui esperar o tal ônibus. Dito e feito.. ele não era como eu esperava que fosse. As poltronas não reclinavam muito e não eram nenhum pouco aconchegantes, mas pelo menos não tinha ninguém sentado do meu lado. A dificuldade na comunicação começou já em Frankfurt, já que os motoristas e TODOS os passageiros eram poloneses! Sempre que conto pra algum europeu que estou viajando sozinha eles ficam abismados e perguntam se eu não tenho medo. Eu digo que não, até porque não tenho mesmo, mas se eles continuarem com essa palhaçada acho que vou começar a ter um medinho sim, hehehe. Mas sei lá... acho que é porque eu estou indo pra esses lugares menos desenvolvidos da Europa, o nível de perigo aumenta comparado com a Alemanha. Só que eles nunca estiveram no Brasil né;)

Saída de Frankfurt às 19hrs e depois de muitas paradas e uma noite mal dormida, cheguei às 4:30 em Wrocław. Perguntei pro motorista onde que ficava a estação de trem (que deveria ser alí do lado) mesmo sabendo que não iria entender nada. Depois de vários gestos, fui seguindo o caminho indicado e encontrei uma polonesa muito da simpática que me ajudou a chegar lá. Ahh, a língua utilizada foi alemão:D. Chegando na estação (tinha um monte de gente dormindo lá) dei de cara com um MacDonalds!.. Pensei comigo: "É aí que vou ficar até amanhecer!". Quando estava na fila tentando entender o cardápio e fazendo a conversão dos preços, chega um menina falando polonês comigo. Infelizmente meu polonês não passava de "dzień dobry!" e me obriguei a tentar inglês né. Ela falava um inglês bem mais ou menos mas nos entendemos e depois de uma hora de papo já éramos melhores amigas!.. heuheu. Ela ficou super empolgada com o fato de eu ser brasileira e da minha família ter vindo de Wrocław. Infelizmente ela teve que pegar um outro trem e logo que amanheceu, segui as direções que ela me indicou e fui pro centro da cidade.


Wrocław, a capital da Baixa Silésia, é uma das cidades mais antigas e bonitas da Polônia. Por ser cortada por diversos canais, possuir 12 ilhas e mais de 100 pontes, é conhecida como "Veneza polonesa". Há muitos jovens nas ruas, já que é uma cidade universitária. Além de tudo isso, é a minha querida Breslau, de onde o Opa Wolff veio. A centro é lindo! Os prédios coloridos, estão sendo restaurados aos poucos. Perto da Universidade os prédios são mais "feinhos", mas muitos estão sendo restaurados. Logo que o ponto de informação turística abriu, lá fui eu atrás das atrações da cidade. Fui pra parte antiga da cidade, e conheci a Catedral de São João Batista. Não sei porque mas me senti muito be lá dentro. Havia muita gente na igreja rezando e se confessando (mais de 90% da população polonesa é católica). De lá fui conhecer o Panorama Raclawicka, um prédio circular feito especialmente para uma pintura de W. Kossak e J. Styka de 15 x 116 metros a qual mostra a batalha vitoriosa dos soldados de Tadeusz Kosciuszko em 1974! Durante a guerra, a pintura foi guardada e sobreviveu praticamente intacta. É simplesmente enorme e parece que a batalha ainda está acontecendo. Além da pintura há vários objetos, vegetação e uma iluminação especial a qual faz a pintura parecer uma imagem 3D. Muito interessante.

Com meu tempo limitado, escolhi conhecer a Universidade e seus salões e exposições.
Aula Leopoldina é um belo salão barroco no primeiro andar do edifício principal Universidade. Por lá ainda é possível visitar a torre da Universidade de onde se tem um bela vista da cidade e uma exposição contando a história dos 300 anos da Universidade. Foi nesse prédio que conheci meu segundo amigo de infância polonês (hehehe...) - o porteiro da Universidade! Um senhor muito simpático que falava inglês e já viajou muito por esse mundão a fora. Ele foi outro que ficou abismado com essa história do Opa Wolff ter vindo de lá, heheh.


Infelizmente meu tempo por lá estava chegado ao fim. Queria pegar o trem pra Cracóvia cedo pra não chegar lá à noite. Tirei minhas coisas do locker e fui comprar minha passagem... como o preço era absurdamente barato (menos de 20 euros por quase 300km), comprei bilhetes de primeira classe! Mas antes que alguém aí se empolgue tenho que explicar uma coisa. Os trem na Polônia não se comparam com os trens da Alemanha (isso vale pra todos os trem do leste europeu!). O que eu quero fizer com isso? Que a minha viagem foi de 5 horas (Wrocław - Kraków) e que a primeira classe dos trens poloneses não chegam nem aos pés da segunda classe dos trens alemães! A 1ª classe aí só serviu pra ter companhias mais agradáveis durante a viagem. Dormi quase todo o caminho e cheguei em Kraków às 18:30. A estação de trem de lá é bem melhor que a de Wrocław e fica do lado da Rodoviária de de um super Shopping da cidade!



Achei o meu Hostel super fácil (Mama's Hostel) e fui super bem recebida por uma polonesa que tinha acabado de voltar do Brasil. Não tivemos muito tempo pra conversar, mas aposto que teria encontrado mais uma amiga de infância nela.. hehehe.
Tomei um banho e relaxei no Hostel já que estava super cansada e o dia seguinte seria puxado.

Próximo post: AUSCHWITZ.




2 comentários:

  1. Bonita a foto de Breslau.

    Pai

    ResponderExcluir
  2. gostei bastante do seu blog, sobre auschwitz realmente é algo impressionante sem palavras , eu estive lá , ate porque minha namorada é polaka , portanto estive na polonia diversas vezes.
    Gostei do seu relato em oslo noruega sou louco p conhecer, minha namorada está nesse momento conhecendo a cidade, espero q ela tenham a mesma sorte do q a sua..rs..ah, tirando o lance dos oculos :) eu estou no rio mais moro em luanda ..se quizeres informações sobre lá me add no msn r_bolsoni@hotmail.com
    bjusss e prazer

    ResponderExcluir