quinta-feira, 16 de abril de 2009

VIENA!


Eu acho que transferiram a Cidade Maravilhosa pra lá e esqueceram de avisar o Rio! O que é aquilo... até agora estou encantada. Não sei se foi o sol e o tempo bom que “aumentaram a pontuação” de Viena no meu ranking, só sei que amei aquele lugar!

Depois de uma semana conturbada sozinha com o Tassilo, minha viagem começa muito bem com uma “gorjetinha” do Max pelos incômodos da semana.. nada mais nada menos do que uma oncinha européia XD.. Chaaato! Hehehe...
Eles saíram de casa um pouco antes das 7 horas da noite e só tive tempo de conferir se a casa estava fechada, pegar minhas coisas e correr pro ônibus. A espera em Frankfurt foi de algumas horas até que peguei os trens Heidelberg-München-Wien. Dormir? Pra que se dá pra ficar sentada desconfortável “pescando”? Essa viagem não foi fácil não, mas compensou pela chegada em Viena. Céu azul e sol brilhando! No meio do caminho meu celular toca. Era o Tanner, o canadense que conheci na Polônia dizendo que provavelmente iria ficar por Viena no feriado... pelo menos já não passaria o final de semana sozinha.
A grande Viena tem 1,5 milhões de habitantes mas é uma cidade compacta, onde os pontos de maior interesse, em especial os do período Habsburg, concentram-se ao redor do Hofburg, sede da antiga Corte imperial. Em meados do século 19, as antigas muralhas da cidade foram derrubadas e uma ampla avenida circular, a Ringstrasse, foi construída para ligar as novas instituições políticas e culturais, como a grande galeri de arte de Viena. Concluída por volta de 1880, a Ringstrasse ainda delimita o centro da cidade.
A Áustria foi a terra natal de vários compositores famosos tais como Wolfgang Amadeus Mozart, Joseph Haydn, Johann Strauß I e Johann Strauß Jr., Arnold Schoenberg, Anton Webern e Alban Berg, que fazem de Viena conhecida como “A cidade da música”.. Também foi a terra natal do ditador nazista Adolf Hitler, do psicanalista Sigmund Freud, do ator e político Arnold Schwarzenegger e da rainha consorte de França Maria Antonieta.


Achei o meu Hostel bem fácil (Ruthensteiner Wien, muito bom.) e na saída parei na recepção pra conversar com a brasileira que trabalha lá e dou de cara com o Neuber, um mineiro que tinha vindo de München no mesmo trem que eu. Aí pronto né... já saímos andar pela cidade juntos. Liguei pro Tanner e nos encontramos pra almoçar – Wiener Schnitzel, Kartoffeln salat und Bier!


Depois ficamos andando pela cidade, Prefeitura, Stephansdom, Bier, Hofsburg, ... hehehe. Quando percebemos já era quase 6 horas e resolvemos nos programar pra noite. Eu voltei com o Neuber pro hostel, tomamos banho e enquanto isso o Tanner foi fazer nossa janta:) Pizza né! Fomos até no apartamento dele pra jantar e tomar umas antes de sair. Na verdade eu já tava meio que dormindo lá, ainda mais ao som de umas conversas do tipo: moto e moutain bike, hehehe, mas fui né. Viena não é muito famosa pelas baladas, mas até que nos divertimos. A região mais agitada fica na beira do Canal do Danúbio, tem vários barzinhos por lá também... pra todos os gostos.

No dia seguinte, depois de ter dormido aproximadamente 3 horas, acordei às 8:30 e me encontrei com o Neuber... é, essa vida de viajante não é fácil não. Resolvemos não comprar o ViennaCard e andamos muuuito! Pelo menos pra mim, é assim que se conhece uma cidade, não no metrô né. Tudo bem que ainda ganhava alguns descontos em museus e tal, mas mesmo assim não compensava.
A primeira atração do dia foi o Naturhistorisches Museum, ou seja, o Museu da História Natural. Incrível... me senti num outro mundo lá dentro! É uma pena que esse tipo de atração seja tão escassa no Brasil. Tinha desde meteoritos até animais empalhados lá.... muito interessante mesmo. O prédio é enorme e levamos mais de duas horas pra ver tudo!
De lá fomos até o Hofsburg comprar nosso ingresso pra visitar os palácios, tanto o Hofsburg quanto o Schönbrunn, palácio de verão da família imperial. Resolvemos visitar o Schönbrunn naquele dia, mas antes de ir pra lá, demos uma passadinha na Peterskirche. Muitos dizem que esta é a igreja mais antiga da cidade, mas há controvérsias.

A maioria das igrejas de lá não cobra entrada, portanto, aproveitem! Elas também são palco de muitos dos concertos realizados em Viena e na maioria das vezes você vai encontrar um engraçadinho vestido de Mozart tentando vender ingressos àqueles que estão passando por ali. Eu não fui em nenhum concerto, por isso não sei dizer sobre preços e tal. Eu sei, deveria ter ido, mas era Páscoa, a cidade estava cheia e eu não estava no clima pra assistir concerto não. Outra dica, pra quem gosta, é ir assistir a uma Ópera. Não é um programa caro não. Segundo o meu guia, a bilheteria da Ópera abre umas duas antes de começar o espetáculo e há ingressos a preços razoáveis (5-10 euros) pra ficar em pé lá na última fileira! Hehehe... já é alguma coisa né.

Já era 2 horas da tarde quando resolvemos comer alguma coisa no Mac mesmo e ir pro Schönbrunn onde o Tanner estava a nossa espera. Com o nosso ticket, tínhamos o direto de fazer o GrandTour pelo palácio, um passeio de aprox. 1 hora pelos principais salões. Foi legal e tal, mas já vi palácios mais ricos. Mas o legal de lá eram as histórias contadas pelo “Audioguide”, heheh. Como o dia estava maravilhoso, resolvemos passear pelos jardins do Schönbrunn... apesar de nem todas flores ainda não terem sido plantadas (eu continuo achando que elas nascem sozinhas, ta bom Neuber?! hahah...), estava lindo! Quando chegamos no “Gloriette” quase não me agüentava mais, mas quem ta na chuva é pra se molhar, e foram só alguns minutos descansando pra depois voltarmos aos jardins e aproveitarmos os últimos raios de sol do dia.


E finalmente chegou a Páscoa! Mas acho que o coelhinho esqueceu de mim :( Fui obrigada a comprar minhas próprias Mozartkugeln pra comemorar essa data tão especial! Me dei esse direito já que há muito não comia mais chocolate né.
O dia começou com a visita ao Hofburg (Aposentos Reais, Museu da Sissi e Coleção da Prataria Imperial). Lá sim dá pra se sentir a própria Sissi :D.

O Hofburg, ou Palácio Imperial de Hofburg, é um grandioso palácio em Viena, Áustria. Tem as suas origens num castelo-fortaleza medieval, datado do século XIII, sendo continuamente ampliado até ao início do século XX. Foi a residência oficial e centro do poder dos Habsburgo, soberanos da Áustria entre 1278 e 1918, que o usaram como sua principal residência de Inverno, enquanto o Schloss Schönbrunn era o seu palácio preferido para o Verão. Com mais de 2.600 salas e ocupando uma área de 20 hectares, a sua grandiosidade arquitectónica e os seus grandes jardins dominam a paisagem da região central de Viena.
Atualmente, o vasto complexo abriga a Biblioteca Nacional Austríaca, a Escola Espanhola de Equitação, os gabinetes do presidente da Áustria e museus, dentre os quais se destacam as alas preservadas dos antigos aposentos imperiais, as salas usadas durante o Congresso de Viena e a colecção de tesouros sacros e obras de arte acumuladas pelos Habsburgo durante os quase sete séculos de reinado.

Já a Elisabeth Amalie Eugenie von Österreich-Ungarn, mais conhecida como Sissi, nasceu em Munique, 24 de dezembro de 1837, casou-se com o imperador Francisco José I, consequentemente, se tornou imperatriz, e faleceu em Genebra, 10 de setembro de 1898. Pertencente à nobre Casa de Wittelsbach, Isabel Amália Eugénia era a segunda filha do duque Maximiliano José da Baviera (1808-1888) e de sua esposa, Ludovica (1808-1892), que era a oitava filha de Maximiliano I, o primeiro rei da Baviera.
Em agosto de 1853, a tia materna de Sissi, a arquiduquesa Sofia, viúva do segundo filho do imperador Francisco I da Áustria, convidou sua irmã, Ludovica, para visitá-la em companhia de sua filha Helena, a irmã mais velha de Sissi. O objetivo da arquiduquesa com esse encontro, ocorrido em uma estância de verão em Ichl, era casar seu filho, o imperador Francisco José I, com a prima, de dezessete anos. Contudo, Isabel, de quinze anos, foi também ao encontro e acabou conquistando o imperador. Até hoje, acredita-se que foi amor à primeira vista.
No dia 24 de abril de 1854, na Igreja de Santo Agostinho, em Viena, Sissi, com dezesseis anos, desposou seu primo Francisco José, então com quase vinte e quatro anos.
Sissi teve dificuldades em se adaptar à estrita etiqueta da corte de Habsburgo. Sofria de depressão por causa de seu casamento infeliz e da rígida vida na corte austríaca. Não tinha um bom relacionamento com a sogra, a arquiduquesa Sofia nem com a aristocracia da corte, que desprezava sua informalidade. A arquiduquesa escolheu o próprio nome para a primeira filha de Sissi, sem a consultar. Além disso, Sofia impedia-a de ver a criança, que morreu dois anos depois durante uma viagem em Budapeste. O marido estava quase sempre ocupado com a política do império, o que cooperou com sua solidão.

“Perambulo solitária sobre a Terra há tempo, alienada da vida e do prazer; não tenho e nunca tive alma que me entendesse” Escreveu Sissi em seu diário.

Bela, dedicava três horas de seu dia penteando seus longos cabelos, que lhe chegavam aos pés. Para manter a pele bonita, ela usava máscaras faciais feitas de morangos prensados ou dormia com bifes ao rosto. Tinha uma verdadeira obsessão por seu peso: tinha o costume de se pesar três vezes por dia. Pesava cerca de 45 e tinha 1,73m de altura! Fazia dietas rigorosas, passando dias à base de sopa e frutas ou se recusando a comer alimentos sólidos, que eram, como pedia aos seus criados, espremidos. Acreditava que choques térmicos poderiam ajudá-la a emagrecer e, por isso, tomava banhos de vapor e, em seguida, mergulhava-se em banhos de água fria. Tinha também o hábito de colecionar fotografias de mulheres bonitas, comparando-as consigo mesma. Por volta de 1895, foi diagnosticada com desnutrição e problemas pulmonares.

Em 10 de setembro de 1898, em Genebra, Suíça, Sissi foi assassinada por um anarquista italiano, Luigi Lucheni. Inicialmente, o anarquista não tinha intenção de assassinar a imperatriz, mas sim qualquer personalidade que se encontrasse na cidade (veja a história do assassino). Irritou-se quando soube que o príncipe d'Orleans, herdeiro do trono da França - o alvo perfeito - havia saído de Genebra na véspera.

Depois de quase 3 horas lá dentro, entre museu, música, souviniers, “audioguide”, etc, a nossa “voltinha” no Império Austro-Húngaro chegou ao fim e voltamos praquela maravilha de cidade:) Mais umas caminhadas pra e outras pra cá, fomos visitar a Kalskirche. A paste de dentro da cúpula estava sendo restaurada e todos aqueles adaimes eram usados pra levar os visitantes lá em cima. Não sei porque mas subi naquele negócio e quase tive um treco. Quase nem consegui apreciar a oportnidadade de estar tão perto de pinturas tãolindas como aquelas. Fui com Neuber até o topo da cúpula mas não consegui ficar muito tempo lá não, medo! Mas enfim, lindo né.


Já eram umas 4 horas da tarde e a fome já estava apertando, mas antes de almoçar fomos dar um passeio de bonde pelo anel central da cidade. Quer dizer, achei que iríamos andar pelo anel todo e voltar no mesmo lugar, mas que nada. Enfim, qunaod conseguimos voltar pro centro, já tava mais do que na hora de comer alguma coisa e achamos um Biergaten bem gostoso. Foi só o tempo de almoçar mesmo porque o Neuber estava voltando pra Munique naquela noite. Eu voltei pro Hostel, descansei um pouco de voltei pro centro fazer algumas fotos noturnas:) Até que ficaram boas mas ainda me falta aquele tripé “esperto”! Hehehe..


Aproveitei aquela noite pra descansar e acordar no outro dia cedo pra aproveitar meu último dia por lá. O Neuber já havia voltado pra Munique e o Tanner foi esquiar não sei onde perto de Linz, ou seja, estava sozinha! Meio triste isso... mas fazer o que né, lá fui eu pra mais um dia de muuuitas caminhadas:D

Passei pelo Prater, antiga propriedade de caça Imperial, hoje é um enorme parque, com direito a Roda Gigante e muitas outras atrações de um Parque de diversões permanente, além de ter uma imensa área de bosques entre o rio e o canal do Danúbio. Possui uma alameda central que se estende por 5km no parque, a qual foi por muito tempo reservada à nobreza e seus servidores.
Já que estava lá por perto, fui até o Danúbio e tive uma decepção! Vou ter falar com o Sr. Strauss.. ele que me desculpe mas acho que ele errou quando escreveu “ Donau so blau”, de azul o Danúbio não tem é nada! Huahauhau... Mas é um belo lugar pra caminhar.


De lá, peguei o metro e fui até o Stadtpark pra rever a famosa estátua dele, Johann Strauss! Estava lá, assim como no Schönnbrunn, há quase 13 anos quando visitamos Viena com o coral. Foi engraçado rever ele ao vivo depois de tanto ter admirado a foto pendurada na parede lá de casa, hehehe. Dei uma volta pelo parque e resolvi voltar no Schönbrunn... Esse lugar realmente me encantou. Sentei num banco e fiquei só curtindo a minha Stiegl e observando as pessoas passarem... dei mais uma volta pelos jardins, Gloriette, jardins e foi assim que o meu último dia em Viena acabou.

Só me restava voltar pro hostel, pegar minha mala e ir pra estação de trem. A volta foi confortável. Reservei um lugar num “Liegenwagen”, numa cabine com 6 camas e fio lá que demaie logo que trem saiu de Viena. Foi a melhor coisa que fiz, apesar de ter que ter acordado 4:30 da manhã pra desembarcar em Frankfurt. De lá pra Gelnhausen só saí às 6:30 já que não adiantava ir antes pois os ônibus saindo de Gelnhausen pra Breitenborn só passariam a partir das 7:30...

Dei graças a Deus quando pisei nas terras dos Ysenburg. Os dias em Viena forma muito bons, mas também cansaram a minha beleza. Mas quando achei que ia poder descansar, lembrei que havia mais de 10 dias que não via a Maddy e ela iria querer me contar tudo sobre Seychelles... dito e feito né, mas confesso que também senti falta dela. Uma fofa mesmo.

É, agora tá ficando difícil dizer qual é a cidade que mais gostei dessas minhas andansas por aqui. “But don’t stop the music!” ... ainda quero viajar muito por aqui :D
E falando nisso, conversando com a Sophie ontem ela me deu o proximo final de semaa livre pra eu visitar uns amigos meus em Schäbisch Hall! Mas isso só porque provavelmente vamos pra Bélgica semana que vem e aí sim vou ter muito trabalho pela frente. E é isso mesmo, daqui a duas semanas meu pai está aqui! Mais viagens! :D

Ahhh, e só respondendo uma pergunta que anda rodando pelos orkuts da vida e não quer calar: Eu trabalho sim! Huehueheu... sério mesmo, e muito por sinal... trabalhei 20 horas a mais do que deveria no mês passado! Isso não parece muito mas se fosse cobrar isso da Sophie seriam mais uns 3-4 dias de folga! Hehehehe...

Volto na segunda de Baden-Württemberg e conto pra vocês qual é a daquelas bandas...

Um bom final de semana pra vocês!

7 comentários:

  1. Ai Gente, não to conseguindo colocar as fotos no meio do texto... qq hora tento editar isso. Mas acho que dá pra entender né.
    Boa leitura:D

    ResponderExcluir
  2. Nina,

    tem uma foto no Orkut que eu achei um pouco estranha. Não gostei.


    Beijo



    Pai

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai, ai!!!!
    Vou ver que foto é essa no orkute!
    Meu mulér!
    Já estou amando Viena só de ler teus textos!
    Nossa.. Museu de História naural deve ser "punk", ainda mais se for como o do filme "Uma noite no Museu", já viu?? ihihihi
    E a Sissi, é da Sissi dos filmes? Será que é? Pelo menos os nomes são todos iguais aos dos personagens (que eu me lembre)! Assisti só o "Sissi - a Imperatriz", e achei muito bacana o filme.. Com a Rommy Schneider, se não me engano, ou algo assim... uhuuh
    Desculpe não ter mais passado aí, mas acho que o relógio anda acelerando as horas!

    Beijokas, queridona!
    Uma maravilhosa semana pra vc!

    (amanhã tem Tiro de Rei! Bem que você podia tar aqui, né???)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Nina!! Joguei no google a frase "me formei e aí" e encontrei seu blog...bem legal!! Estou prestes a me formar em Direito mas naquela de "não sei bem se é isso". Adorei o blog pois pretendo passar um tempo na Alemanha, em Hamburgo. Tenho amigos por lá, que me sugeriram trabalhar como au pair, pois na minha área não há muitas opções (só falo inglês) e também porque preciso de uma atividade alheia aos processos e vocabulário jurídico rsrs. Desculpe a minha cara de pau, pois vejo que seus posts são bem pessoais, mas achei a coincidência engraçada. Gostaria de saber como posso entrar em contato com você.
    Rafaella Menezes, RJ.

    ResponderExcluir
  5. tranquilo!

    Me procura no orkut lá... CAROLINA WOLFF ;)

    ResponderExcluir
  6. Un cariño desde Buenos Aires para ti. Te envia tu mamá brasileña.
    Un beso grande hija... heheh

    ResponderExcluir