sábado, 19 de setembro de 2009

Oktoberfest

Hoje começa a 176. Oktoberfest de Munique! ... e pra comemorar esse grande acontecimento, pretendo escrever alguns post sobre a festa.




Tudo começou quando, em comemoração ao casamento do
Luís da Baviera e da Princesa Therese de Hildburghausen, foi realizada uma corrida de cavalos (18.10.1810). Foi então que a festa no mês de outubro começou a fazer parte dos moradores de Munique.


A Oktoberfest de 1812 foi cancelada pelo fato da Baviera estar envolvida na Guerra Napoleônica.
Os moradores de Munique assumiram a festa em 1819 e concordaram que a Oktoberfest deveria acontecer todos os anos, sem exceção, porém as duas Guerras Mundiais atrapalharam esses planos. Por 24 vezes a festa teve de ser cancelada, mas também ouveram outros motivos como doenças e outras emergências.

Tradicionalmente a festa acontecia em Outubro, mas por já ser outono mudou-se o início da Oktoberfest para meados de setembro, sendo que o último dia da festa é sempre no primeiro domingo de outubro.



O início oficial da festa ocorre no primeiro sábado antes do O'zapfen, a sangria do primeiro barril de chopp, quando as cervejarias desfilam suas carroças efeitadas puxadas por cavalos típicos da região carregando os barris de chopp que serão abertos logo após a chegada no Theresienwiese.




Enquanto isso, as tendas estão cheias e todos estão ansiosos pra que a festa finalmente comece. O O'zapfen é o ponto alto do final de semana. É quando o Oberbürgermeister (eu acho que é o prefeito, presidente da Câmara, ou algum cargo do gênero) de Munique faz a sangria do primeiro barril de chopp. É utilizado uma espécie de martelo pra que a "torneira" seja fixada no barril e a quantidades de marteladas são necessárias pra abri-lo é sempre o assunto do dia. Esse ano o Oberbürgermeister Christian Ude precisou de apenas 2 marteladas, enquanto na primeira vez que isso ocorreu em 1950, Thomas Wimmer, segurando o martelo incorretamente, precisou de 18 marteladas! Só então é que a cerveja começa a ser vendida... então é só alegria, "O'zapft is!"!



Foi em 1835 que o primeiro desfile da Oktoberfest aconteceu, e desde 1950 se tornou um acontecimento anual. No primeiro domigo da festa, aproximadamente 9500 pessoas, a maioria da Baviera, caminham pelo centro de Munique até o Theresienwiese, onde a Oktoberfest acontece. O desfile é tradicionalmente guiado pela Münchner Kindl, uma espécie de Rainha da festa. Kindl significa criança, mas com o tempo a figura foi mudando passando por menino, homem, menina e hoje em dia é representado por uma jovem. Bandas, grupos folclóricos, grupos de tiro e caça, 40 carros e carroças enfeitados carregando barris de chopp desfilam por 7km durante 2 horas!


Mais detalhes em breve!

5 comentários:

  1. Eu simplesmente amo quando tu posta a história das coisas e/ou dos lugares. É muito bom, pois enriquece a nossa cultura, afinal, o sul do Brasil é um pedacinho da Alemanha, não é? :D

    Adoro ver essas roupas típicas. Sou apaixonadérrima por elas apesar das minhas origens alemãs não estarem tão evidentes, mas o sangue dos Kautnicks corre em minhas veias.
    E um dia ainda terei um vestido bem lindo! :D Vou precisar da sua ajuda para isso! :D

    Beijão, Nina!

    ResponderExcluir
  2. Blog da Nina também é cultura!

    ResponderExcluir
  3. Meeeeo, guria!
    7 km! Isso é daqui de casa, mais ou menos, até no centro...
    Mas deve ser bom, né? Pelo menos todo empenho pra um desfile desses vale a pena..
    Imagina que lindo o Jäger lá no meio dançando uma "Sterntanz", hein???
    rsrsrsr

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Hei, mas você tava desfilando tbém? Eu te vi naquela foto....esse traje já é lindo!!!

    ResponderExcluir
  5. Ninaaaa...adorei,nao conhecia todos os detalhes da Oktoberfest!!! Tambem quero ir!!! Tudo bem, esse ano eu me contento com a de Blumenau eheheh
    =***

    ResponderExcluir