domingo, 4 de outubro de 2009

Oktoberfest

Eu passei a semana toda com a cabeça em München, já tentando descobrir um jeito de conseguir dinheiro pra comemorar o meu 25º aniversário nos 16 dias de Oktoberfest de 2010! (sonhar pode, né?). Ontem comentei com os Ysenburg como eu queria estar em München naquela hora... O Max se matou de rir e fez high five comigo! hehehe. Os são-bentenses que me desculpem, mas a Schlachtfest ficou no chinelo... hehehe.

Como hoje é o último dia de Wiesn, resolvi escrever um post de despedida (buááá!) com mais algumas dicas importantes. Na verdade é um post para os calouros de Oktoberfest!
Há bastante informação do site de München, onde há um link sobre a Oktoberfest.
Foram coisas básicas que eu procurei saber antes da festa, portanto são opiniões próprias, certo?

Eu sei que eu sou um péssimo exemplo pra falar sobre evitar tumultos por lá, mas como eu fazia questão de passar meu aniversário, não tive escolha.
Definitivamente os dias mais calmos por lá são de segunda à quinta. Durante o final de semana o bicho pega... muito mais turista, muito mais gente bêbada e se você não tiver uma mesa reservada, muita, mas muita fila! Já nos dias de semana a coisa é bem mais tranquila, sempre se acha um lugar e o clima é bem mais familiar. O domingo à noite também é tranquilo.

O segundo final de semana (justo o do meu aniversário) é conhecido como o final de semana dos italianos. Eles invadem a cidade e não se consegue dar dois passos sem escutar eles apavorando, hehehe. Além deles, os americanos também são grande número auf der Wiesn.

Mapas

Tenha sempre um mapa de München em mãos! Também escreva o endereço do lugar em que você estiver hospedado em algum lugar e o coloque num lugar que seja fácil de lembrar no final da festa (se é que vocês me entendem! Hehe...). Não estou falando isso apenas pelo fato de que quando se vai à Oktobefest se bebe além do normal. Durante toda a festa, München ganha cerca 6 milhões de novos "habitantes" o que faz uma grande diferença quando se fala em uma cidade com 1,5 milhoes de habitantes.
Também dêem uma olhada no mapa da Oktoberfest. É sempre bom saber onde ficam os melhores pavilhões. Apesar de que é bem fácil de se localizar por lá.


Comida
Se tratando de uma festa alemã, essa é a minha parte preferida. =D
O prato mais consumido é sem dúvida o Hendl, o nosso querido frango assado! Mas a cozinha dos pavilhões não faz feio não. O cardápio é recheado com delícias da culinária alemã. Käsespätzl, Eisbein, Schnitzel, Schweinebraten, Bratkartoffeln,h Wurst und Sauerkraut, Ente, e depois as sobremesas: Apfelstrudel, Auszonge,... (Nhaaammmmmm!) são apenas alguns exemplos do que se pode encontrar no cardápio dos pavilhões. Fora deles, o que não falta são barraquinhas de sanduíches, salsichas, amêndoas caramelizadas, Lebkuchen, usw, as opções são muitas.
Mas caso você esteja querendo provar a especialidade da padaria alemã, compre um Bretzel! E tire muitas fotos.. Porque Bretzel do tamanho que tem lá só vê na Baviera!...
Se delicie!

Músicas

Pra mim ir pra Oktoberfest e não conhecer nenhuma múscia seria o fim.
Eu já conhecia algumas do Brasil e do meu tempo como intercambista na Alemanha, mas não era nada comparado com as músicas que eu aprendi esse ano. Indiferente do artista, aí vai uma lista dos Wiesn Hits! Os nomes com link tem acesso à música no youtube ;)

- In Munchen steht ein Hofbrauhaus- Gemma Bier Trinken- Ab in den Süden
- Die Hände Zum Himmel- Anton aus Tirol- So ein schöner Tag (Fliegerlied)- Das geht ab (Wir feiern die ganze Nacht)
- Er gehört zu mir
- Cowboy und Indianer - Esse vídeo vale a pena ver!.. hehehe
- Angels- Summer of '69
- Country Roads
- Viva Colonia
- Que Sera Sera
- Bayerischer Defiliermarsch
- Living Next Door to Alice- No No Never
- Ich War Noch Niemals in New York
- Resi, I Hol' Di Mit Mei'm Traktor Ab
- Michaela
- Klostertaler Polka
- Hey Baby
- Mamor Stein Und Eisen Bricht
- Joana
- Über die Wolken
- Ein Stern, der deinen Namen trägt
- Alle
É isso aí!... nos vemos em München em 2010! =D

Um comentário: