sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Neve - a causadora do caos

Desde que começou a nevar, há exatas 3 semanas, o caos se instalou na Alemanha.


A região do rio Ruhr, assim como os estados do noroeste da Alemanha não sofre tanto no inverno quanto os outros estados. Normalmente neva por alguns dias e só pra "colorir" os telhados das casas, mas aí logo as temperaturas sobem e lá se vai a alegria do povo. Mas nos últimos tempos a situação tem sido diferente. Há dois anos atrás, quando eu estava em Breitenborn, tivemos várias nevascas (a última foi em meados de março!) e por alguns dias as temperaturas chegaram a -20°C! No ano passado o inverno não foi muito diferente. Esse ano ele chegou mais cedo e mais intenso do que nos anos anteriores. Desde então só tivemos dois dias em que não havia neve no chão. O inverno ainda nem começou e já vivemos temperaturas de até -8°C e acho que a temperatura média das últimas semanas foi de uns -2°C! (Hi, I'm the GLOBAL WARMING!) A cada dois ou três dias cai mais neve. É obrigação de cada um limpar a sua calçada porque caso você não tenha feito isso e alguém caia e se machuque, você vai ser o responsável. A neve das estradas e avenida
s é retirada por aqueles caminhões que na frente retiram a neve e atrás jogam sal na pista. As ruas secundárias não são limpas por caminhão nenhum, os próprios carros é que fazem o serviço quando passam por lá e acabam carregando neve de um lado pro outro.


Quando a neve derrete (o que não está acontecendo tão frequentemente) tudo vira um "Matsch" misturado com terra e sujeira e aquela neve fofinha e bonita se transforma numa meleca suja. A meleca e as calçadas escorregadias são um saco e é por isso que já to "poraqui" com tanta neve.


A partir desse ano é lei ter pneus de inverno nos carros. Antes não era obrigatório, mas foi só a lei entrar em vigor que começou a nevar loucamente... parece que foi combinado, hehehe. Esses pneus são muito importantes porque dão mais aderência à pista. Mesmo assim os acidentes continuam acontecendo. Quando a neve derrete e não tem sal suficiente na pista, a água congela e transforma a pista em sabão! Na última segunda caiu tanta neve em questão de 2-3hrs que causou mais de 700 acidentes no estado de Nordrhein-Westfalen.


O caos também se instalou nos aeroportos e estações de trem. Voos e trens cancelados ou atrasados não é exceção. Eu só espero que essa neve toda não atrapalhe as minhas férias na semana que vem.

E quem tem vontade de sair de casa num tempo como esse? Além do frio, o dia está muito curto. Amanhece às 8:00 e às 16:30 já está escuro.
Mas tem louco pra tudo, né? Eu prefiro ficar na minha casa quentinha, o que às vezes é um saco porque não interajo muito com outras pessoas e começo a entender como as pessoas se tornam depressivas (cabin fever). Hoje, por exemplo, era pra eu ter ido a Aachen visitar o Weihnachtsmarkt de lá, mas depois da nevasca de ontem decidi ficar em casa mesmo. Vou deixar pra passear na região sóóó lá por abril! Hehehe...

Mas calma pessoal, não estou tristonha não!
Até porque faltam só 3 meses pro inverno acabar, 4 dias pros dias começarem a ficar mais claros novamente, 7 dias pras minhas férias começarem e 7 dias pro papai noel chegaaaar!! \o/\o/\o/

Um comentário:

  1. O sol aqui hoje tava de rachar o coco!! bjo Mãe

    ResponderExcluir