terça-feira, 11 de junho de 2013

Estudos de campo na França

Nunca na minha vida pensei que algum dia fosse acompanhar a aplicação de uma das mais novas moléculas da tecnologia de produto de proteção de cultivo em um estudo de dissipação em campo. E foi exatamente isso que aconteceu hoje. Na França! 

Acordei às 4 e tanto da manhã pra chegar às 7hrs no campo, morrendo de fome, vontade de ir ao banheiro e passar o dia todo torrando o nariz debaixo de sol do verão europeu. E o mais legal é que tudo valeu a pena!

domingo, 9 de junho de 2013

Tour de bicicleta do Reno à Wachenheim + Weinfest

O último sábado foi a vez de irmos até Wachenheim. Fiquei sabendo da Weinfest que aconteceria em Wachenheim e convidei a Lena (aquela colega do curso de alemão) pra ir comigo. No encontramos em Limburgerhof e fomos em direção às montanhas. Eu tava crente que a Lena tinha um mapa da região, mas não... ela só tinha um mapa da Weinstraße e só tinha anotado as cidades por onde teríamos que passar pra chegarmos até lá. Ou seja, teríamos que parar várias vezes pra perguntar o caminho pra cada cidadezinha. E foi exatamente isso que fizemos.. até pararmos a pessoa certa! Foi assim que conhecemos o Stephan. Eles tava indo exatamente pra mesma Weinfest e disse que nós poderíamos segui-lo até lá. Tivemos muita sorte. Mais fácil impossível! Hehe... Ele conhece todos os caminhos bonitos pelos campos da região. Ele nos contou que há alguns anos ele andava até 10 mil km por ano pela região! Hoje em dia são só uns 5 mil km. Tá fácil :P


A Weinfest em Wachenheim é dividida em duas partes: uma na praça da cidade e a outra no castelo medieval. Eu já tinha ouvido falar que valia muito a pena subir o morro até o castelo, e foi exatamente pra lá que o Stephan nos levou. A subida não foi fácil não. Desci da bicicleta já nos primeiros metros e meu coração quase pulou pra fora de ter que carregar a bicicleta lá pra cima. Mas todo o esforço valeu muito a pena. O clima estava perfeito: 27°C, o sol brilhando, aquela brisa gostosa e pra acompanhar um 0,5L Rieslingschorle. Perfeito!

Rieslingschrole
As horas lá em cima passaram muito rápido e já era a hora de voltar pra casa. O combinado é que iríamos até lá de bicicleta e se já não aguentássemos mais voltaríamos de trem. Depois de algumas horas de descanso e o poder de convencimento do Stephan, decidimos voltar de bicicleta, afinal não perderíamos tempo tentando achar o caminho, hehehe. Foi muito lindo andar no meio dos parreirais iluminados pela luz do por do sol. Nessas horas só consigo pensar em como queria que vocês pudessem ver aquela beleza com os próprios olhos.


Pelas minhas contas, andamos pelo menos 45km pra e voltar de Wachenheim. Estamos aprimorando. Que venha a próxima Weinfest! :)

segunda-feira, 3 de junho de 2013

A arte de cuidar dos dentes

Frequentemente eu percebo que as pessoas ficam olhando para a minha boca quando estou falando. Às vezes até acho estranho e pergunto se tão com os dentes sujos, hehehe. Os estrangeiros sãos fã dos dentes brasileiros!
Depois que a pessoa com quem estou falando revela o porquê da encarada na minha boca, vem as perguntas: "Como é que você tem os dentes tão certinhos?" "Por que eles são tão brancos?" "Mas que sorriso bonito você tem!" Pois é... essa é a minha marca registrada, hehehe...

Lembram quando eu contei que quando eu fazia estágio as pessoas que me viam escovando os dentes depois do almoço me perguntavam se eu tinha dentista (:S)? Isso nunca aconteceu na BASF. Acho que seja porque alguns dos meus colegas já estiveram no Brasil e o costume de escovar os dentes depois do almoço já não seja mais desconhecido pra eles. Mas já fui "interrogada" sobre meus dentes lá também.

Claro que eu sou uma pessoa privilegiada por ter genes que favorecem a minha boca, por ter aprendido desde pequena que depois de comer qualquer coisa se deve escovar os dentes e por ter os dentes tratados pelos melhores odontologistas do mundo! :) 
Nada disso é comum por aqui. Eu imagino que nem 10% dos adolescentes usem aparelho ortodôntico, muito menos escovem os dentes depois de cada refeição (apesar de terem aprendido isso no jardim de infância)! As pessoas vão no dentista só quando há um problema e olhe lá. Os dentistas já está tão acostumado a lidar com casos extremos (ou talvez esse seja o jeito mais fácil de ganhar dinheiro) que querem colocar coroa na boca de qualquer um que apareça com uma cárie. Uma prática totalmente conservadora.

Mas o pior dos piores é VER o tártaro grudado no dente dessas pessoas! Semana passada no meu treinamento tive que conviver com um americado e sua semente de linhaça grudada no dente por 24hrs. 24 HORAS! Fala sério.
Na semana anterior uma amiga minha (bielo-russa) do curso de alemão veio aqui em casa. Estávamos olhando as fotos do pessoal do Brasil que tenho penduradas por aí e ela ficou impressionada com os dentes de todos nas fotos!

A minha esperança é que explicar para as pessoas o porquê dos meus dentes serem assim os motivem a cuidar dos próprios dentes.