domingo, 20 de julho de 2014

Um final de semana na Alemanha Oriental

Acabei de voltar de um final de semana super interessante. Acompanhei minha colega numa viagem a trabalho ao leste da Alemanha, a antiga Alemanha Oriental (DDR). Fomos visitar uma fazenda de biodiversidade da empresa em Quellendorf (Saxônia) onde aconteceria o lançamento de um produto para combate de ácaros na apicultura.
video

A Saxônia é uma região agrícola onde se cultiva principalmente cereais, canola e milho. Os campos enormes e o maquinário moderno mostram a força da agricultura na região. Consequentemente, as cidades e vilas são uma calmaria, ainda mais em época de colheita como agora.



Depois do evento em Quellendorf, fomos para Leipzig conhecer a cidade antiga e o maravilhoso zoológico da cidade.


Apesar do muro de Berlim ter caído há quase 25 anos, ainda é muito clara a influência daqueles tempos nas pessoas, na cultura, na arquitetura, etc. Durante a Guerra Fria, os alemães orientais foram forçados a se tornaram um sociedade socialista. Apesar de admirarem e sonharem com o mundo exterior, a personalidade das pessoas era socialista: todos ajudavam a todos. Assim o bom caráter ficou gravado no DNA do povo do leste alemão, coisa que se percebe imediatamente diante da simpatia das pessoas. A história desta Alemanha está nas ruas e na arquitetura das cidades até hoje.


Adoro observar pessoas e, dado pelo penteado ou pelas roupas nos "alemães orientais", parecia que o tempo havia parado e que as fotos que via no meu livro de alemão lááá na década de 90 tinham ganhado vida! Super engraçado!

Depois da reunificação das duas Alemanhas, muito dinheiro foi investido no leste, já que o socialismo havia praticamente quebrado o país. Durante o nosso final de seman por lá minha colega ficou doente foi parar na emergência de um hospital em Dessau morrendo de medo das condições que encontraria no mundo isolado da "Alemanha Oriental" Felizmente ela voltou muito satisfeita falando que foi super bem atendida e que aquele hospital era muito melhor do que muitos hospitais da nossa região. Também ficamos impressionada com a qualidade das estradas rumo ao leste da Alemanha. Até brincamos que percebemos nitidamente quando se chega na antiga DDR (Alemanha Oriental). Claro que era ironia e estávamos completamente enganadas por termos rotulado o leste alemão como rural e sem infraestrutura.

Aos 20 anos de reunificação da Alemanha escrevi um post bem completo sobre o assunto. Vale a pena reler: Reunificação alemã - 20 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário