quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Eleições no Bundestag

No próximo domingo, acontecerão as eleições do Bundestag na Alemanha.

Como nas eleições do Parlamento Europeu, recebi uma convocação por correio pra eleição do dia 27.09. Nem me preocupei muito em ler a carta já que estaria em München nesse dia. Mas um dia resolvi dar uma olhada e não é que haviam duas outras opções pra votar além de em Breitenborn? Poderia votar em outra cidade ou por carta! Dá pra acreditar nisso? Confesso que fui até o nosso amado Google e joguei palavras "Briefwahl" pra entender melhor o procedimento.


Deveria mandar a mesma convocação que havia recebido de volta ao remetente, pedindo pra que me fosse enviado uma cédula de votação. Fiz isso e 3 dias depois já estava com a cédula na mão. Dentro do envelope veio a cédula eleitoral, um envelope pra cédula, uma manual de como votar por carta, um documento dizendo que eu estaria votando por carta e não pessoalmente, um envelope só pra cédula e um envelope já selado onde eu deveria colocar toda essa papelada.
Nas eleições parlamentares européias, não votei em ninguém e sim em um partido. As eleições do Bundestag também são assim. Há vários candidatos, mas não sei como eles são escolhidos já que votamos no partido e não na pessoa.
Aqui não tem urna eletrônica, mas vamos combinar que esse sistema de votar por carta não é pra qualquer país. Imagina se tivesse essa opção no Brasil?! Treta na certa...
Breitenborn está mais fria, mas nada de excepcional... es kommt noch.
Os Terroristas até que estão queridos, mas a Maddy está meio tristonha. Desde agosto ela estava no grupo dos "Vorschulkind", as crianças que estão se preparando pra ir pra escola no ano que vem. Ontem a Sophie foi com ela fazer a matrícula na escola e eles disseram que ela ainda é muito pequena e que deve esperar mais um ano. A Sophie queria que ela começasse já, mas eu não achei a idéia tão ruim assim, também acho que ela é muito pequena. Começar na escola com 5 anos e meio é muito cedo. O problema é que todas as amigas dela do jardim estão no grupo dos Vorschulkind e vai ser meio complicado trocar ela de grupo agora.


Amanhã é o grande dia... o dia de ir pra München, de apreciar uma boa cerveja, uma comida deliciosa, me divertir e deixar essa comemoração dos meus 24 anos pra história!

3 comentários:

  1. Oi Nina!

    Votar, que emoção!

    Fala pra Sophie que eu li num artigo no Hannoversche Allgemeine Zeitung que as crianças que entram com 5 anos na Grundschule tem menos chances de ir pro Gymnasium depois.

    Um beijo,
    Bel.

    ResponderExcluir
  2. Certeza que se rolasse votação por carta aqui ia ter treta. Nossa, vivendo e aprendendo. Nina também é cultura! :P

    Ah, Maddy vai ficar triste ao se separar dos amigos, uma pena mesmo. Mas concordo contigo, 5 anos e meio é meio cedo, né? Hmmm.

    Viva os 24 anos da Nina! :D E feste muito! (Como se eu precisse dizer!)

    ResponderExcluir
  3. Boa festa de aniversário então né!!! Fiz até um Apfflestrudl abrasileirado agorinha mesmo p comemorar seu aniver aqui em casa.Só eu e o tio Wagner...Viva a Nina!!! Bjs Deus te abençoe.

    ResponderExcluir