quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Oktoberfest

Quando se pensa em Oktoberfest de Munique logo se pensa em Bávaros barbudos vestindo Lederhose e tomando cerveja daquele caneco enorme, certo?
Mas e as mulheres, aquelas que servem aos bávaros os tais canecos... ninguém pensa nelas?
E o que é um Maß?
Quanto ele pensa?
Quantos Maß uma mulher normalmente carrega ao mesmo tempo?
Qual é o recorde?

O Maß é uma unidade de medida utilizada principalmente na Baviera e na Áustria que corresponde a 1 L de cerveja. Quando cheio, o Maß pesa cerca de 2,3kg. Durante a Oktobefest as super garçonetes carregam de 6 a 8 Maß, porém o recorde é de 18. Isso mesmo, 18 Maß! Se cada um pesa cerca de 2,3 kg, 18 canecos são quase 42 quilos! Haja "muque"! hehehe...
Uma das coisas que não pode faltar na mala de quem está indo pra Wiesn é o traje típico. Dirndl para as mulheres e Lederhose para os homens são impressindíveis praqueles que realmente querem sentir o espírito a festa.
O Dirndl (Dirn, em Hochdeutsch) era um traje típico usado por moças ou por mulheres que trabalhavam na agricultura. Seu estilo é mais despojado e não deve ser confundido com um Tracht, o qual variava de status social e região onde ele era vestido.

Por volta de 1870, o Dirndl foi um fenônomeno da moda urbana. Era caracterizado por ser mais justo do que o traje tradicional e foi muito utilizado em festas populares. A partir da décade de 70 o Dirndl foi fortemente aderido em festas populares do Sul da Alemanha. O laço do avental está relacionado com o estado civil da moça.
Outra opção de vestuário feminino utilizada por algumas mulheres é a Lederhose. Isso mesmo, também existe Lederhose feminina, mas é mais comum na Áustria.




A Lederhose masculina já é consagrada. Começou a ser usada como vestuário de trabalho e caça. Hoje em dia a Lederhose ainda faz parte do dia-a-dia do habitantes do sul da Alemanha e Tirol austríaco, onde as calças ainda são feitas à mão. O trabalho e tão bem feito que comum de encontrar calças que duram uma vida toda! Tradicionalmente uma Lederhose de qualidade é feita com couro de veado e bordada a mão em verde ou amarelo.
Aqui vai a dica de algumas lojas na Alemanha que vendem trajes pela internet. Mas também são boas fontes de modelos ;)


Trachten Express - oficial da Oktoberfest;
Bavaria Lederhosen - de München;
Wiesn Trachten - muito bom!
E se você ainda não achou o que queria, jogue palavras no google como Dirndl, Tracht, Lederhose, Wiesn, etc, e eu tenho certeza que alguma coisa interessante aparece.

4 comentários:

  1. Seu blog tá muito educativo ultimamente, Nina! Mas eu só passei aqui pra te desejar um feliz aniversário, que eu tenho certeza que você tá tendo!!! PARABÉNS!

    Um grande beijo,
    Bel.

    ResponderExcluir
  2. Nina, é o primão Marcelção ehehehehe
    Nem esqueci do seu niver heheheheh, vim dar os parabéns e desejar um super feliz aniversário.

    beijão

    ResponderExcluir
  3. Adorei a Lederhose feminina!!!

    ResponderExcluir
  4. Nina...
    PARABENS atrazado! Felicidades e sucesso à você!
    Que show seu blog!!! ;) A mulherada faz uma musculação danada para carregar as MaB.
    Beijos,
    Hever.

    ResponderExcluir