sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Belfast – Irlanda do Norte

No sábado foi o dia da minha day trip.
Quase não dormi direito morrendo de medo de perder a hora e de não chegar a tempo da saída do tour que eu havia comprado. Felizmente, às 6:55 eu estava na porta da agência esperando a partida. Até que a hora do embarque o guia percebeu que não haveria lugar disponível pra todo mundo! Eu era a última da fila e claro que tive que pagar o pato! Tinha overbooking no tour e nem todo mundo poderia ir pra "Cliffs of Moher" naquele dia. A outra pessoa que ficou de fora era uma americano que estaria voltando pros EUA no domingo... e foi essa desculpa que eu peguei pra mim também, hehe. Ora, não era minha culpa se os caras não se organizam e vendem mais lugares do que podem oferecer. Depois de 30 minutos de negociação com o chefe da agência, uma pessoa que estava no ônibus desistiu do tour e falei pro americano que eles poderia entrar que eu já ia dar um jeito naquele história. Algum tempo depois lá veio o chefe (Stephen) com uma proposta. Me perguntou se eu já tinha ido à Belfast porque ele ainda tinha lugares naquele tour. Ir pra lá era a minha primeira opção antes de conhecer o tour pra Cliffs, mas em deu tempo de eu falar isso porque ele logo falou que se eu aceitasse, ele me levaria pra Belfast de graça e me devolveria o dinheiro do tour pra Cliffs! Mas só tinha um problema... ele era o guia que iria à Belfast! Hahaha... eu nem dei bora né, de graça até injeção na testa! Huehuehue...
No caminho percebi que seria uma viagem bem divertida. Estavamos viajando num ônibus novo e logo que paramos pr apegar mais algumas pessoas no caminho o Stephen não conseguia abrir a porta no ônibus! Hehehe... mais um motivo pra darmos boas risadas.
Durante a viagem ele contou várias histórias interessantes sobre a Irlanda do Norte. Aí vai uma introdução by Wikipédia ;)
O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, mais conhecido como Reino Unido (em inglês UK), é um país insular soberano localizado na costa noroeste da Europa. O Reino Unido inclui a ilha da Grã-Bretanha, a parte nordeste da ilha da Irlanda e muitas ilhas pequenas. A Irlanda do Norte é a única parte do Reino Unido com uma fronteira terrestre, sendo a mesma com a República da Irlanda. É uma união de quatro nações constituintes: Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. Esses são países distintos, mas governados por um sistema parlamentar com a sede em Londres, a capital, e fazem parte de uma monarquia constitucional com a Rainha Elizabeth II sendo a chefe de Estado. Belfast é uma cidade do Reino Unido. É a maior cidade e capital da Irlanda do Norte e da província de Ulster, sendo a segunda maior cidade na ilha da Irlanda. Enquanto a população dentro dos limites da cidade é de cerca de 275.000, cerca de 750.000 pessoas vivem na área da Grande Belfast.
DSC_0064 [1024x768]
Um erro comum é chamar a Rainha da Elizabeth de Rainha da Inglaterra, porém a denominação correta é "Rainha do Reino Unido de da Irlanda do Norte"!

Todos aqueles que nascem na Irlanda do Norte tem direito a ter o passaporte irlandes além do passaporte britânico. Cerca de 55% da população se diz irlandesa, leia-se católica, enquanto os outros 45% se caracterizam como britânicos. Essa pequena confusão entre religiões, cidadanias e cultura, obrigam os irlandeses (da República da Irlanda) a mandarem 22% dos seus impostos pagos pra UK, dinheiro o qual deveria ser aplicado na Irlanda do Norte. Claro que isso não acontece né. Um fato engraçado é que a Presidente a República da Irlanda é de Belfast, mas se diz irlandesa com passaporte irlandes e tudo mais. Apesar de ser irlandesa, a lei diz que irlandeses nascidos da Irlanda do Norte não podem votar na República da Irlanda, ou seja, ela não pode votar nela mesma! Mary McAleese está no poder desde 1997. A Ilha da Irlanda tem uma população de 5,5 milhões de pessoas, 4 milhões da República e 1,5 milhões na Irlanda do Norte. Porém como a Irlanda ajudou a colonizar vários países, existem cerca de 42 milhões de passaporte irlandeses no mundo!
O Stephen nasceu em Derry (Londonderry), na Irlanda do Norte, mas tem um orgulho enorme de ser irlandes. No caminho ele foi nos contando essas além de outras histórias.
Outra coisa que aprendi com ele foi que o Halloween é uma tradição irlandesa! Foi levada pros EUA pelos imigrantes irlandeses e hoje em dia todo mundo achar que Halloween é cultura americana! Segundo o Stephen, o maior Halloween do mundo acontece em Derry.
Na Irlanda do século V (a.C), o dia 31 de outubro fazia parte de um conjunto de quatro datas comemorativas do calendário celta que marcava a transição das estações, o período de plantação e colheita, e o ciclo vital da Terra. A expressão Halloween tem origem na contração errônea da expressão inglesa All Hallows Eve (que significa Dia de Todos os Santos).

DSC_0029 [1024x768]Fazendo uma pausa nas "aulas", paramos em Drogheda, uma cidade de 30 mil habitantes no interior da Irlanda, pra conhecermos a St. Peter's Cathedral. O fato curioso dessa Catedral é que há uma cabeça exposta no lado do altar! Aquele era St. Oliver Plunkett, enforcado em 1681. Ainda dei uma volta pela cidade e depois seguimos viagem.
Andamos mais alguns quilometros pelo interior até chegarmosDSC_0038 [1024x768] no "Monasterboice Celtic Crosses", as ruínas de um monastério construído há quase 1000 anos atrás! Lá havia um cemitério antigo onde pudemos ver se perto a famosa cruz celta. Nos 15 minutos que passamos lá, o tempo estava lindo e as fotos ficaram ótimas.
Mais uma hora de viagem e chegamos em Belfast.
Belfast tem sido a capital da Irlanda do Norte desde sua criação em 1921. Uma vez que começou a surgir como cidade principal no século XVIII também tornou-se tristemente sede de conflitos entre Católicos (agora chamados de nacionalistas) e Protestantes (frequentemente chamados de leais). O mais recente episódio destes conflitos ocorreu de 1969 até aos finais dos anos 1990.
A cidae testemunhou o pior dos conflitos na Irlanda do Norte. O Acordo da Sexta-feira da Paixão encorajou a reconstrução da cidade em larga escala, tais como a Victoria Square, o Titanic Quarter e Laganside incluindo o novo complexo Odyssey e o ponto de referência Waterfront Hall.
DSC_0089 [1024x768]
O passeio no "Black Cab" de Belfast explica sobre a história e principalmente sobre a situação entre protestantes e católicos na cidade. Cada grupo mora em um lado diferente da cidade, e são divididos por um muro de 27 km de extensão! Existem portões entre os lados mas eles são fechados durante a noite. O IRA(Irish Republican Army) é uma organização militar que tem como objetivo reintegrar a Irlanda do Norte à República da Irlanda. Hoje em dia, o Ira conta com cerca de 200 membros. Segundo o Stephen eles não tem mais tanta força e não são "espertos" nas suas ações.
DSC_0084 [1024x768]

A moeda na Irlanda do Norte é a libra esterlina. Além da libra estar desvalorizada com relação ao euro, os impostos cobrados por lá são bem mais baixos do que no sul. Isso faz com que muita gente vá pra lá fazer umas comprinhas, principalmente artigos eletrônicos. Eu, como não tinha pretensão de comprar nada além de souvenirs, nem procurei nada. Economizei quase 4 euros por comprar os meus souvenirs em Belfast e não em Dublin!
Antes de voltarmos pra Dublin ainda passamos pelo Campus da Universidade de Belfast. O Stephen estudou Política e História lá. Segundo ele a Universidade é de graça, mas ele tinha só 6 horas de aula por semana! O resto do tempo eles vão em pubs,huehue. Existem muitos asiáticos estudando lá, e esses eu tenho certeza que ficam estudando! Hehehe...
Saímos de Belfast pelas 16hrs e chegamos em Dublin quase 18:30! O povo veio pescando enquanto o Stephen tentava contar mais algumas histórias, hehe.
Ele ainda tentou nos encorajar a sair naquela noite, mas como eu estava sozinha, nem me pronunciei. Dessa vez não tinha encontrado ninguém pra sair comigo e não tive coragem de ir sozinha. Uma bobagem já que nunca veria ninguém de novo né.. mas enfim, resolvi esperar a Ane chegar pra sairmos no domingo =D
É isso então, Dublin parte 2 estará logo por aqui!

3 comentários:

  1. sério? foi pra belfast de grátis mesmo???? ahhh! adorei! hahah
    melhor q pagar pra ver os cliffes, for sure! ;D

    ResponderExcluir
  2. Que horror!
    Não tem foto da cabeça do enforcado? srrsrsr
    Que idéia...

    ResponderExcluir
  3. Voce foi pra o "Giant Causeway". É muito bonito. Eu adorei quando foi lá.

    ResponderExcluir