quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Irlanda

A Irlanda, ou República da Irlanda, é um país de abundante vegetação, pitorescas cabanas de sapé e pubs cheios de música e poesia. Apesar do rápido crescimento econômico e de mudanças políticas fundamentais, a indústria do turismo sustenta a imagem de felicidade rural e o genuíno bom humor do povo faz da Irlanda um lugar onde o visitante é muito bem recebido.


A história e a religião criaram duas comunidades diversas na Irlanda, onde a maioria protestante do norte está determinada a continuar parte do Reino Unido. Os tiroteios e as explosões na Irlanda do Norte denegriram a imagem do país, mas o Acordo da Sexta-Feira Santa de 1998 trouxe novas esperanças de paz.

Apesar dos problemas, os irlandeses mantêm uma atitude positiva de calma e otimismo. As duas partes da ilha têm uma população jovem e educada. A República da Irlanda, que já foi um dos países mais probres da UE, hoje tem uma história de sucesso. Os subsídios da união Européia possibilitaram melhorias à infraestrutura de transportes, e muitas multinacionais, principalmente dos setores de computação, químico e de telecomunicação, abriram subsidiárias no tereritório. Desde 1990 a economia tem apresentado crescimento anual entre 7% e 11%. Além de permanecer no país, os jovens estão retornando do exterior. No entanto, com toda essa revolução tecnológica, a agropecuária continua sendo a base de sustentação econômica; os rebanhos de gado leiteiro ocupam ricas pastagens e os de carneiros os pastos mais pobres das regiões montanhosas. O povo irlandês também tem um talento especial para criação de cavalos de corrida.
O gaélico foi a língua falada na Irlanda até o século 16, quando o domínio inglês a fez entrar em declínio. Hoje a nação é oficialmente bilíngue e 35% da população adulta afirma saber um pouco de gaélico. Muitos o falam frequentemente, mas talvez só 3% o usem regularmente. Um certo conhecimento da língua é necessário para admissão nas universidades e em algumas carreiras do serviço público. Mas a cultura irlandesa não se perdeu. O povo tem amor genuíno pelas lendas, pela literatura e pelas canções irlandesas, e os festivais são parte vital da comunidade. A música folclórica e a música moderna convivem nos concertos e nos shows improvisados nos pubs locais.
A principal atração da Irlanda é sua capital, Dublin, onde a vida noturna e a maioria dos pontos turísticos se concentram no centro. No restante do país o ritmo de vida é lento e o que mais chama a atenção é a paisagem: das imensas pastagens, pântanos e lagos do centro da ilha às montanhas e terras rochosas do sudoeste do país.
Embora seja uma cidade pequena, Dublin é famora por seus muitos pubs e sua rica herança cultural. O rio Liffery, que corta a cidade, está na origem de sua prosperidade. O porto de Dublin entrou em atividade no início do século 9, quando os vikings fundaram um de seus maiores povoados fora da Escandinávia. Desde então, e ao longo de séculos, a cidade tem sido palco de guerras e conflitos. No século 20 consolidou Dublin consolidou sua identidade e hoje é uma cicdade moderna e próspera, com orgulho de seu valoroso passado. Hoje vivem em Dublin e arredores pouco mais de 1 milhão de pessoas.
E é pra lá que eu estou indo!
Fonte: Europa, Guia Visual Folha de São Paulo.

2 comentários:

  1. Eu ainda vou para a Irlanda um dia, mas meu sonho meeeeesmo é a Finlândia!

    :D

    ResponderExcluir