terça-feira, 30 de março de 2010

Há dois anos atrás...

Queridos Jäger!

Há dois anos atrás sentíamos um nervosismo, uma ansiedade que pulava do nosso peito. Depois de muito trabalho, preocupacoes e principalmente boa vontade, o dia da estreia do Jäger Volkstanzgruppe chegou!

O tempo passou e o grupo de hoje nem parece aquele que dançou "Sieben Schritt" naquele 29.03.08. Hoje somos muito mais organizados, fortes fisicamente, e dançamos com muito mais técnica. Digo "somos" porque, mesmo não estando tão presente quanto gostaria, me considero parte dessa conquista.


Você não tem ideia do quão orgulhosa eu sou dessa nossa "família Jäger"!

Parabéns a nós!
Abraço apertado!

sábado, 27 de março de 2010

"Fix und fertig"


Olá pessoal!

Desculpem-me pela ausência dessa semana, mas não aconteceu muita coisa diferente nessa semana não.

Meu curso não tem horário fixo.. às vezes é de manha, outras à tarde, e no meio tempo estou ou na medioteca, ou caminhando, ou em casa. Eu estou tão concentrada nesse objetivo que ontem até passei meio mal, fiquei meio nervosa, desanimada com a vida ou simplesmente cansada.. sei la.

Meu ultimo final de semana não foi la dos melhores e por isso decidi que faria alguma coisa hoje pra não me desanimar de novo. Fui visitar o "Landesmuseum für Arbeit und Technik". Acho que já falei dele aqui no blog. Lá eles demonstram leis da física, como as primeiras máquinas foram desenvolvidas, além de outras exposi
çoes especiais, e o motivo da minha visita no museu era por causa de uma exposição sobre Nanotecnologia! Beeem legal! Depois descobri uma outra sobre Biotécnica, mas aí eu estava muito cansada e resolvi deixar pra visitá-la na próxima visita ao museu.

Como não poderia ser diferente, dei uma passadinha no centro antes de voltar pra casa... dei uma volta, comi um bretzel, tirei umas fotos e quando não aguentava mais andar voltei pra casa.


Não criei muitas expectativas pro dia de amanha. O tempo está feio e acho que vou ficar por aqui mesmo... vou no máximo no cinema.


E vocês aí, sentindo muito a minha falta? É, eu sei que sim! Hehehehe...

Mas tá passando rápido.. agora me restam menos de 4 semanas de vida boa!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Mannheim

A Alemanha me surpreende a cada dia!

Vocês sabiam que aproximadamente 20% da população das grande cidades alemãs é constituída por estrangeiros? E que esse número cai pra 1-2% quando essas cidades se localizam na antiga Alemanha Oriental? Incrível não é?!

Ela também nos contou que Mannheim é tida como um exemplo de integração cultural no país.
Oficialmente, cerca de 25% da população daqui é estrangeira... só que esse número chega à 40% quando contabilizamos aqueles estrangeiros com passaporte alemão, que tem ascendência de outro país.

No noroeste do estado de Baden-Württemberg se encontra a região industrial conhecida como Triângulo Reno-Necar (Rhein-Neckar-Dreieck), formado por Mannheim, Ludwigshafen e Heidelberg e sua população é de 310 mil habitantes.
Ponte entre Mannheim e Ludwigshafen

Mannheim se encontra exatamente na confluência dos rios Reno e Necar. Esta localização privilegiada permitiu o surgimento de um dos maiores portos fluviais da Europa e de um importante entroncamento ferroviário e rodoviário. Por Mannheim passam diariamente cerca de 100 trens e a cidade é ponto de encontro de 7 rodovias.
Em comparação com outras cidades européias Mannheim é uma cidade relativamente jovem. Seu plano atual remonta a 1606 e se parece com um tabuleiro de xadrez, um rasgo exótico no velho mundo, o que dá à cidade o apelido de "Quadratestadt" (cidade dos quadrados). A parte da cidade que conserva esta distribuição é conhecida como Mannheimer City. Esta particularidade se reflete no endereço postal; uma casa de estudantes, por exemplo, tem o endereço "G7, 26", onde G7 indica o quarteirão e 26 o número da casa neste quarteirão.
Depois de ter seu castelo em Heidelberg destruído em uma guerra, o regente da região (Kurpfalz) mudou sua residência para Mannheim e ordenou em 1720 a construção às margens da City de um dos maiores castelos barrocos do Mundo. Ele possui cerca de 400 quartos e 1387 janelas. Também às margens da City se encontra a Friedrichsplatz e a Wasserturm (Torre da Água), construída em 1907 e rodeada por fachadas em estilo romântico, e que a marca registrada da cidade.
Empresas mundiais poderosas controlam o fluxo desta economia dinâmica, tirando proveito da sua localização no centro da Europa, da infra-estrutura excelente e da proximidade a instituições de educação e ciência. Mannheim desfruta da sua reputação de “Centro da língua alemã”, graças ao Instituto Bibliográfico (editora Dudenverlag) e ao Instituto de Língua Alemã. E Mannheim tem carisma, ela espalha uma aura de simpatia, abertura e hospitalidade.

Com a sua localização única e suas redondezas interessantes, Mannheim prolifera com seus trunfos culturais. Quer seja teatro, concertos, artes pequenas ou grandes, seja um museu ou exposições de arte, aqui brilha um coquetel cultural, que vale a pena conhecer. Palácios e castelos convidam para uma visita. Belas estâncias climáticas e o charme das termas, até mesmo o clima ameno, atraem turistas de perto e de longe que estão à procura de regeneração. A boa cozinha, a famosa tradição da vinicultura e a paisagem diversificada atraem inúmeros visitantes durante todo o ano. Eles amam o estilo de vida alegre e cosmopolita da região e da sua gente, frequentemente citado. E ele, o Luisenpark, um dos parques mais bonitos da Europa, situado no centro da grande cidade.

Uma das atracoes da cidade é o Landesmuseum für Technik und Arbeit (Museu da Tecnologia e no Trabalho). Inaugurado em 1990, exibe acervo de equipamentos históricos, pois na cidade nasceram muitas invencoes que hoje se tornaram parte da nossa vida cotidiana. Em 1817, o Barao Karl Friedrich von Sauerbronn apresentou aqui sua primeira bicicleta e, em 1886, Carl Friedrich Benz exibiu seu primeiro automóvel, produzido em uma fábrica perto da cidade.


Fonte: http://www.hs-mannheim.de/FHweb_englisch/campus/rhnt_port.html, http://en.structurae.de/photos/index.cfm?JS=12139, goethe.de e Wikipedia

domingo, 21 de março de 2010

Goethe-Institut

Acho que a minha escolha pelo Goethe-Institut foi muito feliz, por isso resolvi fazer um post sobre o instituto aqui no blog.
O Instituto Goethe ou Goethe-Institut é uma instituição alemã sem fins lucrativos que tem por objetivo divulgar pelo mundo, em especial países não-falantes do idioma alemão, a língua e a cultura alemã. Sua principal atividade é voltada para o ensino da língua alemã como segundo idioma. O segundo objetivo do instituto é fortalecer as relações culturais internacionais da Alemanha.
O instituto recebeu seu nome em homenagem ao poeta alemao Johann Wolfgang von Goethe.
O Instituto Goethe foi fundando em 1951 como sucessor da Deutschen Akademie (fundada em 1925). Inicialmente o objetivo principal foi o ensinamento da língua alemã a professores estrangeiros. A partir de 1953 o instituto começou também a oferecer cursos de alemão a estudantes, e no mesmo ano iniciou um programa para divulgar a língua alemã em outros países. Entre 1959 e 1960 todas as instituições culturais governamentais da Alemanha até então existentes em outros países, foram unificados, fazendo parte do Instituto Goethe hoje em dia.
O instituto é uma organização sem fins lucrativos com sede em Munique. Atualmente existem 13 centros do Instituto Goethe na Alemanha e 129 centros espalhados em 81 países.
O Instituto Goethe possui 6 centros no Brasil. Eles localizam-se nas cidades de Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador.

Pra aqueles que ainda não se convenceram de que estudar alemão também tem sua parte boa, aí vão 10 motivos para aprender alemão:

1. A Alemanha é o maior exportador do mundo.
2. O alemão é a língua mais falada na União Européia.
3. 18% de todos os livros no mundo inteiro estão escritos em alemão.
4. Muitas empresas internacionais têm sua sede na Alemanha.
5. O alemão não é mais difícil de aprender do que muitas outras línguas.
6. O alemão é a segunda língua mais usada nas ciências
7. O alemão é a língua de Goethe, Nietzsche e Kafka. Também Mozart, Bach, Beethoven, Freud e Einstein falavam alemão.
8. Quem fala e entende alemão tem mais acesso a cultura e aumenta as suas chances no mercado de trabalho.
9. Quem estuda alemão tem acesso a um importante campo intelectual, econômico, cultural e histórico da Europa Central.
10. Em muitos países a maioria dos turistas são da Alemanha.


Bons estudos!

(Fonte: Wikipedia e goethe.de)

sábado, 20 de março de 2010

Primavera 2010

Enfim a primavera!

Os alemães não viam a hora desse longo inverno acabar. Ainda nevou por aqui no final de semana passado, mas essa semana foi, posso dizer, bem primaveril! =)
Sol, temperaturas entre 14°C e 18°C, assobios, corridas no parque, sorrisos, enfim, bom humor!
Na ultima sexta-feira o único assunto era o de como o tempo estava bonito e que graças a Deus o inverno tinha passado.

Sim, o inverno (pelo menos teoricamente) já acabou, mas isso não quer dizer que o frio se foi. Olhando meus relatos do ano passado, descobri que no final de marco ainda nevou em Breitenborn. Casos isolados acontecem e pode ser que por estarmos perto da floresta, a temperatura ficou menor e acabou nevando. Mas nada comparados com aquelas temperaturas negativas que nunca iam embora.

Hoje o dia não está tão bonito como a semana que passou, mas temos um motivo pra comemorar: a primavera começou!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Nina em Mannheim

Apesar de estar a uns 100km de Breitenborn, tive que pegar dois trens pra chegar em Mannheim. Fui até Frankfurt de RE, de la peguei um ICE e em 40 minutos tava aqui. Quem me via com todas aquelas malas deveria achar que eu estava de mudança... não que fosse muito diferente disso, né?
10 minutos de taxi e cheguei no Studentenwohnheim, o prédio de estudantes do Goethe ontem eu vou morar. Tive que esperar alguém do Goethe vir ate aqui me dar a chave e mostrar a cozinha, banheiro, quarto, etc... e depois trazer tudo pra cima. A minha sorte é que foi só um lance de escada e depois pude usar o elevador! Não tinha ideia de como iria levar aquele chumbo todo pro 4° andar =S ... By the way, meu novo endereço é: Hans-Sachs-Ring, 5. Mannheim - 68199, Deutschland =)


Meu quarto é bem legal! Tratei de tirei tudo das malas e tentei organizar as coisas já de cara pra poder descansar logo. Mas não antes de ir no mercado né... Ahhh o mercado, haja controle pra não sair comprando todas aquelas coisas gostosas que só a Alemanha te proporciona! Hahaha!

Depois de uma boa noite de descanso (parece que eu nunca vou recuperar o sono atrasado!) saí de casa pra conhecer as redondezas ainda antes do almoço, porque às 14hrs teria que estar no Goethe pro meu primeiro dia de aula.

Gente, o Goethe é muito legal! A profe é legal e os meus amiguinhos também! Hahaha.. brincadeirinha! :P
Mas sério, as salas são claras, tudo é bem organizado, os professores são bons e a biblio/medioteca é otima! Claro que já comecei aproveitando tudo, porque tenho certeza de que esse mês por aqui vai passar voando!

Juízo enquanto eu estiver por aqui! =D
Abraço de urso!

quarta-feira, 17 de março de 2010

O bom filho à casa torna

Olá pessoas!..
Sim, eu estou viva!..

Não sei bem porque andei meio desaparecida do blog, mas voltei... pelo menos pelas próximas semanas! =D

Yaayy.. cá estou eu na terrinha novamente!

Logo que saí do aeroporto (15.03.2010) e vi Frankfurt, percebi que não tem jeito, eu me sinto mesmo em casa aqui. Neve tinha pouca (só naqueles lugares onde não bate o sol,) mas nos primeiros instantes que minha pele entrou em contato com o ar daqui, já senti tudo cortando... haja hidratante!

Logo que cheguei, fui direto pra Breitenborn. Um trem até Frankfurt, outro até Gelnhausen e então um ônibus cheio de estudantes saindo da escola. Ufa! Cheguei em casa!..
A Sophie e as crianças tinham ido pra Bélgica, mas a Meri abriu a porta pra mais nova desabrigada da Alemanha, hehehe! Conversamos e fui começar a empacotar as coisas de inverno que havia deixado lá pra quando eu voltasse. Gente, pra que tanta coisa?! Consegui encher e deixar as minhas 3 malas pesando igual chumbo!

Quando eles chegaram da Bélgica foi uma alegria só.. o Tassilo não se continha de tanta felicidade.. só ficava fazendo macaquisse e a Maddy não desgrudava, uns fofos! Ai quanta saudades!

Eles voltaram imundos de la e a Sophie falou que vieram já na viagem falando que queriam que EU desse banho neles... como é que eu poderia negar ! Aproveitei o embalo e lá fomos nós!.. Eles estao bem mais terroristas mas mantive eles sob controle, huahuahua.

Continuei minha arrumacao enquanto eles brincavam e à noite teve a comida brasileira preferida dos Ysenburg: pao de queijo com goibadada!..

No outro dia queria ter acordado cedo, mas quando vi já eram quase 11hrs. Tinha muito sono pra recuperar...
As crianças na tinham ido pro jardim então carreguei elas comigo até o correio e depois fui no parquinho com o Tassilo. Foi então que ele me disse que queria ficar mais tempo lá brincando. Eu disse que não dava porque a gente tinha que almoçar e logo eu tinha que ir pra estacao de trem . E ele: "Nina, eu não quero que você vá.. quero que você fique mais um dia, e mais um dia, e mais um dia, e mais um, e mais um, e mais um,... e sóóó depois vá pra estacao! =(".
Gente, quando ele me falou isso, me cortou o coração! Pensem nas saudades que ele estava.. e no jeito que eu fiquei quando percebi que eu era tão importante pra ele!.. Ele quase chorou e eu chorei meRRmo...

Meu trem era às 13:53, mas falei pra Sophie que era às 13:45. Ela sempre se atrasa e eu não queria ter que carregar aquele chumbo de malas às pressas até a outra plataforma. No final ela e as crianças ficaram lá até o meu trem chegar =D

O destino agora era Mannheim!