domingo, 21 de março de 2010

Goethe-Institut

Acho que a minha escolha pelo Goethe-Institut foi muito feliz, por isso resolvi fazer um post sobre o instituto aqui no blog.
O Instituto Goethe ou Goethe-Institut é uma instituição alemã sem fins lucrativos que tem por objetivo divulgar pelo mundo, em especial países não-falantes do idioma alemão, a língua e a cultura alemã. Sua principal atividade é voltada para o ensino da língua alemã como segundo idioma. O segundo objetivo do instituto é fortalecer as relações culturais internacionais da Alemanha.
O instituto recebeu seu nome em homenagem ao poeta alemao Johann Wolfgang von Goethe.
O Instituto Goethe foi fundando em 1951 como sucessor da Deutschen Akademie (fundada em 1925). Inicialmente o objetivo principal foi o ensinamento da língua alemã a professores estrangeiros. A partir de 1953 o instituto começou também a oferecer cursos de alemão a estudantes, e no mesmo ano iniciou um programa para divulgar a língua alemã em outros países. Entre 1959 e 1960 todas as instituições culturais governamentais da Alemanha até então existentes em outros países, foram unificados, fazendo parte do Instituto Goethe hoje em dia.
O instituto é uma organização sem fins lucrativos com sede em Munique. Atualmente existem 13 centros do Instituto Goethe na Alemanha e 129 centros espalhados em 81 países.
O Instituto Goethe possui 6 centros no Brasil. Eles localizam-se nas cidades de Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador.

Pra aqueles que ainda não se convenceram de que estudar alemão também tem sua parte boa, aí vão 10 motivos para aprender alemão:

1. A Alemanha é o maior exportador do mundo.
2. O alemão é a língua mais falada na União Européia.
3. 18% de todos os livros no mundo inteiro estão escritos em alemão.
4. Muitas empresas internacionais têm sua sede na Alemanha.
5. O alemão não é mais difícil de aprender do que muitas outras línguas.
6. O alemão é a segunda língua mais usada nas ciências
7. O alemão é a língua de Goethe, Nietzsche e Kafka. Também Mozart, Bach, Beethoven, Freud e Einstein falavam alemão.
8. Quem fala e entende alemão tem mais acesso a cultura e aumenta as suas chances no mercado de trabalho.
9. Quem estuda alemão tem acesso a um importante campo intelectual, econômico, cultural e histórico da Europa Central.
10. Em muitos países a maioria dos turistas são da Alemanha.


Bons estudos!

(Fonte: Wikipedia e goethe.de)

Nenhum comentário:

Postar um comentário