quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Forest Decline

Bom, gastei muito do meu precioso tempo na preparação do seminário sobre "Forest Decline" (declínio florestal) pra ele ficar jogando num canto e eu nunca mais ouvir falar disso. Portanto, resolvi escrever um post sobre esse assunto interessantíssimo!

Se você pensa que declínio florestal é a mesma coisa que desmatamento, deve continuar lendo esse post, porque você está completamente enganado! Hehehe...

"Waldsterben", o termo alemão pra declínio florestal, surgiu no começo dos anos 80 e foi descrito como sendo a morte progressiva de florestas sendo resultado da poluição do ar.
Dano foliar e mortalidade aconteceram em florestas de regiões na República Tcheca e Alemanha, e foram causadas por altas concentrações de dióxido de enxofre (SO2), ou seja, ar poluído.

A chuva ácida é produzida por dióxido de enxofre e óxido nítrico (NO).
SO2 é produzido por queima de combustível fóssil em usinas e indústria. Na atmosfera, SO2 reage na presença de luz solar gera ácido sulfúrico. NO é basicamente produzido por automóveis/caminhões/ônibus e na atmosfera resulta em ácido nítrico. Esses ácidos "lavam" o solo e muitos minerais importantes para as plantas (Ca, Mg, P e K) são perdidos.

O alumínio está presente na água, solo e ar, mas a maioria está na forma de silicato de alumínio, que não causa nenhum problema para os seres vivos. A pequena quantidade que está na forma livre e solúvel é capaz sim de influenciar sistemas biológicos. Tem como mecanismo de ação a substituição dos íons cálcio no apoplasto e assim reduz o número de lugares para ligação e absorção de cálcio na célula. Isso causa problemas na estrutura da parece celular.
Outro problema é que o alumínio tóxico(livre) se torna mais disponível em baixo pH, ou seja, a chuva ácida ajuda o alumínio na sua ação tóxica.

Ozônio é uma molécula com 3 átomos de oxigênio. É produzida quando o raio UV quebra a molécula de oxigênio(O2) em dois átomos de oxigênio.
Esses oxigênios são altamente reativos e rapidamente colidem com outra molécula de oxigênio, formando assim O3.

http://www.atm.damtp.cam.ac.uk/people/efs20/ozone/node3.html


Na estratosfera (15-20km) o ozônio protege a vida na terra absorvendo os raios UV emitidos pelo sol. Porém na troposfera (onde nós vivemos) o ozônio é extremamente perigoso pra saúde dos seres vivos. Em plantas o ozônio causa danos a clorofila, reduzindo assim a fotossíntese e crescimento. Ele entra nos estômatos durante a troca gasosa e como é um forte oxidante acaba causando clorose e necrose.

Mas o declinio florestal não pode ser explicado apenas por um fator, mas sim por uma interção entre diversos fatores. Por exemplo, uma árvore saudável que vive em uma condição de stress (baixas temperaturas, seca, poluição do ar, ect) pode desenvolver doenças e desse modo, se tornar mais susceptíveis a insetos ou fungos.

Na década de 80, os ecologistas não tinham a menos noção do que estava acontecendo com as florestas na Europa. A perda das folhas pelas árvores e a cara de doente das florestas não podia ser explicada por nenhum fator conhecido. Foi então que se começou a pensar na poluição do ar e BATATA! No começo da década de 80 cerca de 25% das florestas européias eram classificadas em severamente afetadas pela "Waldsterben" e o resto delas estavam sofrendo sintomas. Ninguém sabia exatamente se elas iriam se recuperar dessa intoxicação em massa, mas mais uma vez a natureza reuniu forças e venceu mais essa batalha. Porém a guerra continua... estima-se que 30% das florestas no mundo estejam sofrendo com a chuva ácida.

E aqui vai um link pra que gosta de mato e mora na cidade: Forest Life =)

"Cuidar da Natureza é Cuidar da Vida!"

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post...esclareci algumas pequenas duvidas sobre o trabalho que estou fazendo para uma disciplina da faculdade sobre Estresse em Plantas.

    Obrigada!^^

    ResponderExcluir