domingo, 12 de dezembro de 2010

Separando o lixo

Antes de ir morar com os Ysenburg, eu já costumava separava o lixo lá de casa em "reciclável" e "não reciclável".

Quando vim pra cá, tive que me adaptar com os tantos tipos de lixeiras e hoje morro de dor na consciência quando não consigo jogar o lixo na lixeira certa. Aqui vão algumas categorias:

http://www.schreibwaren-info24.de/category/bueromaterial/

Gelbe Tonne (amarelo)
Essa lixeira é destino de praticamente todas as embalagens plásticas e metálicas. As embalagens Tetrapak também vão nessa lixeira porque tem um plástico na parte de dentro e geralmente possuem uma tampa plástica. Geralmente, na embalagens dos produtos tem um símbolo dizendo que aquela embalagem deve ser jogada no Gelbe Tonne.

Bioabfall (verde)
Nesse lixo vão folhas, plantas, restos de comida, ou seja, qualquer coisa que possa ser decomposta. Mas cuidado, não jogue restos de carne crua nesse lixo... eles atraem ratos, raposas e outros animais.

Altpapier (azul)
Todo tipo de papel. Jornal, embalagens, papéis impressos, ect. Mas tenham bom senso, papel higiênico não é reciclável!

Glas
Em cada bairro existe um container para vidros de diferentes cores. Você vai acumulando as garrafas, vidros de conserva em casa e então os leva até os containers que são divididos por cores de vidro.
http://www.corbisimages.com/Enlargement/42-15241330.html

Restmüll (preto)
É o resto. Tudo o que não foi jogado nas lixeiras anteriores.

Sperrmüll
Uma vez por ano todo mundo dá uma geral em casa e pode se livrar de móveis, eletrodomésticos, bicicletas, brinquedos grandes, carrinhos de bebê,... Lembro que a Sophie saía catando o lixo dos outros no dia do Sperrmüll. Acho que muita gente faz isso, até porque o que um não quer, pode ser útil pra outra pessoa.

Sondermüll
Sabe aquelas latas de tinta ou verniz, cola, agrotóxicos, adubos, baterias, termômetros, latas de spray, ou qualquer outro produto químico que a gente não sabe o que fazer? Eles são acumuladas e uma vez por ano podem ser recolhidas pela coleta de lixo da cidade.


Em todas as casa tem que ter as super lixeiras onde se acumula os principais lixos (gelbe Tonne, papel e Restmüll e Bio), porque é neles que o lixo é coletado. A prefeitura possui um calendário anual de coleta de lixo. Lá em Breitenborn papel e gelbe Tonne eram recolhidos uma vez por mês, Bio e Restmüll a cada duas semanas (no verão toda semana).http://www.kaleidoshop.de/produktkatalog/14335873.html
Caminhão de lixo alemão.

Pra quem entender alemão, aqui está um .pdf bem legal pra quem mora aqui e não sabe como separar o lixo.

Eu sei que em São Bento e em Curitiba tem coleta de lixo reciclável.
Leve a sua sacola ecológica quando for ao mercado. Na Alemanha, se você não levar a sua, ou você compra uma sacola por €0,10 ou €0,20, ou leva tudo na mão.

Para mais informações e dicas sobre como produzir menos lixo no Brasil: http://planetasustentavel.abril.com.br/lixo/

Artigo "Consciência coletiva pela qualidade de vida" no site Brasil Alemanha.

6 comentários:

  1. Parabéns pela fantástica reportagem. Uma vaga no curso de jornalismo pra vc. haha.

    Aproveitei pra fazer propaganda do post-matéria.

    Bussi!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quanta lixeira para usos bem específicos! Se jogar o lixo no lixeira errada é multado? Ou quem recolhe o lixo na sua casa nem observa se está certo ou errado? Porque ai tem mais categorias que nós temos aqui no Brasil.
    Eu ia escrever em português em cada lixeira p lembrar hehehe...

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Su!
    Nao sei se as pessoas sao multadas, mas eu acho que eles sempre olham dentro do lixo pra ver se a pessoa colocou o lixo dentro da lixeira certa.
    Esqueci, mas já já vou colocar uma foto do caminhao de lixo aqui.. é bem interessante como eles fazem a coleta.

    ResponderExcluir
  4. Olá Nina ! Morei na Alemanha a 13 anos atrás e sempre me chamou atenção a organização do lixo e disciplina da maioria dos moradores.
    A onde eu morava se colocasemos um lixo errado para reciclar no lixo que era orgânico ganhava uma adivertência chamando atenção e da próxima vez se repetisse ganhariamos multa, pois recebiamos um calendário anual com horários e dia da semana que cada cor de lixo passa.Amei a matéria. Daiane

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por comentar, Daiane!
    Passe mais vezes por aqui =)

    ResponderExcluir