sexta-feira, 17 de agosto de 2012

À procura por emprego

Enquanto todo mundo acha que precisa terminar o mestrado pra começar a procurar emprego, eu já estou investido nisso há muito tempo. Fiz muita pesquisa pra saber o que está acontecendo no mercado, empresas onde poderia trabalhar, quais são as vagas disponíveis e, o principal, quais eram seus prerequisitos.
Tudo começou na busca ao estágio curricular, depois a um estágio pra minha dissertação até que finalmente a procura a tão sonhada vaga de trabalho!

Imprescindível pra concorrer a qualquer emprego na Alemanha (ou em qualquer lugar do mundo!) é a preparação de uma boa carta de apresentação (peça pra algum alemão corrigi-la), Curriculum Vitae (CV) sem lacunas e anexação de todos os documentos comprovando os dados que foram citados no CV. Não seja impessoal ou fale sobre seus hobbies no seu CV. Se a empresa se interessar por você e quiser saber sobre essas coisas, ela vai te perguntar na entrevista.

Aqui é muito comum que quando alguém sai de um emprego ganhe um certificado explicando sobre o período que ficou na empresa e quais atividades que desempenhou. Eu ainda estou lutando pra conseguir o meu certificado do estágio que fiz na Brenntag, já que eles "esqueceram" disso quando eu acabei o estágio lá e agora estão se enrolando séculos pra me mandar. Como no Brasil não existe esse tipo de certificado apenas o registro na carteira de trabalho (quem sabe uma ideia seria anexar uma cópia da página do registro na carteira de trabalho), adicionei uma frase na carta de apresentação explicando o porquê do anexo não conter certificados de trabalho no Brasil..

Pra que recebesse o mínimo de recusas a entrevista possível eu escolhi a dedo as vagas de emprego pra quais eu me candidatei. Como tinha muita informação sobre as empresas do mercado e suas atividades, também mandei vários CV's de iniciativa e alguns CV's a vagas que não eram muito a minha área.

No total foram 21 CV's enviados: 10 de iniciativa e 11 me candidatando a uma vaga. Recebi a grande maioria dos "nãos" das empresas que não tinham vaga aberta mas em um caso fui chamada pra uma entrevista! Das empresas procurando toxicologistas, fui chamada pra 3 entrevistas e destas 2 me ofereceram emprego, além da vaga na empresa que não procurava ninguém mas me ofereceu emprego! A maioria das respostas vieram entre 2 a 15 dias depois de ter enviado meus documentos e pouco mais de um mês depois de ter começado a procura já estava com um contrato pra assinar. De todas as 21 tentativas, só 4 empresas não me responderam nada. Fiz tudo pela internet, por email ou pelo site da empresa.

Algumas ferramentas de busca de emprego:

Pense em que palavras-chave você pretende usar nas tuas pesquisas. Não se limite a termos comuns como "biólogo" ou "farmácia". Seja criativo! Sem a palavra-chave certa vai ser difícil encontrar o emprego certo.



Um comentário:

  1. Ai que bom, sua área é muito boa, com certeza vc encontrará, pelo visto já está meio caminho andado, boa sorte mesmo, bjim :)

    ResponderExcluir