quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Amolecendo os corações alemães

Eu acho que os alemães são coração de pedra de manha, mas no final eles não aguentam e se entregam... e me surpreendem!

Durante os dois anos de mestrado a Frau Trá lá lá organizou nossos provas e notas. Sempre achei ela meio grossa e antipática, mas eis que chega o final do curso e, depois de toooodo o estresse por causa do certificado do curso (como somos a primeira turma de EnviTox ela teve que formular tudo novo e em inglês), a Frau Trá lá lá resolve abrir seu coração. Ela mandou um email em inglês de duas linhas pra nós 4, estudantes de Envitox, agradecendo o tempo que passamos juntos. Respondi agradecendo e ela mandou um email pra mim em alemão falando que estava feliz em ter nos conhecido, bla bla bla... Trocamos alguns emails nos últimos dias e ela comentou que estava doente e não poderia estar na nossa formatura. O detalhe foi que ela escreveu du/euch (você/vocês) ao invés de Sie (senhor/senhora)! Eu já escrevi um monte aqui sobre isso e sempre fico super feliz quando as pessoas me chamam por "Du". Nenhum alemão faz isso se ele não se sente próximo o suficiente de alguém, muito diferente do brasileiro que só chama por "senhor" quem é mais velho ou quem é chefe.
Um ou dois emails mais tarde ela já estava perguntando como poderia manter contato comigo! Hehehe..

Frau Tré lé lé é outra peça, mas essa eu conheci na semana passada quando fui atrás do meu novo plano de saúde. Desde o começo das nossas conversas ela foi super atenciosa e simpática. Claro que liguei pra ela 300 vezes porque sempre tinha alguma dúvida com relação ao contrato... enfim, quando eu finalmente havia entendido tudinho ela falou, "Avise quando estiver por aqui (em Ludwigshafen) pra gente se conhecer pessoalmente"!

Olha.. ainda existem pessoas compreensíveis, legais e simpáticas nesse país! Espero que no meu novo ambiente de trabalho também seja assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário