quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CNH alemã - a prova teórica



Depois de meses em segundo plano, voltei a me dedicar a esse assunto pendente em minha vida - a CNH alemã.

Na última semana me obriguei a fazer um "intensivão" no computador pra prova teórica da carteira. Usei um programa no computador (Führerschein Trainer) que continha 919 perguntas diferentes dividas em 66 questionários (30 perguntas cada). As perguntas se repetiam e com o tempo acabei fixando bem as respostas. Quando tinha dúvida, ia sinalizado as perguntas e treinava elas separadamente. O programa também dá a opção de estudar somente as perguntas de um determinado assunto. Quando precisava de alguma explicação pra uma determinada pergunta eu usava um livro de auto-escola (comprei no ebay kleinanzeige) pra pesquisar sobre as respostas. Quando estava no trem ou fora de casa estudava pelo app com o mesmo programa do computador, mas pra celular.


As questões não são lá tão fáceis já que tem tooodo um vocabulário pra se aprender, além das regras que nem sempre são iguais as do Brasil. Falei com alguns alemães e metade deles não passou na prova de primeira quando fez a carteira e ficavam com cara de ué sem entender quando eu perguntava alguma coisa sobre o assunto.

Enfim, hoje fui no TÜV e fiz a tal da prova. As questões eram quase iguais as do programa. Acho que meu programa não estava bem atualizado já que tinha feito o download a meio ano atrás.

Mesmo assim o esforço valeu a pena. Eu passei na prova sem errar nadica de nada! Aprovada com 3 estrelinhas! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário