sábado, 30 de julho de 2011

29° Schlachtfest - a prévia

Há mais de 10 anos que acompanho a escolha da Rainha e Princesas da Schlachtfest - o Bauernball - e desde que fui candidata estou nos bastidores revivendo aquela energia todos os anos. Eu amo o agito, as fotos antes da eleição, as batidinhas de marucujá pra espantar o nervosismo das candidatas e, sem sobra de dúvida, a expectativa em saber quem serão as escolhidas do ano!


Esse ano fiquei chupando o dedo já que o concurso foi adiantado para algumas semanas antes da festa e cá estou eu, estudando. Infelizmente, parece que o usual "Nina rondando as candidatas nos bastidores da eleição" vai ficar no passado pois em 2012 também não vou estar no Brasil nessa época. 

Mas não estou tããão triste assim. Pelo menos não mudaram a época da festa toda e não vejo a hora de rodar o salão até o amanhecer. Que venha a 29ª Schlachtfest!!! 

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Die Eule



Aí vão algumas curiosidades:

* A coruja é uma ave de hábitos noturnos. Seus olhos são fixos e elas podem girar a cabeça em até 270°.
* Com sua visão excepcional, audição aguçada e habilidade em voar silenciosamente, as corujas são excelentes caçadoras.
* Na cultura celta, a coruja representa sabedoria, perspicácia, discrição, iniciativa, mudança e desapego.
* Durante a idade média, acreditáva-se que as corujas fossem bruxas e magos disfarçados. Hoje em dia elas ainda são consideradas companhias de bruxas, com as quais comunicam-se espiritualmente e dividem os mesmos poderes. 
* O símbolo da deusa grega do saber, Atena, é a coruja. Também considerada o símbolo da filosofia para muitos filósofos.
* A simbologia da coruja está relacionada à inteligência, sabedoria, poder, conhecimento, intuição, mensagens, misticismo, mistério, inconsciente, observação silenciosa, independência, proteção, bravura, longevidade.

Owl

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Back in Canada...

3 years ago, I was having lunch outside when a friendly guy introduced himself and started talking to me. He was the first person I got to know in Canada and he became a big friend even though we haven't seen each other for almost 3 years.


Great time in Canada, lovely days in the Rockies... 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Rapidinhas da semana #33

* Final de semana mucho loco. Havia meses que não ficava desse jeito, mas me diverti muito mesmo não conhecendo a metade do povo com quem eu estava. Fomos numa festa anos 50/60, bem legal! O duro foi a ressaca o dia seguinte... ai ai. Nada que muita água não ajude! Hehehe...

* Agora são só mais duas provas. Estou surpresa comigo mesma porque não estou desesperada como no semestre passado. Acho que reaprendi a estudar, o que me deixa mais segura e confiante com relação ao que aprendo. Outra coisa que ajudou foi que agora não tem mais surpresa, nada ou quase nada é novidade e a maioria das minhas provas estão sendo orais. Sério, eu amo prova oral!

* Por aqui o verão acabou antes mesmo de começar. Esse ano pulamos direto da primavera pro outono. Ontem a máxima em Mülheim foi de TREZE GRAUS CELCIUS! Agora já tá beeeem mais quente e a máxima da semana baterá os 22°C na quarta-feira. Nem sei porque "gastei" peso na minha mala com roupas de verão. O jeito é guardar tudo pro ano que vem.

* Bom, aproveitando o espaço quero desejar um FELIZ ANIVERSÁRIO pras minhas miguxaséssedois, Moni e Mari Linz que estão de aniversário nessa semana!!!
Muuuitas felicidades saúde e sucesso pra vocês! Como vocês podem ver, comemorei o aniversário aqui com tudo o que tive direito! Hehehe. Beijos mil!! S2 =P

sábado, 23 de julho de 2011

Tá nervoso? Vá fazer geléia! :P

Durante o inverno praticamente todas as frutas vendidas na Alemanha são importadas da Espanha, Itália ou Brasil, Costa Rica, e outros países da América do Sul. Chega o verão e o preço das frutas cai e a variedade aumenta bastante. Cereja, amoras, groselha, morango e muuitas outras frutinhas gostosas. Com tanta fruta à disposição o verão acaba sendo época de fazer geléia!
Geléia aqui é quase tão importante quanto o pão no café da manhã. Abrindo a geladeira de um alemão, lá estão as dezenas de vidrinhos coloridos! Cada um presenteado por um amigo, que formam mosaico de vidrinhos de geléia caseira na geladeira!
Até existe um açúcar especial pra fazer geléia. Ele já vem com pectina (o que dá consistência à geléia) e a gente não precisa ficar 3-4 horas cuidando da panela no fogo.



Eu resolvi me arriscar a fazer geléia de Johannisbeere e eu acabei de descobrir que isso é groselha! hehehe...
O passo-a-passo:
Tirar as frutinhas do cacho e lavá-las.
Adicionar o açúcar (2:1 duas partes de fruta e uma parte de açucar) e amassar as frutinhas pra tirar o suco.
 
Colocar a panela no fogo e não parar de mexer! Depois de ferver, mexer por mais 3-5 minutos.
 
Despejar a geléia ainda quente nos vidros e fechar.


Está pronto! :)

Fazer alguns vidrinhos de geléia não foi tão rápido quanto eu esperava, mas a parte mais demorada foi mesmo preparar as frutas. Adorei passar o dia na cozinha, me ajudou a desligar dos estudos. Super recomendo para os estressados :P

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Enfim a recompensa!

DEZ NA PROVA DE ECOTOXICOLOGIA!!!!!! Irráááááááá!!!

Aqui na Alemanha, muitas empresas pedem o histórico escolar na seleção de candidatos a uma vaga de emprego. No mestrado todo, ecotoxicology era a única matéria na qual eu queria ficar com uma boa nota.  Eu nunca tive a pretensão de tirar 10, mas queria uma nota boa já que pretendo seguir essa área. E mesmo sem perceber eu conseguiiiii!

A prova foi oral, com os 3 professores do módulo e eu fui a última dos 4 alunos a fazê-la. É claro que eles não fizeram as mesmas perguntas pra todo mundo. Eu até acho que as minhas perguntas foram muito mais difíceis do que a dos meus colegas. Saí da sala saltitando de felicidade porque tinha conseguido falar bastante coisa, ou seja, tinha conseguido mostrar o que eu aprendi nesse semestre! Os professores alemães são bem rígidos com as notas e é muuuuito difícil alguém tirar a nota máxima. Eu não acho que fui perfeita, mas se os 3 professores concordam com isso não sou em quem vai discordar!
Tava tão feliz que abracei a nossa orientadora quando contei sobre a minha nota pra ela!! Hahaha..
Enfim uma recompensa por tanto esforço e dedicação no último ano!

Nina tá rindo sozinha... Lá lá lá lá!!! :D

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Feliz día del amigo!

O Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina. A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis." (Wikipedia)

Eu leio o blog "Buenos Aires, queridos.", e super recomendo pros amantes de Buenos Aires! Aí vai um trecho do post "día del amigo":

"Nesse dia, a rede de telefonia celular daqui fica colapsada, tamanha a quantidade de ligações e sms enviados, muuuuito mais que Natal e dia dos namorados juntos, juro! No dia do amigo, o mais importante nao é dar presente, o importante é se juntar. E nesse dia, não vale nenhuma desculpa, nenhuminha mesmo. Todos os bares e restaurantes da cidade ficam cheios de amigos (de infância, da faculdade, do trabalho, da vida toda) comemorando a amizade."

A internet facilita muito a vida de que mora longe. Lembro que quando fiz intercâmbio há 9 anos atrás. Entrava na internet umas 2 vezes por semana pra mandar emails e não tinha orkut, twitter, facebook, myspace,... receber um email daquela pessoa querida era quase como que receber uma carta! Hoje em dia conheço pouquíssimas pessoas que tenham pouco ou nenhum acesso à internet.
Confesso que não gosto muito disso. As pessoas acabam se restringindo ao Facebook pra mandar parabéns no aniversário de alguém, quando poderiam passar a mão nos seus respectivos TIM's e usar o Infinity! :P

Fico tão triste por ter meus amigos longe. Você sempre estão no meu coração, onde quer que eu esteja!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Cacarecos online

Estou viciada no ebay!
Todo dia tenho que entrar lá e perder alguns minutos olhando a minha lista de artigos em observação e pesquisar alguns outros pra coleção. Quando acho que já gastei bastante tempo com um artigo, compro o produto. Hehehe...

A mania do momento é tudo com motivos de coruja. Como já tenho uma carteira de coruja, resolvi comprar um porta moedas e um colar de coruja! 

O que compro lá é tudo baratinho, por isso não me preocupo muito. O problema é se começar a comprar demais, aí o negócio complica.

Por enquanto vou continuando nos investimentos de cacarecos! Hehehe...

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Recarregando as baterias

Finalmente chegou o dia de mais um reecontro na terra do chucrute. Na última sexta acordei cedinho é peguei um trem às 6:30 da manhã em Mülheim em direção à Frankfurt. Foram 4 horas de viagem e aproveitei o tempo pra estudar um pouco pra próxima prova.

Chegando no aeroporto de Frankfurt tive que esperar por mais de uma hora... e foi então que vejo D. Maria, tia Maga, o pai e a Marga! Aêêêê... estamos todos na Alemanha! :)



De lá seguimos para Bacharach, no vale do rio Reno, onde almoçamos e passeamos pelo vilarejo. Em Bacharach pegamos fizemos um passeio descendo o rio Reno até St. Goar e de lá voltamos à Bacharach de trem.

De carro, fomos margeando o rio em direção à Koblenz. Acabamos parando em St. Goar de novo e levamos muita sorte porque bem naquele momento estava acontecendo o desfile com o clube e a banda do vilarejo - era a Schützenfest de St. Goar!! Aí não tivemos opção se não sentar e pedir uma, hehehe.





Ainda descendo o rio paramos em Boppard, um vilarejo muito fofo onde jantamos. Já eram 22hs, estava começando a anoitecer e resolvemos tomar o rumo pro nosso hotel que ficava do outro lado do Reno. O único problema era como chegar lá! Rodamos por 1:30 tentando achar a tal ponte pra atravessar o rio e o pai teimando que não precisava de GPS e que o legal mesmo é sair perguntando. Ai ai... nem vou comentar, heheh.
No sábado acordamos cedo e seguimos direção à Mülheim. Fucei tanto até conseguir entender como o GPS funcionava pra não passar os apuros do dia anterior de novo.
Eles conheceram a minha casa e a Uni. Depois visitamos o patrimônio cultural da humanidade e principal atração de Essen, o Zollverein (uma antiga refinaria de carvão), e fomos até o Baldeneysee no sul de Essen.

As horas vão passando e nem nos damos conta. Quando vimos já era quase 18hrs e tínhamos que voltar pra minha casa porque o ponto alto do dia estava por vir - o encontro com a Família Topel! 
Antes do jantar nos encontramos na casa deles para as devidas apresentações. A ideia era seguir a pé para o restaurante ali pertinho mas bem na hora começou a chover e o jeito foi ir de carro. Comemos comida grega e demos muita risada juntos. Parecia que todos se conheciam há anos, muito legal :-)
 
No domingo de manhã fui tomar café no hotel em que eles estavam. De lá passeamos na Altstadt de Mülheim e também em Heimaterde, o meu bairro.
Agora que o GPS estava funcionando resolvemos nos aventurar e acabamos tendo muita sorte. A Marga havia falando com uma professora de Pilates de Franfurt pra saber se havia alguma coisa sobre o Josef Pilates, o "inventor" do método Pilates, aqui na Alemanha. A mulher mandou umas fotos da inauguração de um busto em homenagem a ele em Mönchengladbach, pertinho de Mülheim. O problema é que ela não tinha passado endereço nenhum, a única pista era uma placa que aparecia nas fotos: "Sonnenbar". Procurei no Google o endereço do bar e fomos pra lá na esperança de que achássemos o tal busto em homenagem ao Pilates. Não deu outra, lá estava ele! 




Almoçamos na cervejaria “Früh” em Köln. Passeamos pelas margens do Reno e visitamos a Catedral. Linda!... uma pena que logo chegou a hora de partir. 

Receber visitas quando se está longe de tudo e de todos é sempre maravilhoso. Pessoas queridas trazem boas energias que recarregam as nossas baterias. A viagem deles segue agora pro Sul enquanto eu tenho mais algumas semanas de estudos antes das tão esperadas férias de verão.

domingo, 17 de julho de 2011

3 anos de nostalgia



Três anos! 
Há 3 anos chorava incessantemente. Chorava de alegria por ter terminado mais uma etapa, mas também chorava de tristeza pois sabia que aquele seria uma despedida de muitas pessoas queridas que fizeram parte da minha vida por 4 anos e meio.





Tinha de tudo: irmãos, amigos, ursinhos, discípulos,...
Muitas coisas mudaram desde aquela primeira ideia ser farmacêutica. Novas portas, novas oportunidades, novos caminhos,...
 







Hoje não choro, mas lembro daquele tempo com saudades e muito carinho.
 
Um abraço apertado a vocês, colegas farmacêuticos!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Exame + cerveja = aprovação!

Como de praxe, toda vez que acontece algum fato importante/engraçado/inusitado/ eu venho correndo escrever.
O episódio de hoje é sobre a prova "surpresa" regada à cerveja que o nosso professor preparou pra gente!

Como vocês já sabem, meu professor acabou cancelando a nossa prova (oral) na última terça 3 hrs antes do horário marcado. Algo urgente aconteceu e ele não poderia estar na Uni no horário. Como a nossa turma é minúscula, Irina, Meng, Gary e eu achar um outro horário que todos pudessem e só estávamos esperando o professor fazer contato pra remarcar a prova. Esperamos, esperamos,... E nada!
Foi então que ontem às 22:30 recebemos o tão esperado email sugerindo que fizéssemos a prova hoje! Tentamos evitar a prova de todos os jeitos. A verdade é que não teríamos mesmo tempo pra fazer a prova hoje. Temos aula o dia todo nas quintas e não teríamos tempo pra prova. Amanhã estou indo pra Frankfurt e não poderia fazer a prova com o grupo. E pra complicar mais a situação essa é a ultima semana do nosso professor na Uni. Ele conseguiu um emprego esta se mudando pro Sul da Alemanha na semana que vem.
Mas afinal, pra que fazer a prova se ela só valeria 15% da nota e nos já teríamos passado com todos os relatórios e apresentações que fizemos durante o semestre???

Durante a manhã toda ficamos pensando se ele iria mesmo querer fazer a prova e nos fingimos de mortos até que, perto da hora do almoço, o professor aparece no laboratório onde estávamos tendo a prática! Ele meio que fez uma pressão pra fazermos a prova hoje e acabarmos logo com isso. Não era o que queríamos, mas não tivemos escolha a não ser concordar com ele.
Depois que acabamos a prática, fomos até o seu escritório. Eu já sabia que não seria tão ruim quanto pensei que fosse, mas também não imaginava que seria tão informal e tranqüilo fazer uma prova oral de uma matéria tão complicada quando aquela. Mal havíamos sentado, o professor nos ofereceu uma cerveja. Isso mesmo, uma CERVEJA! Ele fez uma festa de despedida nessa semana e convidou a gente, mas estávamos tão preocupados em estudar que não tivemos tempo de ir lá. Enfim, sobrou cerveja e ele “por acaso” tirou algumas da geladeira 5 minutos antes da nossa prova! Sério, nunca na minha vida pensei que fosse fazer uma prova tomando cerveja! Haha...

Acho que isso foi mais uma recompensa pelas horas gastas quebrando a cabeça com relatórios, seminários e prova pra matéria dele (Environmental analytics).
Média final: 82 ;-)

terça-feira, 12 de julho de 2011

Começando com o pé esquerdo

Primeiro exame do semestre foi adiado (ainda sem dada definida) porque professor teve que resolver pepinos de última hora. Só queria saber uma coisa, por que problemas tem que acontecer bem no dia da nossa prova? Humpf!
.... e eu achando que me livraria de um exame hoje.

Bom, pelo menos o dia está lindo! Vou aproveitar porque à noite já vai ter trovoada e a temperatura vai baixar de novo.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Rapidinhas da semana #32

* Essa semana fui doar sangue novamente. Acho que por ser verão, muito mais gente passou mal depois da doação. Tive que me concentrar pra não entrar na onda daqueles fracotes! XD

* Jantar no jardim: uma irmã da Frau Topel é casada com com um francês e mora na França. Eles tiveram um filha que casou com um negro e há 3 meses eles tiveram uma menina. Elas vieram visitar os Topel e aproveitei pra ir conhecer o neném e filar uma "bóia"! A menina é tipo um mini chocolate, uma fofa!

* Alemanha caiu fora da Copa do Mundo feminina. O time ficou muito surpreso por ter perdido pra um time relativamente fraco como o Japão. Com o Brasil não foi diferente. Nas quartas de final o Brasil jogou contra os EUA e as americanas tiveram muita sorte. Um gol contra no primeiro minuto, não jogaram nada o jogo inteiro e no final fizeram um gol. Não que as brasileiras merecessem ganhar... A Marta estava insuportavelmente reclamona e uma outra jogadora ficou se fazendo de machucada por TRÊS MINUTOS e depois saiu correndo na maio cara de pau. Sejamos realistas, o time feminino do Brasil merecia levar uma juntada, mas tinha que ser logo nas quartas de final?

* Semestre acabando... semana passada foi a última de aula prática, agora o jeito é se preparar pros exames. Eu achei que estava confiante e pouco nervosa quanto a isso, mas meu sistema imunológico me entregou. Apareceu uma bolha de herpes na minha boca! Já tá tudo sob controle e acho que ela não vai estourar, mas acho que agora fiquei nervosa porque descobri que meu psicológico tá nervoso. Amanhã será dada a largada para o primeiro exame!

* Os professores não estão muito afim de fazer provas escritas e por isso das 5 provas que tenho, 4 serão orais! Estudar em uma turma de 4 pessoas dá nisso.

* ... Êêêêê!!! Família chegando na Europaaa! Apesar de fazer só 3 meses que voltei, já tô morrendo de saudades e o reencontro vai me dar forças para as próximas semanas de estudo. Acho que os Topel estão mais empolgados do que eu pro encontro, heheh...

sexta-feira, 8 de julho de 2011

"Muito obrigado" é bom e eu gosto!

Uma coisa que me deixa p*%& da cara é gente que pede ajuda/favor e não agradece depois.
Muita gente entra aqui ou me acha no orkut/facebook e me manda mensagens pedindo ajuda. Eu gasto meu tempo precioso fazendo pesquisas e escrevendo um email informativo e depois que a pessoa recebe a informação, nem "muito obrigado" é capaz de responder.

A mesma coisa acontece na Uni. Um exemplo aconteceu essa semana. Gravei uma aula que o professor deu com respostas pra possíveis perguntas pro exame. Uma coleguinha do outro mestrado viu que eu estava gravando e achou a ideia ótima, mas não foi capaz de ligar o iPhone dela e fazer o mesmo. Me pediu pra eu mandar a gravação pra ela e aceitei, afinal ela havia me emprestado o material de Water Chemistry dela pra eu levar pro Brasil e estudar nas férias.
Enfim, passei os últimos dias quebrando a cabeça porque não sabia como carregar o vídeo no computador. Quando descobri mandei um email toda feliz contando que tinha dado certo e que tinha criado uma pasta no DropBox pra ela ter acesso aos arquivos. Isso foi há dois dias. Ela aceitou o convite pra ter acesso a pasta com os arquivos (recebi um email do DropBox me avisando) mas até agora não recebi uma mensagem agradecendo. Quem sabe ela acho que era minha obrigação ajudar ela já que ela me emprestou o material dela no semestre passado. A difereça é que quando eu devolvi o material, agradeci mil vezes e ainda dei um presentinho de agradecimento.

Esse tipo de coisa me deixa indignada. Eu não espero presente algum, apenas uma frase dizendo que recebeu a informação e que agradece pela ajuda.
É difícil?

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Nova aquisição

Brincando no eBay, achei essa bota, suuuper barata!
Não tinha muita certeza se comprava ou não, já que não tinha nenhum comentário sobre o produto. Acabei comprando e já pedi um número maior pra garantir o tamanho e poder usar uma meia mais grossa no inverno :)A bota é mais linda e confortável do que eu esperava. Quando fui descalçar dei de cara com um "Made in Brazil" na sola! Tive que rir, né? Heheheh...


A única certeza que tive foi a de que me dei bem e devo ter pagado pelo menos a metade do que pagaria se tivesse comprado no Brasil.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Rapidinhas da semana #31

* Só mais duas apresentações de trabalho! Amanhã me livro de mais uma, uhuuul!

* Tá acabandooo! Apesar de saber que as provas estão batendo na porta, estou muuito mais tranquila do que estava no semestre passado. Espero que não seja confiante demais!

* Fußball WM - é a única coisa que se ouve no rádio. Brasil se deu bem nos dois primeiros jogos e já está nas quartas de final. Yaaay! =D

* É, aqui no meu estado a polícia vai começar a proibir "festas de facebook". O povo começou divulgar festas públicas em ruelas ou em casa de outras pessoas depois que uma guría criou um evento no Facebook pra divulgar uma festa de aniversário (16anos) em sua casa. A espertinha configurou a festa como "pública" e milhares de pessoas compareceram a festa! Agora virou moda criar festa desse tipo o que deixa a polícia preocupada.

* Óculos - aprovado.

* Acho que o outono já começou aqui. De 7 dias da semana, só em dois as temperaturas foram além dos 30°C, nos outros mal chegaram nos 20°C! Eu quero usar meus vestidos, pôxa!

sábado, 2 de julho de 2011

Xô anemia!

Você não está se alimentando direito, não tem horário pra comer, nem perceber que já é hora do almoço, não consegue se concentrar e se sente fraco e sem disposição?
Esse é o meu caso e desconfio que a anemia me pegou!
Já estou tomando vitaminas e fazendo um esforço na cozinha.
Menu de hoje: arroz, tomate, espinafre, figado de galinha e suco de laranja!
Eu adoro fígado de galinha e moela! Me lembra dos vááários almoços no Dom Antonio em Santa Felicidade!


Apetitoso, não? Só faltou a polenta frita! Nham, nham, nham...