sexta-feira, 11 de maio de 2012

CNH alemã - o requerimento

Depois de uma visita ao Straßenverkehrsamt, é hora de correr atrás do que vai precisar pra transcrever a tua CNH.

Passaporte e foto biométrica
Um documento válido na Alemanha. 
A foto biométrica é aquela onde cada parte do teu rosto tem um lugar exato na foto.

CHN estrangeira válida
Logicamente a tua CNH não pode estar vencida, mas espero que a carteira alemã não venha com a mesma validade da brasileira já que terei que fazer a prova de novo. Pelo que entendi em uns textos que achei na internet, até algum tempo atrás a carteira alemã não tinha validade! A partir de 19.01.2013 as carteiras terão validade de 15 anos. Quem tiver a carteira antiga vai ter que pagar 24 euros pra trocá-la até 2033. Perguntei no Straßenverkehrsamt sobre a validade da carteira e fiquei com raiva por não ter feito ela antes. Ela NÃO tem validade, ou seja, tem validade "eterna" e pode ser usada em toda a Europa! Yay!

Classificação da CNH
Como cada país tem a sua forma de classificar suas carteiras, o Straßenverkehrsamt precisa que algum orgão/tradutor autorizado faça essa tradução, p ex. ADAC. Tanto no Straßenverkehrsamt quanto na ADAC mostrei a minha carteira internacional onde está super bem descrito qual é a categoria da minha CNH, mas mesmo assim tive que fazer a tradução. Muita sacanagem isso... a carteira internacional foi feita pra ser usada no exterior, mas não tem a menor utilidade aqui. Mesmo pra lugar um carro a própria CNH já tá valendo, ou seja, fazer a carteira internacional é dinheiro jogado fora.

Teste de visão
O teste de visão pode ser feito em um ótica ou em qualquer outro lugar autorizado. Eu fiz o meu no mesmo lugar onde fiz o curso de primeiros socorros. Bem prático.
Até tentei fazer sem o óculos, mas não passei... agora vou ter que dirigir com óculos pra sempre :(


Sofortmaßnahmekurs
Esse é um curso básico de primeiros socorros em caso de acidentes. Tem duração de 6-7 horas e é oferecido tanto por empresas externas quanto pelas próprias autoescolas. Eu fiz o meu na Pro-life, mas sei que a Cruz Vermelha também oferece. Aprendi, por exemplo, como mover um ferido do meio da estrada, como fazer um curativo pra estancar o sangue, como virar o acidentado pra que ele tenha as vias aéreas livres e possa respirar tranquilamente e também como fazer massagem cardíaca e respiração artificial (boca/nariz).



Matrícula na Autoescola
A única função da autoescola nesse caso é fazer a intermediação entre você e o Straßenverkehrsamt: cobrar taxas e marcar um horário para as provas. Teoricamente eu não precisaria fazer aula alguma, apenas as provas. Mas andei lendo alguns depoimentos na internet e me convenci de que algumas aulas práticas são benvindas pra aprender alguns macetes da prova prática.
Como escrevi no post anterior, fiz uma boa pesquisa de preços e me assustei com a diferença de preço. Mas esse é assunto pro próximo post.

O requerimento
Depois que você tiver tudo isso em mão, pode ir ao Straßenverkehrsamt e requeira a transcrição. Lembre de que o requerimento demora até 6 semanas pra ser mandado pra autoescola e só depois que ele chegar você poderá fazer as provas.

3 comentários:

  1. quero saber dos valores, quanto custa pra ter a CNH alema...

    ResponderExcluir
  2. Oi, valeu as dicas, pretendo transcrever minha cart. tb. Pensei q levaria ate 4 semanas e nao 6, porque vou viajar em 6 semanas p Brasil e ate la ja gostaria de ter minha cart. alema. Posso fazer depois, mas aih comeca mestrado aqui e o tempo eh curto. So tenho uma pergunta, eh verdade que depois de tiar a cart. alema o brasileiro tem que deixar a cart. original com eles? eles retem a nossa CNH? Li no site do consulado que como a CNH eh como um doc. de identificacao p/ o brasileiro, e de acordo com a lei de recirpocidade, eles nao podem fazer isso. Como foi no seu caso? Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CNH só vai ficou retida na ADAC enquanto eles classificavam e traduziam ela (2 semanas).

      Excluir