domingo, 10 de junho de 2012

Haja folego!

Essa semana fui com a minha orientadora conversar com o "BigBoss da Biologia pra ele nos ajudar com os próximos passos do meu projeto. 
Ele é meu ídolo! Apesar de ser o diretor da Faculdade de Biologia, ele é super simpático e gente boa. A conversa foi bem tranquila, até porque não vou ser eu que vou discordar com o "hôme"! Hehehe..
Mas então aconteceu o que eu temia. Ele falou que meus resultados até então estavam como o esperado, mas que seria necessário fazer mais experimentos pra tornar o projeto com resultados mais confiáveis. O que ele quis dizer é que não posso determinar a toxicidade de um elemento fazendo apenas um teste, são necessários vários testes pra que se possa ter números concretos e tentar minimizar as variações de erro de cada experimento. Isso porque estou lidando com animais e na biologia as coisas podem ser previsíveis mas nem sempre acontecem como o esperado.
Ainda preciso dar uma pesquisada pra ver se acho algum número de réplicas padrão pra testes com dafnia, mas o BigBoss disse que tenho que fazer pelo menos 5 experimentos com a série de concentração interessante pra cada elemento. Nos últimos 2 meses eu fiz 12 experimentos, só que os primeiros testes foram pra achar a série de concentração. Como estou pesquisando a toxicidade de 3 elementos vou precisar fazer pelo menos mais 3 testes com cada um. Isso se tudo correr bem. Nas próximas duas semanas pretendo fazer pelo menos mais 10 experimentos.
Essa semana trabalhei pelo menos 12 horas por dia na Uni, inclusive no feriado e no sábado. Na verdade teve tanto feriado aqui no último mês mas não pude aproveitar nenhum... sábado de folga não tenho há várias semanas. Contabilizando o tempo que falta pra eu entregar o trabalho, vou ter que me desdobrar em várias "Ninas" pra conseguir terminar a tempo,  já que eu ainda nem comecei a escrever nada e devo precisar de pelo menos 1 mês pra fazer isso.  Assim não tem jeito de folgar no final de semana.
 
Confesso que, apesar da correria e cansaço, estou muito feliz em estar ocupando meu tempo com uma coisa que vai me trazer muitos benefícios no futuro próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário