quarta-feira, 20 de junho de 2012

"Sag's auf Deutsch"





Tem dias que eu acordo com uma vontade de aprender e de falar alemão! Vontade que aumenta consideravelmente quando recebo elogios por falar bem essa língua tão difícil!

Toda semana tem gente nova chegando no departamento da Uni em que trabalho, o que dá chance de muita conversa principalmente com alemães. Eles não chegam já de cara perguntando de onde eu venho ou que tipo de trabalho estou fazendo lá. Eu penso que eles acham que seja muita intimidade pra quem acabou de se conhecer ou apenas se encontra no corredor e fala "oi".  Mas de repente acontece alguma coisa e eles acham uma brecha pra fazer aquela pergunta pessoal o que, consequentemente, aumenta o grau de intimidade. Hoje mesmo aconteceu uma dessas comigo. Estava a famigerada estagiária, o moço que trabalha na sala da frente e eu no laboratório quando quero falar alguma coisa em alemão pra ela, só que acabo soltando algumas palavras em português. Aí todo mundo dá aqueeela gargalhada e o moço decide que, depois de 3 meses se encontrando no corredor e falando "oi" todos os dias, chegou a hora de ele perguntar de onde eu venho! Respondo "Brasil" e logo atrás, pra aproveitar o embalo, ele pergunta há quanto tempo que já estou aqui. Todo mundo que acaba de me conhecer me faz essas duas perguntas e depois fala "Nossa, mas você fala muito bem alemão. Parabéns!". Essa semana isso aconteceu duas vezes! É por isso que eu gosto de conhecer gente nova, heheheh... 
Elogios assim só enchem meu peito de orgulho! Sim, orgulho de mim mesma! Olho pra trás e vejo que nada foi em vão, que cada minuto de estudo, dedicação e de saudades de casa valeram muito a pena!

Esse post vai pra aqueles que estão no desespero achando que o caminho pra conquista dos seus objetivos não tem fim. Eu também já pensei nisso, mas vá em frente que a luz está lá, esperando por você!

RTL é um canal de TV alemão. Eles fizeram um vídeo com estrangeiros famosos que comentam sobre como é importante dar o primeiro passo pra aprender alemão e interagir com a sociedade ao invés de se fechar nos grupos de seus países de origem.


5 comentários:

  1. Oiii

    poxa eu ainda estou sonhando com esse dia em que vou falar um alemao bom! O meu ainda ta bem meia boca... eu vou levando muita coisa só no ingles... preciso voltar a aprender alemao urgente!

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, fica tranquila que isso tudo passa. Pode demorar, mas passa!

      Excluir
  2. Tb postei esse vídeo no meu blog há alguns dias, achei interessante e como vc tem dias que eu penso que tá difícil, mas semana passada reencontrei velhos amigos alemaes e eles ficaram surpresos com minha evolucao, pq me conhecem desde o primeiro dia quando eu nao falava nenhuma palavra em alemao, ou lá no meu Job, onde os alemaes tb falam poxa vc tá falando mais alemao, melhor (e eu sempre acho que meu alemao nao tá bom, é isso mesmo 'forca na peruca e vamo que vamos', bjim:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi barb!

      Então, esqueci de citar mas foi no teu blog mesmo que vi esse video. Muito bom, né? Acabei me inspirando pra escrever esse post :)

      Excluir
  3. Oi Nina,

    Passei por aqui e resolvi deixar meu comentário.
    Assim como a Anna, que comentou acima, sonho com o dia que vou acordar e falar só alemão! Mas por enquanto ainda uso muito o inglês. Tem que ter paciência mesmo, é um processo longo. Parabéns pra você que conseguiu chegar lá!

    beijos
    Ana

    ResponderExcluir