terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CNH alemã - preparação para a prova prática

Antes de fazer a prova prática, quis fazer algumas aulas práticas pra não correr o risco de reprovar na prova.

Contatei várias auto-escolas e escolhi a pessoa que foi mais simpática no telefone :)
Precisava do nome da auto-escola pra pedir o requerimento no "detran" e depois de toda aquele estresse com a tal mocinha simpática ela resolveu trabalhar rápido e alguns dias depois a minha papelada já tinha sido processada e eu poderia marcar a prova! Mas antes da prova ainda queria fazer as aulas de volante.

Marquei a primera aula pro dia 10.12 às 7:30 da manhã. A primeira aula achei que foi bem legal, o profe me ensinou alguns truques e ele era super engraçado. No dia seguinte eu tive que aplicar o que tinha aprendido no dia anterior e isso é bem difícil quando já se sabe dirigir e se é acostumado a fazer tudo de uma forma e de repente tudo tem que ser feito de um jeito diferente. Foi nesse instante que percebi que o meu profe não era engraçado, mas estava sendo irônico e praticamente tirando com a minha cara o tempo todo. Mas não falei nada até a aula seguinte quando ele começou a reclamar que daquele jeito eu iria reprovar na prova porque eu não estava concentrada. Gente, alguém em sã consciência paga 70 € por uma hora e meia de aula prática e não está 100% concentrado??? Essa eu não consegui deixar passar e respondi exatamente desse jeito pra ele. Poha, eu entendo que ele é professor de aula-escola e precisa ser rígido, agora grosso ele não precisa ser, né?
Depois disso as aulas foram bem melhores. Estava mais tranquila e relaxada, conseguia pensar melhor  que tinha que fazer. Mesmo assim fui bastante insegura pra prova, mas acho que me sentia assim porque o profe me reprimia tanto. Na maioria das vezer eu não entendia direito o que ele queria dizer já que ele fala Pfälzisch, o dialeto daqui.

No total foram 11 horas-aula. Todo dia que tinha aula fiz 2 aulas seguidas e no dia da prova fiz só uma aula pra já me aquecer no volante :)

Coisas que eu achei importante aprender:
- Schulterblick é essencial! SEMPRE antes de dar a seta olhar no espelho de dentro, fora e por cima do ombro.
- O limite de velocidade está lá pra ser usado! Se o limite é 100km/h, não ande a 90km/h. Se o limite é 50km/h, não ande a 30km/h. Andar no limite mostra que você sabe em que velocidade pode andar.
- In verkehrsberuhigte Bereich: andar só na embreagem - Schrittgeschwindigkeit.
- Atenção especial a pedestre e ciclistas! 
- Einbahnstraße: sempre se colocar no lado da rua pro qual se quer virar. Mas cuidado pra não bloquear o espaço pra ciclista (1m entre calçada e o carro)
- Estacionar: baliza é feita de um jeito estranho aqui. É muito raro se ter que fazer baliza entre dois carros. O carro de trás geralmente não existe. O profe disse pra "embicar" 45° e depois desviar o volante e dar ré até o carro ficar reto com a calçada. Estacionar de ré e de frente em estacionamento também são pedidas na prova.
- Sempre que der a ré olhe 90% do tempo para trás! Espelho é só pra controle.
- Rechts vor links: em cruzamentos onde não tem uma rua que é preferencial, sempre o carro da tua direita tem preferência. 

Viel Glück beim fahren!

Nenhum comentário:

Postar um comentário