Essa é uma das palavras mais ouvidas nos seminários da BASF. Diversidade cultural, diversidade acadêmica, diversidade de experiências,... diversidade no ambiente e na equipe de trabalho! A BASF busca essa diversidade nos seus funcionários e isso fica nítido quando vou nos treinamentos e acabo encontrando outros novatos da empresa. Na última quinta fui a Ludwigshafen pra um desses treinamentos.
Chegando lá não tem como não se impressionar com o tamanho do da empresa. São 3 km de largura e 12km de comprimento ao longo do Reno. Outra coisa que impressiona é o bicicletário... parecia o bicicletário da estação de trem de Amsterdam de tão grande e lotado! Queria ter tirado uma foto pra colocar aqui, mas como ainda estava escuro quando e cheguei e já estava noite quando fui embora, ficou meio difícil.
Logo no começo do dia nos apresentamos para os outros participantes. A diferença na quantidade de homens e mulheres era perceptivel, 14 homens contra apenas 7 mulheres. Ao poucos cada um fui se apresentando e percebi outra coisa: das 7 mulheres, 6 eram estrangeiras enquanto dos 14 homens só tinha um! Gente, onde estão as alemãs?!!! Nesse grupo tinha uma portuguesa e começamos a pensar em motivos pra justificar esse fato e descobrimos que como as condições pra que as mulheres fiquem em casa cuidando dos filhos é tão boa que elas preferem ficar em casa a ir trabalhar. Também tem o problema de falta de vagas em creches e jardins de infância. A empresa até tenta fazer com que as mulheres voltem antes da licença maternidade, mas aparentemente isso ainda é uma missão impossível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário