quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Oral exam? Shit!

Eu estava morrendo de medo dessa prova oral.
A matéria se chama "Bioquímica: função e estrutura" e a gente aprendeu sobre o mecanismo de funcionamento de equipamentos comuns na análise de amostras pra nossa futura profissão. Eu já tinha mexido com alguns lá na PUC, mas isso foi há muito tempo atrás e não nesse nível de dificuldade. Aprendemos sobre níveis eletrônicos, níveis de vibração, spins, orbitais moleculares, espectroscopia de absorção, fluorescência, infravermelho, polarização de luz, NRM,...
É uma mistura de física, mecânica quântica, química e o escambal... e pra completar a prova seria oral! Não teria aquele tempo pra pensar na questão ou pra dar aquela enrolada tentando respondê-la

Ser professor universitário na Alemanha não é pra qualquer um. Além de PhD, a pessoa é avaliada de 3467 mil maneiras diferentes, até que recebe o grau de Professor. Quando nos referimos a eles, teríamos que dizer "Herr/Frau Prof. Fulano" e não só "Herr/Frau Fulano", mas isso enm sempre acontece, hehehe.

O Prof. Bayer foi o meu Professor de "Biochemistry: structure and function". Ele é aquele cara que, quando você conversa com ele você sente vergonha do NADA que você é porém, é estimulado a estudar cada vez mais pra quem sabe chegar aos pés dele. Apesar de ser "phodástico", ele é super simples e gente fina!

No final do ano passado pedi pra ele me indicar um livro em inglês sobre a matéria e no mesmo dia ele me respondeu o email com a indicação e agradecendo pelo meu interesse na matéria (confesso que era medo mesmo! hehe).
Na semana seguinte tivemos uma aula com uma PhD dele, a Anja, e acabei falando em alemão com ela. A Anja contou pro Prof. Bayer que eu falava alemão e na semana seguinte ele veio um cópia de 3 capítulos de um livro em alemão sobre a matéria! NENHUM professor faz isso, nem aqui, nem no Brasil, nem na China! Vá dizer que o cara não é gente boa?!

No dia da prova eu estava muito nervosa. Não consegui entender muito bem a matéria e a ideia de ser uma prova oral estava me consumindo!
Chegando na sala do professor, dei de cara uma prateleira de 5x3m LOTADA de livros! Ai... me-do! Tinha mais um cara na sala que iria escrever as minhas respostas.
Mal me sentei e ele já me perguntou sobre a minha faculdade, sobre o TCC ... meu cérebro parecia ter bloqueado todas as informações. Não conseguia responder nenhuma pergunta direito. Quando a prova realmente começou eu vi que até sabia alguma coisa em meio a tanta confusão. fui ficando mais tranquila e totalmente aliviada quando ele falou que eu havia passado! =)
Acho que o que me fez ficar mais calma foi o fato de ele ter dito pro cara que estava com a gente que falo alemão muito bem. Sempre fico feliz quando me falam isso, mas vindo de um Professor, um elogio como esse é muito mais significativo.

Acho que nem me sinto mais tãããão "nada" comparada a ele. Quem sabe já cheguei na altura da sola do pé dele ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário