terça-feira, 8 de maio de 2012

Transcrição da CNH brasileira na Alemanha

Há muito tempo que sei que minha CNH brasileira assim como a carteira internacional feita no Brasil só seria válida na Alemanha por meio ano. Depois de meio ano que você mora aqui, o Straßenverkehsamt (DETRA alemão) te obriga a te adequar ao sistema daqui.
Aí você se pergunta: se a polícia me parar, como ela sabe há quanto tempo você está aqui? Ahhh, eles descobrem fácil fácil com uma consulta no sistema do Bürgeramt, onde você registrou tua residência na cidade.

Pretendendo ficar por aqui por mais algum tempo, decidi ir atrás da transcrição da minha CNH pra uma carteira alemã.
Em uma pesquisa na internet fui descobrindo todos os passos que eu teria que seguir até ter a carteira em mãos.
De acordo com a origem da tua carteira, existem menos ou mais exigências a serem cumpridas (info). O primeiro passo é mesmo ir pessoalmente no  Straßenverkehsamt. Lá eles vão explicar direitinho como é o processo. Mas como eu sou bem legal, vou postar algumas dicas e escrever sobre a minha experiência.

A mulher no Straßenverkehsamt me deu uma folha com tudo o que eu preciso levar lá:

- Passaporte
- 1 Foto biométrica
- Carteira de habilitação estrangeira válida
- Classificação da carteira para o sistema alemão
- Teste de visão
- Curso de primeiros socorros em acidentes (Sofortmaßnahmekurs)
- Matrícula na autoescola

No meu caso (CNH brasileira) vou precisar fazer as provas teórica e prática.
Pesquisei preços em várias autoescolas. Mandei email e quase todas me responderam com orçamento. Aquelas que não me responderam eram as mais perto aqui de casa e resolvi passar lá pessoalmente. Fiquei surpresa por dois motivos, nas duas autoescolas fui super bem atendida e também obtive os orçamentos mais baixos de todos!

Vale muito a pena pesquisar logo que a diferença de preço é enorme. No meu caso a diferença chegou a mais 250 euros!

2 comentários:

  1. Olá Nina, como vai? Achei sua informação muito importante, pois não fazia ideia dessas exigências. Eu vim com meu marido para a Alemanha (Wuppertal) para ficarmos 1 ano. Já se passaram 2 meses. Temos o PID (Permissão Internacional para Dirigir) válida + o CNH original. Entrei no site www.verkehrsportal.de para entender tudo isso. Como não entendo bem o alemão ainda, só queria confirmar com você sobre a informação nesse site de que eu posso, após os 6 meses, renovar para mais 6 meses se eu provar que não ficarei nesse país além de 12 meses. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavia,
    nao tenho a menor ideia de como funciona a renovação.
    O melhor que você faz é ir no Führerscheinstelle de Wuppertal e pergunta com teu kaputtes deutsch mesmo :)

    ResponderExcluir