terça-feira, 18 de agosto de 2009

Noruega - Bergen

Saí de Oslo às 22:30 e logo tratei de me aconchegar e dormir. O ônibus (Nor-way) estava vazio, então foi tranqüilo.

Às 5:00 tive que mudar de ônibus porque o ônibus onde eu estava iria para outra cidade. Daí em diante não dormi mais. O dia começou a amanhecer e eu fiquei cada vez mais entusiamada! O ônibus passou por Odda e viajamos por todo o Sørfjorden até Utne, onde atravessamos o Fjord de ferry até Kvanndal. Então o sol nasceu e foi a vez do Hardangerfjorden dar o seu show! Fomos até Øystese e então seguimos até a auto-estrada que vai a Bergen.


Esse trajeto que a Nor-way faz é uma rota turística, que só fui descobrir quando atravessamos de ferry e peguei um folder que falava sobre o lugar. Apesar de ser uma viagem mais longa do que de trem, não meu arrependo nenhum pouco de ter viajado de ônibus. O visual e as paradas pra pegar passageiros (no meu caso, tirar fotos.. hehe) compensaram!
Ainda não sei como é por trajeto de trem... essa vai ser a volta. Depois eu conto o que vale mais a pena:)

Com relação aos preços, se for comprado com antecedência, pode se conseguir esse trecho de trem por até 299kr (35 euros). Já de ônibus pode-se comprar a passagem diretamente com o motorista e se o ônibus tiver lotado, outro é providenciado. Paguei 670kr (78 euros) pela ida, uma diferença considerável. Mas ainda melhor do que as 760kr+400kr pela cama no trem:S O problema é que o site da companhia de trem daqui não está fazendo vendas online, o que dificulta a compra antecipada quando não se está na Noruega.

Enfim, finalmente cheguei em Bergen às 9:00. Fui pro hostel mas não pude fazer o check-in. Então fui procurar uma coisa pra comer e fui até o ponto de informações turísticas ver se conseguia programar meu dia. Lá eu peguei um livrinho bem bom das atrações, com todos os horários e preços.

De lá segui pra Bryggen, região de antigas casas comercias e cartão postal da cidade. Hoje em dia o local é ponto de encontro de artistas e foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.



Ao lado de Bryggen fica o Castelo de Bergen, onde só se visita a torre. Meu sentei do lado de fora do Castelo, pra pensar se realmente valia a pena xonhecer o lugar. Resolvi perguntar pro cara que estava do meu lado e ele meu convenceu de não ir.. essas atrações são praticamente iguais na Europa. Depois ainda fiquei de papo com o cara, um tio italiano que tinha vindo da Sicília de moto!

Já que tinha desanimado de conhecer o tal castelo, fui até a Mariakirke (porque igreja é diferente né, hehe), a igreja mais antiga de Bergen. Ela data do século XI, quando Bergen conquistou o status de cidade.

No dentro da cidade, fica o Mercado do Peixe, mas que de peixe tem pouco, hehehe. Souveniers e comida são o ponto forte do lugar. Dentre as "lembrancinhas" pode se comprar de bandeirinha da Noruega à pele e chifre de animais. Em uma barraca eu vi até uma foca empalhada! Absurdo né...

Eu havia planejado visitar um museu local mas acabei desistindo no meu do caminho. Ouvi uma música legal, meio blues, meio jazz, fui mais perto e fiquei por lá mesmo. Uma mulher tocando baixo, um homem no violão, gaita de boca, percurssão, e os dois cantando! Sério, até queria comprar o CD mas quando fui trocar o dinheiro no ponto de informação turística fiquei assustada com o preço que eles estavam pagando nos meus eurinhos e caí fora de lá! Em Oslo consegui 1 euro=8,55 NOK, aqui eles estão meu dando 7,6NOK! Nem a pau Juvenal! Esse lugar já é caro, se eu não controlar vão todas as economias e mais um monte!
Só que não sei como vou resolver esse problema já que nenhum banco troca dinheiro aqui... Perguntei no mercado e eles me falaram que quem sabe consigo trocar no correio. Veremos amanhã!

Mas continuando, não comprei o CD mas fui até o tal museu só ver onde ele era pra não perder tempo amanhã. Acabei dando de cara com a Johanneskirke. Linda, com o interior todo em madeira, bem diferente das igrejas da Europa central. Havia um órgão enorme lá, mas o silêncio que reinava lá dentro era incrível. E o melhor, não cobram ingresso! Hehe..

Fui pro hostel fazer o check-in mas já não fui com a cara deles. O quarto não é lá aquelas coisas também, só que por 24 euros/noite na Noruega tá ótimo! O que importa é que a roupa de cama tá limpinha, passadinha e cheirosinha:) O ponto fraco é que tem 12 pessoas no quarto :S

Pra fechar o dia, peguei o funicular e subi a Fløyen, uma das montanhas que cercam Bergen. Poderia ter ido a pé mas como ainda estou cansada da temporada na Bélgica e das últimas 2 noites mal dormidas, resolvi me poupar.

A vista é maravilhosa lá de cima! Me muito a vista da Grouse Mountain em Vancouver. Fui caminha pelar trilhas e depois vi o pôr-do-sol lá de cima. Lindão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário