sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Noruega - Flåm

Dia 4 - 20.08

Meu dia começou cedo.
Peguei o primeiro trem (165NOK) pra Voss, às 8:00. A viagem dura pouco mais de uma hora, mas vale cada NOK investido. Lindo demais!

Comprei um pacote pela internet chamado "Norway in a Nutshell". Segundo a propaganda, uma viagem pelo mais bonito cenário dos Fjords noruegueses. A viagem inclui passeio de barco, ônibus e trem por uma das mais belas paisagens da Noruega.

Às 10hrs saiu o ônibus que iria até Gudvanger. O trajeto de uma hora deixa qualquer um de boca aberta, principalmente quando o ônibus desce uma serra com tantas curvas que é até difícil de entender como ele passa por elas.

Chegando em Gudvanger ainda tinha alguns minutos antes de embarcar no ferry e me deliciei tirando fotos daquele lugar maravilhoso.

A viagem entre Gudvanger e Flåm (Sognefjord) é simplesmente espetacular! Tem início no Nærøyfjord, o mais estreito e conhecido dos braços do Sognefjord, o qual é rodeado por montanhas de até 1660m de altura!

O Sognefjord, também chamado de "Rei de todos os Fjords", é um dos mais longos (200km) e profundos (até 1300m) fjords do mundo! Me sentia um grão de areia no meio daquela imensidão. A cada curva, uma nova paisagem de cair o queixo. O vento era tão forte que quase não conseguia ficar em pé! Isso me fez lembrar de como somos frágeis perante a natureza... saiba o limite entre a diversão e o perigo.
As gaivotas apareceram quando chegamos em Aurland. A "japonesada" começou a jogar comida pro alto e não é que elas pegavam no ar?! Algumas até se arriscavam a comer da mão deles! Além de gaivotas, também vimos pequenos carneiros (ou algum animal parecido) pastando em pedaços minúsculos de grama nos pés dos fjordes.

Mais uns 20 minutos e chegamos em Flåm. Me hospedei no "Flåm Camping", mas eles também são Hostel, e muito bom por sinal (250NOK, quarto quádruplo, com banheiro). Mas confesso que ver todas aquelas barracas e Trailers me deixou com muita vontade de acampar, hehehe.

Flåm é uma vila de 400 habitantes que pertence a Aurland. Aí vocês se pergutam: o que a Nina foi fazer lá mesmo? Esqueci de contar que essa viagem não seria nenhum pouco "festerê"... Hehehe. Nessa região há muita trilhas pra caminhada, mas a atração principal é a ferrovia entre Flåm e Mydral, que atrai mais de 300 mil turistas por ano! Só que como esse é o assunto de amanhã, vou deixar os detalhes pro próximo post.

A primeira trilha que fiz foi até a cidade velha. Lá fica a pequena igreja da cidade construida em 1668. Na parte baixa do vale de Flåm crescem muitas árvores frutíferas, fato incomum pra essa latitude. O fator decisivo pra isso acontecer é a corrente marítima que adentra os fjords do oeste da Noruega trazendo consigo águas menos frias.


Apesar do sol estar meio tímido atrás das nuvens, a temperarura estava ótima (23-25•C) e a paisagem era maravilhosa (acho que vou ser meio repetitiva, hehe).
Subi até a igrejinha que era a coisa mais fofa do mundo. Sei que não dá pra comparar, mas ir caminho me lembrou muito os meus passeios a Rio Natal... Pelo menor no verão né, hehe. Acho que no inverno a coisa fica um pouco diferente.

A caminhada levou uma hora e meia (ida e volta) e na volta fui conhecer o porto de Flåm. Tinha um super navio atracado lá (Costa Luminosa) e quando cheguei o pessoal estava embarcando. Me sentei na grama na beira do Fjord e fiquei admirando aquela imensidão. Pouco tempo depois o navio partiu deixando o visual ainda mais especial.

E amanhã, a famosa Flåm Railway!

Nenhum comentário:

Postar um comentário