sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pilzwelten

Temos aulas de Ecotoxicologia com o Professor chefe do departamento de Botânica da Uni, o Prof. Pfanz. Eu sou a maior fã dele. As aulas são o máximo, ele explica tudo de um jeito fácil de entender deixando a botânica com cara de interessante! [Peço perdão aos botânicos, mas eu já me considero zoologista e não poderia perder essa XD] Querem saber o segredo disso?? O material de aula dele consiste em quadro e giz! Nenhum arquivo de Power Point! Como somos apenas quatro alunos e não tem nenhuma sala (com quadro negro) livre, temos aulas nada mais, nada menos do que no próprio escritório dele! Aí não tem como o china dormir! Hehehe...

Mas o propósito do post é outro. Fomos convidados pelo Prof. Pfanz para prestigiar a exposição "Pilzwelten" sobre Reino Fungi que o Departamento de Botânica organizou no Gruga Park. Como a minha miguxaéssedois romena tinha aula de alemão, ela não pode ir e então fomos os meus coleguinhas chineses e eu.

Gary, Meng e eu na exposição "Pilzwelten".

Na "Pilzwelten" tinha explicações sobre os mais variados os tipos de fungos, até mesmo sobre a levedura, usada no processo de fermentação. Porém, o ponto forte era mesmo os cogumelos: como cultivar cogumelos, seus efeitos tóxicos e alucionógelos, valor nutricional e até mesmo artesanato feito com cogumelos!

Cogumelos de origami.

Desde o começo do semestre ouvíamos falar dos famosos chapéus feitos de cogumelo. Esse tipo de artesanato era feito em grande parte da Europa há alguns séculos atrás. Naquele época ele era muito utilizado para acender fogueiras, mas também na confecção de roupas, chapéus, bolsas, enfeites. Depois de "descascado", o "Zunder" tem uma aparência macia. Então passa por um tratamento especial e é martelado até formar uma espécie de tecido, que irá se tornar a matéria-prima para o artesanato.

http://www.feuer-steinzeit.de/ressourcen/zunder.php

Provei o chapéu e quase não acreditei como ele era leve e macio, muito mais macio do que o couro! Hoje em dia, o único lugar no mundo onde esses tipo de chapéu é produzido é na Romenia (eu mereço um negócio desse? Hehehe..). Tentei achar algum site ou mais informações sobre onde comprar esses produtos, mas a única pista foi um site da região da Romenia onde esse tipo de trabalho é feito. Não tinha nenhum email ou qualquer outro meio de contato...
Andei lendo em sites alemães que o GRAMA do "Zunder" custa cerca de €1,60! Não quero nem saber quanto pesa um chapéu, hehehe.



Se alguém quiser me dar um presente, to aceitando esse aí, tá? =D

3 comentários:

  1. ADOREI!!!!!
    Olha, mas to sentindo umas indiretas de lá (meu blog) pra cá! Será?!
    Eu como bióloga botânica e apaixonada pela flora, seiiiii que até o final desse seu mestrado ai, você vai ver que a botânica é 1.000 vezes mais interessante que qualquer outra área :P hehehehehe
    Chega de alfinetadas!!!
    Amei o post, muito legal mesmo!
    E essa Romenia de persegue guria hahahahaha

    beijo

    ResponderExcluir
  2. que legal! pensei que o chapeu era normal, de couro. mto massa!

    ResponderExcluir
  3. Imagiiina, Su! hahahah
    Na verdade não foi só pra você XD
    Na nossa aula de EcoTox cada professor puxa pro seu lado, então é sempre uma "guerra" Zoologistas x Botânicos. Eu me mato de rir.
    No noss último seminário me matava de rir com a Meng. Ela explicava sobre derramaento de óleo e as consequencias na fauna marinha,bla bla bla, e no final sempre soltava "and also some plants!". Hahahaha... Que planta que tem em alto mar... só phytoplankton mesmo... ria que me acabava! Hehehehe..

    Tá, tá.. chega de alfinetadas! XD

    Mari, Zunder é muuuuuuuuuuito mais lindo que couro! Eu quero uuum!

    ResponderExcluir