quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Noruega - Bergen (parte 2)

Dia 3 - 19.08

Ahh como é bom descansar! Dormi até às 9 hrs mas ainda não estava 100%.

A primeira coisa que eu fiz foi ir no correio ver se eles trocavam dinheiro. O preço era o oficial (hoje, 1 euro=8.47 NOK) mas eles cobravam uma taxa de 75NOK. Resolvi trocar ali mesmo por 2 motivos: 1. achei um absurdo o INFO cobrar tão caro; 2. já aproveitei pra trocar mais dinheiro porque não sei como é que vai ser em Flåm.

Agora com dinheiro no bolso, poderia aproveitar a cidade:)
Visitei a Domkirke e depois segui pro Bergen Museum, o qual é dividido em dois prédios: Museu da História Natural e Museu da História Cultural (40NOK pros dois museus).

Os dois eram legais, mas depois de ter visitado o Museu da História Natural em Viena, o de Bergen fixou no chinelo. O legal de lá é a parte dos animais marinhos. Tem esqueletos de baleia e réplicas de seus órgãos em tamanho real!
O Museu da História Cultural tem uma sessão sobre os Vikings e outra só sobre Bergen.


O plano pra tarde era visitar a casa de verão do Ole Bull (1810-1880), um violinista e compositor famoso da Noruega. Depois de alguns contratempos pra achar o ponto de ônibus, embarquei (24NOK) e 50 min. depois cheguei no ferry (50NOK, ida e volta) que me levaria até Lysøen, a ilha onde fica a casa em que viveu seus últimos verões.

Quando Bull decidiu fazer essa casa, ele sabia exatamente como ele a queria. Inspirada em diversos estilos, foi construida em pinus norueguês, tem uma torre com domo em estilo russo ortodoxo, arquitetura espanhola e estrelas de Davi enfeitam o salão de concertos, e arquitetura árabe no exterior da casa.

Sua música foi muito apreciada durante toda sua vida. Viajou pelo mundo e chegava a dar mais de 200 concertos por ano! O que fica ainda mais incrível quando pensamos nos meios de transporte da época. Ele poderia comprar uma ilha com uma casa como aquela com o dinheiro que recebia por um concerto!
Um dia decidiu que queria ter o piano perfeito. Planejou tudo minuciosamente. O piano foi feito, porém desafinava facilmente, o que o tornava imperfeito. Acabou virando uma escrivaninha! Hehe...

Ele também constriu seu próprio violino e seu quarto era do lado do salão de concertos, onde passava a maior parte do tempo. Ahh, ele tinha quase 1,90m de altura e poderia ter problemas pra dormir em uma cama tão pequena se seu médico não tivesse lhe dito que dormir sentado era saudável!.. Cada louco com a sua mania né....

A ilha é cheia de trilhas a serem exploradas. São aproximadamente 13km de trilhas que eram oferecidas aos seus hóspedes para que eles apreciacem a paisagem da ilha. Infelizmente não tive tempo de passear por lá porque o último ferry voltava às 16:30 e eu não estava querendo passar a noite por lá e nem voltar nadando.. Hehehe.


Cheguei em Bergen às 17:45 e fiquei vagando pelo mercado de peixe e por Bryggen. Sentei por lá e percebi que havia muita gente andando na mesma direção. Me dei conta de que teria show do Coldplay em Bergen e aquele povo todo só poderia estar indo pra lá. Eu, como nem sou fã deles e não estava me dando o luxo de ir em show (ainda mais na Noruega!), tratei de andar na direção contraria=P

Fui atrás de alguma coisa pra comer e decidi pelo básico, "Fish and chips" norueguês. Era um prato enorme e voltei pro hostel "rolando"... :S

Arrumei minhas coisas e "brique" (cama)!

Next stop, Flåm!

2 comentários:

  1. Muito legal esta atualização em tempo real!!! Mas ainda está devendo as fotos hehe bjo

    ResponderExcluir
  2. Viva o iTouch que deixa tu nos dar notícias de forma tão rápida! :D

    Caramba! Adorei a história do Ole Bull. Muito bacana e louca ao mesmo tempo! :D

    ResponderExcluir