sábado, 22 de agosto de 2009

Noruega - Flåm

Dia 5 - 21.08

A chuva caiu a noite toda e eu não estava esperando tempo bom pro meu segundo dia em Flåm. Mas o São Pedro teve dó de mim e me presenteou com uma bela manhã de sol.


Fui até o ponto de informação turística ver o que eu poderia fazer durante o dia. Resolvi caminhar até Otternes onde estão 27 casas do século XVI. O caminho ao longo do fjord me deu tempo pra aprecia-los com mais atenção.

Essas pequena vila fica a 300m da altitude de Flåm, de onde pode se ter uma bela vista do lugar. E o melhor, só eu estava lá e não precisei disputar lugar com mais nenhum turista:)
A caminhada ida e volta demorou umas duas horas e meia... Andando rápido e com boas paradas pra fotos, claro.



De volta a cidade, visitei o museu da ferrovia Flåm-Myrdal. Começou a ser construida em 1923 pra substutuir a estrada de 21 curvas por onde os cavalos em suas carroças faziam a ligação entre as duas cidades. Porém havia uma placa no começo da subida da serra que pedia piedade aos cavalos e dizia "Please, walk up the hill".

Na saída do museu aconteceu um fato engraçado. Eu estava usando uma camiseta do Brasil e um outro brasileiro (um dos poucos que encontrei na Noruega) chegou falando em inglês comigo certo de que eu era gringa! Hehehe. E o pior, depois de eu ter falado algumas palavras em português ele continuou achando que eu era qualquer coisa menos brasileira. Acho que o "leite quente" do sul é outra língua pro povo do sudeste pra cima. Hehehe...

Então fui pro meu espaço reservado na grama com vista para os fjords. Matei um tempo aqui, outro ali, mais outro acolá... Até que tive outra oportunidade de rir um pouco, hehehe. Estava obsevando um turista tirando foto de si mesmo no timer da câmera! Acho que ele foi e voltou umas 10x até consegui, quem sabe, a melhor foto. O mais engraçado eram as poses que ele fazia (mostro como era quando voltar pro Brasil)! Hahaha. Mas entendo ele... Viajar sozinho não é fácil e sei que muita gente dá risada quando tiro fotos de mim mesma, hehehe. Mas pelo menos tenho o controle que ajuda a dar uma disfarçada:)


Fui então pro hostel pegar a minha mala. Tinha resolvido pegar um trem antes pra Voss, mas a caminho do trem um homem veio me perguntar onde era o tal hostel, acabamos ficando de papo e pronto, perdi o trem! A parte legal dessa história é que ele era canadense e morava na Alemanha... but waaaay too old for me, hehehe.

Como ainda tinha uma hora até o outro trem chegar, dei uma olhada rápida nos meus emails e voltei pro meu canto lá na grama=)


Às 16:05 o trem Flåm(2m)-Myrdal(867m) partiu. São 865m de atitude, 20km, 20 túneis (que juntos somam 6km, foram contruídos a mão!), cachoeiras e paisagens incríveis. Dizem ser a mais bela das viagens de trem na Noruega. Fizemos 2 paradas. A primeira em Berekvam (metade do caminho) quando esperamos o trem Myrdal-Flåm passar, e a segunda na Cachoeira Kjosfossen, onde pudemos desenbarcar. De repente começa a tocar uma música na cachoeira e uma mulher com um vestido medição sai "cantando" de trás de umas ruínas. Sério, não entendi o que era pra ser aquilo, só sei que a japonesada ficou doida! Hehehe...


Logo que chegamos em Mydral (867m)tratei de embarcar no outro trem, que iria pra Voss. Não sei porque mas achei o trecho Myrdal-Voss mais interessante do que Flåm-Myrdal. A paisagem mudou um pouco... mais verde, sei lá. Acho que tinha cara de Canadá:)

Voss (57m), ficou isolada de ferrovia ate 1883 e hoje é um doa principais resorts de esportes de inverno do oeste da Noruega.
Cheguei em Voss às 18:15, caminhei por 10 min. e cheguei no hostel. Não é tão novo quanto o de Flåm mas também não é ruim não. No meu quarto tinha uma argentina, uma australiana e uma chinesa-americana e ficamos conversando um pouco.

No terraço do hostel, fiquei só observando as pessoas e depois sai pra tirar umas fotos.. Foi por pouco que não tomei um banho de chuva!

Bom, agora só meu restam 2 dias de férias! Não quero voltar pra casa:(

Veremos se eu voltarei! Hehehe...

3 comentários:

  1. confesso que joguei no Google alguns nomes de lugares que vc citou pra ver como é, imaginar as vezes é dificil! hehe....


    bjo Nina

    ResponderExcluir
  2. Calma.. logo vou colocar as fotos.

    Só tenho 1200 pra editar e escolher algumas pra mostrar pra vocês ;)

    ResponderExcluir
  3. uhuhuh
    Fiquei só imaginando o "fulano" fazendo as poses.. rsrrsr
    O Jäger precisa fazer uma caminhada pelos trilhos na Noruega.. rsrsrs
    Deve ser bonito! uhuh

    Beijão!

    ResponderExcluir