segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Noruega - partindo da Alemanha

Dia 17.08.

Acordei cedo nesse dia pra poder organizar as coisas tranqüilamente. Sai de casa às 9hrs, peguei o trem de Gelnhausen até Hanau, de onde supostamente pegaria um ônibus às 10:15 pra Frankfurt Hahn.
Porém, o sistema ferroviário alemão não é tão pontual quanto parece, e por causa de um atraso de 12 minutos eu perdi o ônibus. Esperei uma hora e peguei o próximo, que supostamente chegaria em Hahn às 12:50. Sendo assim, eu teria 50 minutos pra passar pelo raio-x e embarcar, o que não demoraria tanto já que o aeroporto é pouco maior do que o de Joinville. Porém, o sistema rodoviário (ou o motorista) alemão não é tão eficiente quanto parece.
** Depois de ter tomado quase um litro de Coca na viagem, a minha bexiga não me deixava fazer qualquer movimento além do estritamente necessário... **

Cheguei às 13:20 no terminal de ônibus e ainda tive que caminhar uns 5 min. até o embarque. Lógico que a primeira coisa que eu fiz foi ir ao banheiro e quando sai fique apavorada quando vi o tamanho da fila do raio-x! Gente, fiquei 15 minutos na fila até consegui passar! Ahh, esqueci de contar uma coisa... o portão de embarque fecharia às 13:40! Já tava desistindo, pensando em fazer a empresa de ônibus me pagar outra passagem e tal.. mas não é que consegui embarcar?! E nem fui a última! Hehehe...

Logo que me acomodei, comecei a reparar no avião. Falam tão mal da Ryanair que eu imaginei que seria a pior viagem da minha vida. Confesso que já tive viagens piores. O espaço físico do avião é igual aos TAM/GOL que voam no Brasil. Comida tem que comprar e é relativamente cara. Check-in foi online e não despachei nenhuma bagagem. Viajo apenas com uma mala pequena de no máximo 10kg. A poltrona não reclina, por isso nao é uma viagem confortável... Mas por 2 horas de vôo e 20 euros (passagem 5, taxas 15) que paguei pela passagem, vale a pena.. Na verdade acaba saindo um pouco mais já que os aeroportos não são os "oficiais" da cidade. Mas não precisa se preocupar porque a Ryanair providencia o transfer (o que aumenta o lucro deles, claro). Paguei 16 euros na Alemanha e 35 euros (300kr) na Noruega (ida e volta).

Cheguei em Oslo-Torp as 16hrs. Uma coisa que achei estranha é que não havia controle da polícia federal em nenhum dos aeroportos. Peguei o transfer pra Oslo e cheguei na rodoviária às 18:15. Imaginei que encontraria ums cidade totalmente limpa, com pessoas andando de terno e tudo mais... A impressão que tive foi a de que os africanos invadiram a Noruega como fizeram na Itália. Senti medo deles mas não por eles serem negros, mas sim porque eles passavam por mim querendo me intimidar. Inclusive as africanas muçulmanas... Andavam todas juntas e bloqueavam meu caminho quando passava por elas. É incrível como a diferença cultural é tão grande por aqui. Depois descobri que a região da estação de trem é uma das mais perigosas da cidade... não se preocupem, Oslo é bem legal:)

Bom, passagem comprada, embarquei pra Bergen, na costa oeste da Noruega. Fui de ônibus, porque não consegui comprar a passagem de trem pela internet e quando cheguei na Noruega ela já estava muito cara.
13 horas de viagem!

Wish me luck!

5 comentários:

  1. Oi Nina,

    acho que havíamos combinado em comprar a passagem de trem, independente do valor. Mas acho que não adianta falar. Boa viagem e se cuida.

    Beijos

    Pai

    ResponderExcluir
  2. E o medo de perder o avião, han? Hahaha.. bendita Coca-Cola! :P

    Ai, já to curiosa com tudo.

    E nem tem erros na digitação, tu já tá craque no iTouch! :P

    Quero o meeeeeeu, hahaha!

    :**

    ResponderExcluir
  3. Ai que emoção! Haja estômago!!!

    Não tinha polícia porque a Noruega assina o Acordo de Shengen! Eles não controlam os passaportes de quem chega da Alemanha, por exemplo.

    Hoje comecei a dar aulas de alemão, Nina! Foi emocionante, hehehe!

    Um grande beijo,
    Bel.

    ResponderExcluir
  4. Eu tive que passar pela Policia Federal chegando em Torp, vim de londres, aeroporto de Stansted. Eles remexeram a minha mala toda...
    Abraço

    ResponderExcluir