quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Jannée - Bélgica

Olá você!
Isso mesmo, você que estava esperando por notícias minhas...
Eu sei, eu também estava com saudades, mas confesso que foi bom ficar um pouco fora do ar. Já estava me sentindo dependente demais de internet.
Os meus dias em Jannée (Bélgica) já se foram. A nossa estada por por lá de 30.07 até 10.08. Com uma passada rápida por Luxemburgo(->) na ida à Bélgica.


Jannée é uma vila pertencente à Ciney, no sul da Bélgica, onde a família de Duques/Duquesas “de Bois” tem a sua propriedade. São 7 irmãos que, há 20 anos, receberam partes exatamente iguais de terreno de herança de seus pais. O irmão mais velho ficou com o castelo e os outros tiveram que se contentar com casa de jardineiro ou propriedades do gênero. TODOS os bens (móveis, jóias, peças de valor,...) do interior do castelo foram também repartidos igualmente entre os 7 irmãos.

A mãe da Sophie, tendo 1/7 de toda essa riqueza, construiu recentemente uma casa de férias pra Sophie e seus irmãos, e foi lá que nós nos hospedamos.
Quando chegamos lá, um dos irmãos da Sophie estava lá com os filhos e no dia seguinte eles já estavam voltando pra Bruxelas. Mas não antes de fazer um “Barbecue” em família, mas confesso que com o que eu estava mais familiarizada era com o pão! Tinha pêssego em calda recheado com atum e maionese (isso mesmo! =S), salsicha (como na Alemanha) e um espetinho diferente... enfim, não estava ruim, só que eles que me desculpem, mas isso não é churrasco né! Saudades daquela picanha no sal grosso mal passada com pão e maionese! Meee, muito bom né?

O primeiro final de semana foi agitado já que a Sophie organizou uma caça ao tesouro e convidou mais umas 15 crianças e 20 adultos pra passar o dia em Jannée. O problema é que choveu, aí ninguém pode aproveitar o “jardim” e todos ficaram dentro de casa, que virou uma meleca de tanto entra e sai. Num geral, a festa foi boa, a Sophie comprou tortas e o povo se acabou de comer (inclusive eu, hehehe).

Nesse dia também chegou a Nici, uma prima da Sophie, e seus 2 filhos maiores, Ella e Charly. A Ella e a Maddy passaram a semana na aula de equitação enquanto o Charly e o Tassilo iam tomar banho de chafariz, brincar com as galinhas ou coisas do tipo. Na segunda-feira, chegou a terceira filha da Nici e a babá dela. Foi aí que entrou toda a bondade e prestatividade que me pertence. A mãe da Sophie tem várias casas pra alugar ao redor da casa nova onde estávamos. Como não havia mais lugar pra babá e o bebê, eu tive que me mudar pra casa da frente, pra dar lugar pra eles. Enfim, não tinha nem água quente lá. Fiquei p* da vida... não entendo porque ela convida tanta gente pra ir passar a semana lá se não tem lugar suficiente. Mas tudo bem, no final até já tinha me acostumado com o lugar.

Não sei o que aconteceu mas a Sophie ficou muito estranha no meio da semana. Não sabia se o problema era comigo ou com as visitas. Eu já estava quase perguntado “qual era o pó”, foi aí que o Max chegou e o clima melhorou. Ele veio passar o final de semana conosco. A Nici foi embora no sábado e eu pude voltar pro meu quarto.

Em uma das noites que passamos por lá, um tio da Sophie nos buscou em casa e nos levou pra fazer um safári europeu! Hehehe... Na floresta de Jannée tem muitos animais e ele sabe exatamente onde e quando encontrá-los. Foi então que de repente vimos uns 15-20 javalis juntos! Eles não estavam perto, mas confesso que isso foi um alívio já que morro de medo de ir caminhar na floresta e de dar de cara com eles. Sei que eles tem morrem de medo dos humanos, mas mesmo assim, sei lá, vai que encontro uma mami cheia de babies querendo proteger eles, aí bye bye Nina! Estar dentro do carro foi outro adicional... velocidade é tudo nessas horas!. Hehehe. No final ainda vimos um cervo cruzando a estrada da floresta, ou seja, tivemos um safari quase completo =D

Castelo de Jannée (->)

No domingo foi o aniversário da Sophie e eu acordei cedo pra ajudar nos praparativos. Cozinhar almoço, enfeitar o bolo que eu havia feito no dia anterior, organizar a cozinha,... O almoço foi mais um daqueles “barbecue”... não comi nenhum pedaço de carne, mas também nem fiz questão. Cada convidado ganhou um pedaço de nada e eu fiquei de cara com aquilo. Sinto falta daquela abundância de carne no sal grosso no almoço de domingo! Ohhh delícia... A carne aqui é realmente cara. Não vi quanto custou o que a Sophie comprou, só sei que barato não foi. Ainda se eles colocassem um sal, mas não, assam a carne sem sal e depois ainda colocam mil e um molhos industrializados cheios de gordura o que tira totalmente o sabor do negócio. Maaas, cada um com a sua mania né.

Na segunda-feira foi o nosso último dia em Jannée. Seguimos rumo a Knokke Heist, norte da Bélgica, onde uma amiga da Sophie tem uma casa. Mas isso é a história pro próximo capítulo :)

5 comentários:

  1. Oi Nina,

    Por aqui a temperatura é baixa, mas o sol tem aparecido com mais frequencia aí dá aquela animada na gente.
    Tem uma moça aqui de SBS que está pensando em ir para o Canadá no próximo ano. Com que agência vc foi?? Será que ela pode ir como babá?
    bjo
    C cuida

    ResponderExcluir
  2. Ai, esses verões de Au Pair...

    Tô esperando os próximos capítulos!

    Beijocas,
    Bel.

    ResponderExcluir
  3. Poxxaaa....amei o castelo!!!
    Parece coisa de filme! Muito lindo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Saudadeees!!!
    \o/

    Nussa!
    Sábado a noite teve "churras" completo aqui em casa.. rsrsrsrs
    Que horror encher a carne com molhos e blá blá...
    Uixxx..
    Eu gosto de molhos só nas saladas, quando não são quentes, e às vezes com arroz...
    Com carne, o único acompanhamento aceitável por mim é um creme de cebola ou uma manteiga com alcaparras.. rsrssr

    Beijão!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu nem vou falar que o castelo e as outras casas devem ser um xuxu para fazer fotos e mais fotos, então pulemos. :P

    Guria, que coisa foi essa de te mandarem para a outra casa e sem água quente? Que tipo. Esses alemães são tudo louco, ainda mais se tratando das atrocidades que eles fazem com o churrasco, se é que pode-se chamar de churrasco, né?
    HAHAHAHA

    ;**** xuxu

    ResponderExcluir