domingo, 14 de novembro de 2010

Trem na Alemanha

Viajar de trem na Alemanha é ótimo né?
Depende. Se você tiver cacife pra pagar um ICE, vale MUITO a pena. A viagem é rápida, as poltronas são confortáveis, tem pessoas educadas ao seu lado, ou seja, tudo de bom.

Maaas se você for uma pobre estudante, vai fazer de tudo pra usar a sua carteirinha da Uni (dá o direito de viajar pelo estado de Nordrhein Wesfalen todo com trens lentos - RE, RB, S-Bahn- de graça) como passagem de trem ate o ultima estação na divisa do estado. Como me incluo nesse grupo, foi exatamente nisso que pensei quando programei minha viagem pra Breitenborn (no estado de Hessen). Tinha visto uma viagem com RE com 2 paradas, uma em Siegen (na divisa com Hessen, mas ainda em NRW) e outra em Gießen, bem tranquilo. O único problema seria comprar o ticket da divisa com Hessen ate Mittel-Gründau onde Sophie me buscaria. Tinha duas opções: comprar nas maquinas de ticket em Hessen ou na DeutcheBahn, onde custaria o dobro do preço (pelo menos eu achava q custaria). Claro que fui pelo mais barato ne?! Só que o primeiro problema aconteceu antes mesmo de entrar no trem. Saí de casa naquela correria costumeira mas cheguei a tempo de pegar o metro, isso se ele tivesse chegado a tempo! Cheguei na estação central dois minutos antes do trem pra Siegen sair mas fui pra plataforma errada e perdi o trem. Pacabá! A estação tava uma loucura mas consegui achar uma maquina pra ver a próxima possível viagem. Mundei o caminho e consegui embarcar meia hora depois, mas de qualquer forma a viagem já estava atrasada em uma hora. Embarquei pra Köln e de Köln pra Siegen, onde iria tentar comprar o tal ticket pra Hessen. Só que não contava que o trem poderia ter atraso e por causa disso perdi a conexão de Siegen pra Gießen. Bom, pelo menos teria tempo de resolver o problema do ticket.
Fui ate a loja da DeutcheBahn e descobri que um ticket de Siegen ate Mittel-Gründau custaria 21 euritos mas eu tinha visto esse trecho na internet por 13 se comprado nas maquinhas em Hessen. A mulher me ofereceu ir pro primeiro destino depois da divisa por 3,20 e lá comprar um ticket na máquina e de lá seguir viagem. Fiz isso e o ticket custou €13,35. Somando isso com 3,20 dá 16,65, 5 euros a menos! Enfim...

No final das contas, uma viagem que era pra ser de 5:30hs, demorou 7:30hs.

Moral da história: se você não tem outra escolha e tem que usar o RE mesmo, SEMPRE tenha pelo menos 15 minutos nas conexões. Caso o trem atrase você não vai ficar puto porque perdeu o próximo trem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário