domingo, 24 de outubro de 2010

Bibliothek

Tem tanta coisa (além das aulas) pra se aprender na Uni que a gente nem se dá conta de como isso é importante quando já se está acostumado com essa vida.

Fui fazer uma visita a biblioteca e claro que já na entrada fui parada pela bibliotecária.
Regra #1: trancar a bolsa nos armários do lado de fora da Biblioteca.
Na PUC ninguém entrava com bolsa na biblioteca, mas la tinha todo um esquema de segurança, catracas controladas pela carteirinha, armários com chaves já do lado da porta... enfim, nem me lembrei que aqui também pudesse precisar guardar a bolsa antes de entrar.

Existem várias bibliotecas na Uni Duisburg-Essen. Nos campi em Essen são três: GW/GSW (Humanas) e MNT ( Matemática e ciencias naturais) no campus que eu estudo e Medizin (Medicina) no campus da Clínica.

Pra começar a usar a biblioteca, precisei desbloquear a minha carteirinha e fazer um cadastro no sistema deles. Fui atrás de alguns livros e quando cheguei ao balcão pra fazer o empréstimo, bombardeei a bibliotecaria com perguntas.

Descobri que posso ficar 28 dias com cada livro e que, caso ele não tenha sido reservado por ninguém, posso renovar o empréstimo por mais 5 vezes online. Se eu ainda quiser ficar com o livre depois desse período, preciso fazer a sexta renovação com o livro na biblioteca (pra eles verem que ele não foi perdido).

Não existe limite de empréstimos. Achei que não tivesse entendido quando a mulher falou que poderia emprestar quanto livros eu quisesse. Sabe o que ela me falou? "É pra isso que a gente tem tantos livros!" Boa! Hehehe..

Pra agilizar a fila dos empréstimos (que é mínima) na saída da biblioteca tem uns terminais self-service onde você mesmo faz o registro dos livros que quer emprestar.

Existe um sistema de empréstimo entre as bibliotecas da Alemanha. Por exemplo, se eu quiser um livro que só tem em uma biblioteca em München, eu faço um pedido especial e em no máximo 2 dias e por uma taxa de €0.50 o livro está a minha disposição! Existe um sistema semelhante com Universidades nos Estados Unidos. Incrível, não?!

Tivemos uma aula de como fazer pesquisas no catálogo da biblioteca. existe mil e uma opções de pesquisa: e/ou/".."/... ect. Os livros mais novos tem o seu sumário cadastrado no sistema, o que lhe dá direito de pesquisar por títulos de capítulos, por exemplo.

Temos acesso a um banco de dados incrível atrás do site da Uni. Dezenas de revistas científicas estão disponíveis pra pesquisa.

Fico impressionada com o nível de organização e com a quantidade de informação disponível. Tenho certeza de que em Universidades como USP, UNICAMP, UNB também tem sistema semelhante, mas acredito que aqui as informações sejam mais acessíveis, mais fáceis de procurar e de se encontrar, o que consequentemente incentiva o estudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário