quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Universität Duisburg-Essen

Os tão esperados primeiros dias na Uni foram vazios. Mas não porque não foram bons e sim porque não tinha nada pra fazer mesmo.
Para os calouros do bacharelado, há várias apresentações de professores, excursões pela campus, festas. Já o povo do mestrado é "menos calouro" e por isso não recebe tanta atenção;

Na segunda-feira fui na recepção do Reitor aos alunos de bacharelado e mestrado no auditório principal da Uni. Ele nos deu as boas-vindas, depois foi a vez do prefeito e então foram apresentados alguns setores importantes da Uni como DCE, o clube desportivo e o centro de auxílio ao estudante (Studentenwerk, acho que é + ou - essa a tradução). Depois fomos a uma feira onde todos esses setores e mais alguns outros estavam expostos tirando as dúvidas do pessoal.

À tarde foi a vez da apresentação pela coordenadora do Mestrado em Toxicologia Ambiental (Environmental Toxicology).
Foi lá que a nossa turma se encontrou pela primeira vez: 3 chinesas, 1 chinês, 1 iraniano, 1 romena, 2 alemãs (não presentes nesse dia) e uma brasileira, eu =)
O curioso é que cada um de nós estudou uma coisa diferente no bacharelado, por isso acho que vamos aprender bastante uns com os outros.
A apresentação foi bem normal, mostrando a estrutura do curso e explicando a grade para o primeiro semestre: Microbiologia Ambiental (teoria e seminário), Geoquímica de solos e sedimentos (teoria), Bioinformática (teoria e prática), Química da água (teoria e seminário), Ciclos Biogeoquímicos (teoria), Bioquímica: estrutura e função (teoria), Absorção e Metabolismo (seminário), Aspectos da pesquisa Ambiental (teoria) e Inglês (opcional).

Nem acredito que vou aprender tanta coisa interessante em um só curso! E isso é só no primeiro semestre. Ainda tem o segundo, que também é bem teórico, depois o terceiro com 16 semanas de estágio, e pra finalizar o projeto final com duração de 6 meses. Não é o máximo?! =D
Ou seja, vocês ainda vão ler muito sobre esse assunto por aqui.

A Universidade Duisburg-Essen surgiu em 2003 da junção de duas Universidades de cidades vizinhas (Duisburg e Essen, ambas fundadas em 1973) com o objetivo de melhor administrar o dinheiro investido nestas instituições.
Conta hoje com mais de 30 mil estudantes divididos em 12 Faculdades/Departamentos, estando entre as 10 maiores universidades da Alemanha. São mais de 4.200 funcionários dentre os quais 420 são professores.
A Uni oferece desde restaurante universitário até creches para mães estudantes. Mas, na minha opinião, o melhor que a Uni oferece não está lá, mas sim nas ruas. Junto da taxa semestral (500 euros) é obrigatório o pagamento da taxa de transporte público, usando-o ou não. Essa taxa custa 145 euros e é válida por 6 meses no estado todo de Nordrhein-Westfalen! Pra vocês terem uma ideia, um ticket normal pra dentro da cidade custa €2,30. Ida e volta são €4,60. Isso em um dia em Essen. Se eu for todos os dias pra aula, vou gastar mais de 100 euros no mês!
Enfim, 145 euros por semestre pro estado todo é um ótimo negócio, tendo em vista que a maioria das pessoas que eu conheço mora aqui =)

É isso aí pessoal, a partir da próxima segunda-feira minha vida vai mudar drasticamente.
aí vem a pergunta que não quer calar: será que estou preparada?
Infelizmente não vou poder responder isso agora, só vivendo a saber.

Um comentário:

  1. hihihi.. Química da água deve ser interessante....
    rsrsrs
    (boiei geral nos temas.. rsrsrs)

    Bjo!

    ResponderExcluir