sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O longo caminho até Essen

Não foi há alguns meses mas há anos que planejo estudar na Alemanha.
Desde meus tempos de intercambista visito sites de Universidades procurando cursos interessantes na Alemanha.
Essa pesquisa continuou durante a faculdade. Em alguns momentos foi substituída por outras prioridades, mas nunca esquecida!
Havia um propósito quando aceitei vir pra Alemanha para passar um ano cuidando de crianças. O objetivo era aprender a língua alemã para que depois pudesse me candidatar a uma vaga de mestrado em uma Universidade daqui.
Estudei muito, fiz o TestDaF quatro vezes e não tirei a nota suficiente pro meu curso em nenhuma delas. Sempre ouvi dos próprios alemães que fala muito bem e muitos não entendiam o porquê de eu não conseguir passar no TestDaF. Foi então que desisti de depender de uma prova pra começar a tentar uma vaga de mestrado.

Em junho de 2010, mandei meus documentos pra 5 Universidades na Alemanha: Rostock (Bacharelado em Biotecnologia Médica), Ilmenau (Mestrado em Biotecnologia Minituarizada), Jena (Mestrado em Biotecnologia Farmaceutica), Ulm (Mestrado em Biotecnologia Farmaceutica) e Hannover (Bacharelado em Biomedicina).
Dois meses depois comecei a receber as respostas.

A primeira foi de Jena. Me escreveram um email dizendo que meus documentos tinham chegado uma semana atrasados e que eles não poderiam mandar meus documentos pra serem avaliados. !

Depois fui atrás de Rostock. Como fiz a inscrição primeiro pela internet e depois mandei os documentos pra la, poderia acompanhar o andamento do processo. Isso, claro, se eu lembrasse da senha que cadastrei. Tentei falar com a pessoa responsável pela resposta da candidatura, mas ela disse que já tinha me mandado a carta com a resposta e que não poderia me informar nada por email (na verdade, ela estava com má vontade). Esperei, esperei, esperei a tal da carta e nada. Ela chegou ontem (30.09.2010 - 6 semanas depois de ser enviada!) em Sao Bento dizendo que tinha sido aprovada e que o prazo de matrícula iria até dia 30.09, ou seja, caso quisesse fazer o curso, já teria perdido a matrícula.

A próxima a mandar notícias foi Ilmenau. Essa foi uma alegria só. Os responsáveis pelo curso me mandaram um email dizendo que tinha sido aprovada pra estudar lá e que logo estaria recebendo uma carta/documento dizendo isso! A alegria foi realmente muito grande e não sabia o que faria primeiro. Na verdade eu sabia, tinha que avisar o pessoal na Farmácia sobre o que estava acontecendo.

Alguns dias depois recebi uma carta de Ulm dizendo que meus créditos não eram suficientes ou sei lá o que e que minha média da faculdade não era suficiente pra estudar lá, o que é "quatsch", já que eu mesma fiz as contas e tinha sim a média, inclusive acima do que eles pediam. Mas enfim, não quis discutir.

De Hannover até hoje não recebi nenhuma notícia. Talvez os documentos chegaram tarde e eles desconsideraram os meus documentos.

Quando já estava programando minha ida a Ilmenau, não sei porque comecei a pesquisar sobre mais uns cursos e achei o "Environmental Toxicology", um mestrado em Toxicologia Ambiental na Universidade de Duisburg-Essen. Era um curso que seria implantado neste semestre e como tóxico sempre foi minha paixão, resolvi escrever pra lá. A Nadine me respondeu prontamente dizendo que as inscrições tinham sido prorrogadas até o dia 15.09 e resolvi mexer meus pauzinhos. Dois dias depois mandei meus documentos pra Essen e duas semanas depois já tinha uma resposta: havia sido aprovada! Mas ainda tinha um detalhe a ser resolvido. Como curso é em inglês, teria que provar meus conhecimentos na língua de acordo com o CEFR (Common European Framework of Reference). Fui atrás da tal prova no Brasil, pra poder chegar na Alemanha tranquila (caso eu passasse) e ir direto pra Essen. Achei uma escola em Curitiba que aplica a prova do TOIEC duas vezes por semana e já me programei pro próximo dia ir pra Curitiba e resolver esse detalhe. Foi então que tive a ideia de mandar meu certificado de Vancouver por email pra Nadine, mas já sem esperanças de que valesse de alguma coisa. Naquele mesmo dia, já bem tarde da noite, eis que ela me responde o email dizendo que não precisaria fazer o TOIEC. Ela havia escrevido pra Vancouver perguntando que nível que era aquele descrito no meu certificado e eles falaram que correspondia ao B2, justamente o nível exigido pelo Mestrado! Ou seja, não precisaria ir pra Curitiba no dia seguinte =)

Tudo foi se encaixando tão perfeitamente que quase não acreditei. A uma semana do embarque pra Alemanha, meus planos mudaram totalmente!



http://www.unicp.de/Universitaeten/Uni-Duisburg-Essen/209/

E agora, cá estou eu em Essen!

2 comentários:

  1. uhuuuls!

    Hei.. Mas cá entre nós, você só escolhe curso com nome difícil, hein?

    Bjussss

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina. Eu me formo este ano na faculdade e tenho interesse em continuar meus estudos na Europa. Encontrei este teu blog e gostaria de tirar uma duvida contigo. Este teu mestrado é com bolsa de estudos? As uni na Alemanha são pagas?
    Abraços,
    Cássia

    ResponderExcluir