segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Integração, o tema da vez

Discriminação, racismo e integração são temas constantemente e abertamente discutidos na Alemanha. Integração é o tema vez.
Angela Merkel disse na semana passada que não existe integração se os imigrantes não falarem alemão. resolvi contar sobre esse pronunciamento pra minha colega Irina e ela nitidamente se ofendeu com essa história, por isso quero explicar o que a Angela Merkel quis dizer.

Existem milhares de turcos que estão aqui há décadas e até hoje não falam nada, simplesmente NADA de alemão! Eles se isolam em grupos de não interagem com ninguém de fora. 80% dos turcos que vivem hoje na Alemanha chegaram aqui há pelo menos 30 anos. Apesar das taxas de migração terem diminuído consideravelmente, esses que estão aqui continuam sem aprender a língua. Há alguns anos existe uma nova lei que regula a distribuição de vistos de permanência no país. Só aquele que tiver um nível básico (B1) de conhecimento na língua consegue o tal visto.
Essa ação foi determinante para a drástica diminuição nas taxas de imigração no país.

É deles que ela falava, ou melhor, de qualquer grupo etniaco que se isole e não conviva com os alemães. Como os turcos são a maioria, eles acabam levando a culpa.
Portanto, se você está na Alemanha e ainda não sabe alemão mas está tentando aprender essa língua tão complicada, não se sinta ofendido! O importante é tentar, começar e continuar insistindo!

2 comentários:

  1. É por isso que eu sou a favor da linguagem universal: A MÚSICA.

    BJO
    Se cuida aí!
    Mãe

    ResponderExcluir
  2. Olá, deixei um convite no teu orkut e desculpe se não foi muito adequado, mas é que eu precisava de uma ajuda se não for muito incomodo. É bem rapido e sobre pós graduação na Alemanha, que é o tema da minha monografia...

    ResponderExcluir