domingo, 3 de outubro de 2010

Primeiras impressões

Depois de um longo voo e mais 3 horas de trem até Essen, fui direto pro hotel que havia reservado. E já se cara percebi que os planos de ir pra München (600km de Essen) no final de semana estavam indo por água a baixo.

No dia seguinte (quinta-feira) logo cedo, fiz meu seguro saúde, abri minha conta no banco e fui falar com a responsável pelo mestrado, mas ela não estava lá.
Já que estava na Universidade, resolvi ir atrás do meu quarto do prédio dos estudantes. Havia muita gente lá, mas como todo mundo queria falar com uma Frau Nãoseidasquantas, eu logo fui atendida. O cara me disse que não poderia me alugar o quartos antes que eu fosse lá ver como ele é. Disse que não me importava, que queria logo me mudar e pronto. Mas não teve jeito de convencer o homem. Só tinha um detalhe nessa história toda: esse setor de aluguel de quarto só funciona de segunda a quinta, das 10hrs às 13hrs. Saí de lá ao meio dia e já vi que não iria conseguir voltar a tempo de alugar o tal do quarto, já que além do tempo que perderia a caminho do prédio, também teria que esperar o povo que já estava na fila. Enfim, comecei a me conformar que teria que ficar no hotel pelo menos até segunda-feira.
Como não consigo ficar de braços cruzados, fui pra Internet pesquisar sobre aluguel de apartamentos. Lógico que seria um pouco mais caro do que no alojamento da Uni, mas também seria bem melhor.
Não poderia me limitar a Internet e resolvi ir atrás de alguma imobiliária que pudesse me ajudar. Achei uma agência que aluga aptos por algum tempo, mas o apto que eles tinha disponível no momento tinha 3 camas e custava 440 euros o mês. Deixei por isso mesmo e lembrei que tinha visto uma outra imobiliária que oferecia aptos pra estudantes. Chegando lá, a pessoa que me atendeu foi tão grossa comigo que saí de lá xingando a mal amada! Nossa, fiquei muito nervosa.. como é que ela quer que eu saiba em que parte da cidade eu quero morar e quanto eu pretendo pagar se cheguei aqui ontem? Ela tinha que me ajudar e não me dizer que assim ficava difícil achar alguma coisa pra mim. Putalamerda...

Depois de contar até 874, voltei pro hotel e continuei a pesquisa na Internet. Achei algumas coisas bem legais, mas custando o dobro do preço que pagaria no alojamento. Resolvi mandar um email pra imobiliária perguntando sobre os aptos que mais tinham me interessado, mas no momento não pude fazer nada além disso, já que o horário comercial já tinha acabado.

Na sexta-feira acordei cedo e fui pra Uni conhecer a Nadine (coordenadora do curso) com quem me correspondi e que me ajudou com a papelada e a admissão do Mestrado. Também tentei fazer a minha matrícula, mas não deu boa.
Ahhh, aproveitando o espaço, gostaria de demonstrar a minha enorme insatisfação com os horários de funcionamento dos órgãos públicos e também alguns privados. Será que alguém poderia me esclarecer por que cargas d'água se trabalha tão pouco e em horários tão distintos???
Eis que fui toda feliz até a Universidade ( ...pela segunda vez! A primeira foi pra resolver o pepino do alojamento.) e dou de cara com uma placa dizendo: Frau Kaller, Segunda-feira, 13-15hrs; quarta-feira, 9-12hrs. Onde ela está no resto dos dias/horários que não se encontra na sala, que (by the way) tem o nome dela gravado na porta? Alguém tem uma explicação lógica pra me dar?? Não, ninguém tem... nem os alemães sabem explicar!

Já que também não poderia resolver isso naquele dia, voltei pro hotel e dei de cara com um email da imobiliária pra qual eu havia escrito. Resolvi ligar direto pra lá e a pessoa foi tal legal, mais tal legal que resolvi que alugaria alguma coisa dela, hehehe. Ela me explicou que o apto que eu queria lugar era numa região não muito boa pra uma jovem morar e que ela ficaria feliz em me oferecer outras opções. Aí eu penso: isso sim que é atendimento! Ela me ofereceu um quarto em que eu teria que dividir a cozinha e o banheiro com mais 3 pessoas. Nesse prédio geralmente não tem estudantes, só um pessoal que está trabalhando e tal. Pensei que seria uma boa e pedi pra ela me mandar os detalhes do quarto. Gostei bastante, mas claro que tinha algum empecilho... eles só trabalham até às 15hrs na sexta-feira (ahhh, vá dizê que não tenho razão em reclamar!)! Além disso, o apto só estaria vago a partir do dia 15 de outubro, ou seja, não poderia ficar no hotel até lá, ?
Fiquei de passar lá na segunda pra resolver os detalhes do processo.
Enquanto isso, tratei de ver se não encontrava uma casa de família, onde pudesse ficar por essas duas semanas. Além de ser mais barato, poderia tirar as minhas dúvidas sobre a cidade e tal.
Achei um site que oferecia esse tipo de serviço e fiz contato com uma família de Essen e combinamos que eu iria pra lá no outro dia e ficaria as próximas duas semanas por lá.

Então no sábado, eles me falaram que não estaria em casa pela manhã, mas que eu poderia ir pra lá à tarde. Peguei um táxi do hotel até lá, toquei a campainha e logo vi que tinha alguma coisa errada. O cara mal tinha aberto a porta e já tava sentindo um fedor horrível vindo de lá de dentro. Mas logo vi o cachorro sair correndo e acreditei que esse seria o problema. Coloquei minhas coisas no quarto e pedi pra usar o banheiro. Gente, aquilo parecia que não havia sido limpado há semanas! Tinha um bolo de roupas (sei lá se sujas ou limpas) transbordando em cima de uma mesa no meio do corredor e quando cheguei no meu "futuro" quarto, vi que tinha pêlos de cachorro/gato em cima da cama toda! Comecei a ficar nervosa e fui atrás de alguém. No quarto ao lado tinha uma mulher pintando as paredes. Eu já fui avisando que ali eu não ficaria. Ela me disse que não morava ali mas que se fosse eu, também não ficaria. Peguei as minhas coisas, coloquei tudo pra fora da casa e chamei um outro táxi. Simplesmente falei pro cara que estava indo embora e bati a porta. Sorte que tinha o hotel pra voltar. Chorei o caminho todo de volta e a primeira coisa que fiz quando entrei no quarto foi tomar um banho. Só de lembrar daquele lugar tinha vontade de vomitar. Já vi muitos programas na TV de mães que trocam de casa e quando chegam na nova casa se deparam com coisas muito parecidas com as que eu vi naquele lugar. Eu, na minha inocência, achava que lugares assim eram difíceis de se encontrar. Quem que assa alguma coisa num forno ou que coloca alguma coisa numa geladeira que parece que nunca foi limpo?

Tudo o que eu queria naquele momento era estar em casa, na minha cama, em meio ao conhecido. As vezes eu me pergunto por que eu larguei tudo o que era bom, aconchegante pra vir pra cá, onde nada dá certo? Será que gosto de me ferrar? Mas aí paro pra pensar que não posso de jeito nenhum reclamar de qualquer coisa. Eu ESTOU na Alemanha e isso foi tudo o que eu sempre quis. Além disso não preciso ficar na rua, tenho onde dormir, o que comer.
Lógico que isso tudo é passageiro e que logo vou as coisas vão se ajeitar por aqui, mas pra que demorar tanto? Hehehe...

Depois dessa experiência, só saio desse hotel pra ir pro meu canto. Não quero saber de albergue nem de alojamento. Preciso do meu (só meu!) banheiro. Lugar simples é uma coisa, lugar sujo é outra bem diferente!

Eu tirei o domingo pra dormir, caminhar pela cidade e aproveitar o solzão que está brilhando.
Amanhã começam as atividades na Uni e louca pra ocupar a minha cabeça com coisas legais e encontrar pessoas novas e interessadas!

Vamos pra frente, sempre!

2 comentários:

  1. Ai ai Nina.... kkkkk desculpa, mas parece uma comédia daquelas campeã de bilheteria. bjo

    ResponderExcluir
  2. hahahaha, guriaaaa.. quanto perrengue neh?? Casa com cheiro ruimmm.. uiii... sai pra la!
    Logo logo tudo se encaixa! Bjuca

    ResponderExcluir