domingo, 3 de outubro de 2010

Reunificação alemã - 20 anos

Há quase um ano que tenho vontade de escrever sobre esse assunto, desde que se comemorou 20 anos da queda do Muro de Berlim.
E para entendermos melhor como que tudo acabou, tenho que contar como tudo começou.



Acredito que todos lembram do final da II Guerra Mundial quando a Alemanha foi dividida em República Democrática Alemã (RDA) - Alemanha Oriental (socialista) e República Federal da Alemanha (RFA) - Alemanha Ocidental (capitalista).
Nessa época houve um grande crescimento econômico na Alemanha Ocidental e, consequentemente, um intenso deslocamento de alemães orientais para o oeste. Cerca de 3,5 milhões de pessoas conseguiram a façanha de passar do leste para o oeste. Porém, isso não duraria por muito tempo.

Algumas semanas antes da construção do Muro de Berlim, Walter Ulbricht, líder da RDA na época, respondeu assim à pergunta de uma jornalista da Alemanha Ocidental: (1)

" Vou interpretar a sua pergunta da maneira que na Alemanha Ocidental existem pessoas que desejam que nós mobilizemos os trabalhadores da capital da RDA para construir um muro. Eu não sei nada sobre tais planos, sei que os trabalhadores na capital estão ocupados principalmente com a construção de apartamentos e que suas capacidades são inteiramente utilizadas. Ninguém tem a intenção de construir um muro! " (1)


Na madrugada de 13.08.1961, as forças armadas bloquearam as conexões de trânsito a Berlim Ocidental. As forças soviéticas, armadas até os dentes, nos pontos fronteiriços apontavam para os setores ocidentais. Assim o Muro de Berlim começa a ser erguido com arame farpado e concreto (1). Dez dias depois foi proibida a entrada de berlinenses ocidentais em Berlim Oriental que só depois de mais de dois anos puderam visitar os familiares que haviam ficado do outro lado do muro. Fazia parte do Muro 155km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Além do Muro de Berlim, entre as duas Alemanhas havia também um "muro de minas".

Com o passar dos anos a RDA foi se fortificando e em 1987, enquanto a RFA tinha um PIB de 1,8%, o PIB da DRA encontrava-se em 4%! Além do notável desenvolvimento econômico, muito foi investido em educação e cultura (cinema, teatro, música, literatura,..), áreas referidas como de alto nível até os dias de hoje. Artistas eram constantemente perseguidos, investigados, torturados e presos por pelo Stasi, organização de censura da RDA. "Das Leben der Anderen" ( A vida dos outros, 2006) é um filme que mostra um pouco desses acontecimentos.

Em um discurso no Portão de Brandemburgo em comemoração ao 750º aniversário de Berlim em12 de junho de 1987, Ronald Reagan desafiou Mikhail Gorbachev, então Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética, para derrubar o muro como um símbolo de crescente liberdade no Bloco Leste: (1)

"Damos as boas-vindas à mudança e à abertura, pois acreditamos que a liberdade e segurança caminham juntos, que o progresso da liberdade humana só pode reforçar a causa da paz no mundo. Há um sinal de que os soviéticos podem fazer que seria inconfundível, que faria avançar dramaticamente a causa da liberdade e da paz. Secretário Geral Gorbachev, se você procura a paz, se você procura prosperidade para a União Soviética e a Europa Oriental, se você procurar a liberalização, venha aqui para este portão. Sr. Gorbachev, abra o portão. Sr. Gorbachev, derrube esse muro!" (1)

Durante meses, milhares de cidadãos da Alemanha Oriental vinham realizando passeatas e exigindo com veemência reformas políticas. As "manifestações de segunda-feira", em especial, pelas ruas de Leipzig, já tinham se tornado famosas. (2)

Os manifestantes gritavam: "Nós somos o povo!" e "Gorbil! Gorbil!", referindo-se ao secretário-geral do partido comunista russo, Mikhail Gorbatchev (1931). Desde 1985, ele vinha realizando reformas na União Soviética, numa nova política que os habitantes da RDA também desejavam para si. Porém, por total falta de espírito reformista, o governo de Erich Honecker (1912-1994) bloqueara as mudanças, precipitando, assim, seu próprio fim. (2)

Em 18 de outubro de 1989, Honecker fora substituído por Egon Kreuz (1937) no cargo de secretário-geral do partido e presidente do Conselho de Estado. Porém, nem isso pôde conter a derrocada do governo comunista da RDA. (2)

Em 4 de novembro, cerca de meio milhão de pessoas haviam se reunido na praça Alexanderplatz, em Berlim Oriental, para protestar em prol de uma reforma do Estado. A partir dessa poderosa manifestação ficou claro que o novo governo não contava com a confiança popular. (2)

Cinco dias mais tarde era aberto o Muro. Ao mesmo tempo, tornavam-se cada vez mais fortes as exigências de que se fundissem os dois Estados da Alemanha. (2)

O impulso decisivo para a queda do muro foi um mal-entendido entre o governo da RDA. Na tarde do dia 09.11.1989 houve uma conferência de imprensa, transmitida ao vivo na televisão alemã-oriental. Günter Schabowski, porta-voz do governo da então Alemanha Oriental, anunciou uma decisão do conselho dos ministros de abolir imediatamente e completamente as restrições de viagens ao Oeste. Devido a um mal-entendido, respondeu à pergunta de um jornalista italiano, a respeito do momento em que a lei entraria em vigor, com uma frase que se tornou famosa: "Pelo que sei, ela entra... já, imediatamente". Esta decisão deveria ser publicada somente no dia seguinte, para anteriormente informar todas as agências governamentais. (1)(2)

Como a entrevista era transmitida ao vivo e acompanhada tanto na Alemanha Ocidental como na Oriental, esse lapso de comunicação teve consequências abrangentes para a política mundial.

Pouco depois deste anúncio houve notícias sobre a abertura do Muro na rádio e televisão ocidental. Milhares de pessoas marcharam aos postos fronteiriços e pediram a abertura da fronteira. Nesta altura, nem as unidades militares, nem as unidades de controle de passaportes haviam sido instruídas. Por causa da força da multidão, e porque os guardas da fronteira não sabiam o que fazer, a fronteira abriu-se no posto de Bornholmerstraße, às 23 h, mais tarde em outras partes do centro de Berlim, e na fronteira ocidental. Muitas pessoas viram a abertura da fronteira na televisão e pouco depois marcharam à fronteira. (1)


Os cidadãos da RDA foram recebidos com grande euforia em Berlim Ocidental. Muitas boates perto do Muro espontaneamente serviram cerveja gratuita, houve uma grande celebração na Rua Kurfürstendamm, e pessoas que nunca se tinham visto antes cumprimentavam-se. Cidadãos de Berlim Ocidental subiram o muro e passaram pelo Portal de Brandemburgo, que até então não eram acessíveis aos ocidentais. O Parlamento interrompeu as discussões sobre o orçamento, e os deputados espontaneamente cantaram o hino nacional da Alemanha. (1)


A reunificação da Alemanha (Deutsche Wiedervereinigung, em alemão) ocorreu lentamente e foi muito discutida. A partir do momento que o Muro de Berlim veio a baixo todos sabiam que, cedo ou tarde a reunificação oficial do país viria a acontecer.

Menos de um ano depois da queda do Muro de Berlim, no dia 3 de outubro de 1990, a Alemanha estava reunificada, depois de 41 anos de separação. Com o fim da República Democrática Alemã (RDA), o comunismo praticamente desaparecia da Europa. O conflito entre Ocidente e Oriente, marcado pela Guerra Fria e tão determinante para a história do continente, chegava ao fim no 9 de novembro de 1989. (3)


Vídeos:

ZDF Die Mauer ist offen

Nov. 9, 1989: The Berlin Wall Falls

Nov. 10, 1989: Celebration at the Berlin Wall


Fontes:
(1) http://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_de_Berlim
(2) http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4474275,00.html
(3) http://www.dw-world.de/dw/article/0,,3775971,00.html
http://de.wikipedia.org/w/index.php?title=Datei:Innerdeutsche_Grenze_beim_Grenzmuseum_Schifflersgrund_-_Flucht_v._Heinz-Josef_Gro%C3%9Fe.jpg&filetimestamp=20081025214608
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alemanha_Oriental
http://oglobo.globo.com/mundo/murodeberlim/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Berlinermauer.jpg


5 comentários:

  1. Amo essa parte da história da Alemanha!!! Adoro ler sobre isso! Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Eu também adoro esse assunto!
    Qualquer hora quero fazer um post só sobre a RDA.

    Obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  3. Agora que eu vi quem era o Eurotour2010, hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Nina também é cultura! :p

    ResponderExcluir
  5. achei bom o texto,mas faltou conteúdo sobre a reunificação alemã.

    ResponderExcluir